Sistemas de pressurização e bombas de água em residências

Quem não gosta de tomar aquele banho gostoso quando chega do trabalho? Com a água caindo de forma uniforme e forte no ponto exato? Mas você sabe o que está por traz disso? O sistema de pressurização, e é sobre ele que falaremos nesse artigo.

Esse sistema tem a função de garantir que a pressão da água seja correta nos pontos de consumo, tanto residenciais quanto industriais.

Ele é composto por um rotor em conjunto com um motor elétrico, que têm o objetivo de fornecer mais pressão, impulsionando a água para a saída.

Normalmente, a força da pressão é definida antes mesmo do sistema ser instalado. O nome do conjunto que atua para a definição dessa pressão é pressurizador grundfos. Assim, dependendo do tamanho da tubulação ou do tipo de pressão que se quer utilizar, o aparelho é de um jeito ou de outro.

Algumas vantagens que falaremos neste artigo são:

  • Água com qualidade;
  • Garantia de abastecimento;
  • Melhoria na produção industrial;
  • Fácil instalação.

A instalação

Para que esse sistema funcione de forma correta, não basta que sua engenharia seja de qualidade. É preciso, também, que o profissional que irá instalá-lo tenha conhecimento e experiência o suficiente.

Isso evitará erros e danos futuros. Não que a instalação seja complexa, mas para a segurança do próprio estabelecimento, o ideal é contratar pessoas que entendem do assunto.

Normalmente, o pressurizador é instalado em locais antigos, que não contenham caixa d’água superior. Ou, algumas vezes, pode ser até que haja um reservatório elevado, mas as tubulações são velhas e deterioradas. Assim, a pressão da água é pouca, não sendo o suficiente para sua boa utilização.

Inclusive, algumas pessoas se perguntam se a eletricidade pode interferir no desempenho do sistema de pressurização. Mas a resposta é não. Por exemplo, o chuveiro é como um aquecedor eletrico, mas que pode muito bem se aproveitar dos benefícios do pressurizador.

Pressurização na indústria

Porém, como dissemos, esse sistema não é utilizado apenas em residências. Na verdade, ele é fundamental em ambientes industriais, dependendo da função da indústria e da forma como foi construída.

Isso porque, muitas vezes, o processo produtivo necessita da água para se completar. Dessa forma, para que a água chegue com eficiência e pressão, é necessário fazer a instalação do pressurizador.

Isso sem contar que na indústria as pessoas também necessitam de água para o consumo nas pias, nos banheiros e nos bebedouros.

Quando comparamos a quantidade de uso de uma indústria com uma residência, chegamos à conclusão do quanto é necessário que o sistema hídrico seja de qualidade.

Além disso, a necessidade de força da água é muito maior nas indústrias, pela grande quantidade de fluxo. Assim, o pressurizador precisa ser grande e bem instalado. Outra questão é que, muitas vezes, as indústrias são grandes e necessitam de pressurizadores instalados em mais de um ponto.

Assim, o abastecimento de água é garantido por meio do sistema de pressurização, evitando qualquer tipo de prejuízo. É claro que em todos os casos, é preciso ter uma bomba d água para emergências. Sua função é transferir água de um local para outro, evitando sua falta.

Estação elevatória de esgoto

Outro local onde o sistema pode ser instalado, para realizar o bombeamento da água, é na estação elevatória de esgoto compacta.

Ela é feita em materiais sintéticos e funcionam com até duas bombas. Além disso, ela permite a fácil passagem de sólidos, o que evita entupimentos e problemas consequentes disso.

Por ser compacta, a estação é facilmente instalada, manuseada e transportada, quando necessário. Normalmente, ela contém os seguintes elementos:

  • Bomba submersível,
  • Válvula de retenção;
  • Corrente de elevação;
  • Saída de cabos;
  • Peneira;
  • Interruptores de nível;
  • Pressurizador;
  • Registro de gaveta;
  • Guia para peneira;
  • Tubulações de entrada e saída;
  • Tampa antiderrapante;
  • Chaves-boia.

Para finalizar

Como percebemos, o pressurizador de água é fundamental em diversos ambientes. Sem ele, muitos locais não teriam a água com a pressão necessária e com qualidade que conhecemos.

Por conta disso, é preciso que ele seja instalado corretamente. Além disso, é importante que haja manutenção tanto dele quanto das tubulações hidráulicas.

Essa manutenção é o que evitará problemas futuros e maiores gastos. Assim, tanto residências quanto ambientes industriais poderão contar com água de qualidade. Até porque, sem ela, não conseguimos nem viver e nem produzir.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *