serviços e equipamentos de segurança para decks e cais flutuante

Muitas são as alternativas para os lugares que possuem rios, lagos e mares, e que precisam de um suporte para realizar alguns procedimentos. Porém, as que mais vem chamando a atenção por sua utilidade é o deck flutuante preço e também a construção de cais.

De maneira geral os decks são superfícies, sendo essas superfícies planas e também vazadas, que podem ser encontradas em diversos materiais, sendo o principal material encontrado a madeira.

Elas ajudam na passagem de pessoas que moram em locais perto de rios, lagos e também como elemento decorativo em parques aquáticos.

O cais flutuante e o deck flutuantes são estruturas que são pensadas para serem colocadas sobre as águas, para permitir que andem até as margens aquáticas.

Os decks e cais podem ser fabricados em diversos tipos de materiais, e podem ser aplicados em diversos contextos.

E por ser aplicados em diversos contextos os decks e os cais são feitos com materiais de grande durabilidade e que possuam uma alta capacidade de flutuação, mesmo que esteja carregando cargas muitas pesadas.

O deck flutuante e aplicações

Quase sempre o lugar que tem um deck possui alguns sistemas de segurança como alarme, pois, pode acontecer da pessoa cair do guarda corpo do deck na água. Dependendo de onde o deck fica instalado a pessoa corre o risco de se afogar.

Dessa maneira, além de alarmes, os decks apelam para guarda-corpos rígidos que impeçam que as pessoas, por descuido venham cair.

Em alguns casos muito extremos é realizada a instalação de cerca elétrica, mas isso não representa a maioria das aplicações.

Um deck flutuante, no geral, é feito de madeira, e usado como uma forma de enriquecer pontos turísticos, além de dar um toque de requinte a restaurantes e pesqueiros. Pode também ser usado para facilitar acessos aos mais diferentes tipos de embarcações.

Para que o deck seja feito com qualidade é preciso:

  • Uma equipe de projeto;
  • Experiência;
  • Materiais de qualidade;
  • Planejamento.

Assim é possível construir um lugar bem seguro. O material que será usado é de suma importância, pois é ele que garantirá boa parte da segurança do local.

Além de evitar que equipamentos caiam na água, como é o caso de restaurantes que ficam a beira do mar.

Em decks para embarcações o material tem de ser rígido e durável porque os chamados atracadouros e ancoradouros estão sobre severas intempéries climáticas, podendo afetar as estruturas.

Assim, os materiais para a construção dos decks precisam ter propriedades, por exemplo, anticorrosão com acabamento especial, feito de materiais de qualidade para o projeto.

Além do deck de madeira é possível encontrar uma estrutura parecida, chamada de cais, que citamos já nesse texto, porém, possui algumas diferenças.

Cais flutuante

O cais flutuante é um pouco diferente do deck, principalmente quando falamos de materiais, enquanto o primeiro é feito com madeira quase que exclusivamente, o cais é feito com um material chamado polietileno.

O polietileno é um material bastante robusto, e tem grande resistência a altas temperaturas e da umidade, permitindo que seja instalado sem que haja possíveis danos ou então contaminação da área onde é implantado.

Ele geralmente é posto de forma rápida e bem eficiente, pois é comprado em estruturas modulares. Assim, é muito mais fácil fazer o controle da sua extensão. Por ser feito de maneira modular, sua montagem é bastante facilitada.

Além de ser encontrado feito por polietileno, uma estrutura que vem sendo pensada para os cais flutuantes é o concreto pré-moldado, sendo este concreto aditivado. Assim, esse material garante que haja uma inércia maior do que em outros tipos de piers. E são excelentes para serem usados como quebra mar e quebra de corrente.

Esse tipo de cais pré-moldado de concreto para garantir a segurança, tem os pisos nivelados e também possuem elementos antiderrapantes, e as pontas que existirem são removidas, tudo para que o local seja bastante protegido.

O cais flutuante feito de concreto pré-moldado também permite que sejam feitas instalações hidráulicas, elétricas para estruturas tanto de iluminação como de locomoção. Há também a possibilidade de revestir esse cais com madeira ou outro revestimento.

Vimos então que o cais ou deck flutuante tem bastante utilidade, seja para ajudar na carga e descarga de navios, seja para deixar o ambiente mais agradável.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *