Saiba quais são os processos de manutenção industrial

A indústria é um seguimento bem extenso que tem grandes impactos nas dinâmicas da sociedade. Sendo responsável por alterações de padrões, processos, comportamentos e até mesmo necessidades.

Além disso, essa área é também a responsável por proporcionar mais:

  • Conforto;
  • Comodidade;
  • Segurança;
  • Otimização de processos;
  • Otimização do tempo.

Assim, a indústria e seus produtos e serviços estão presentes desde processos mais simples aos mais complexos e cotidianos como o preparo de refeições que atualmente é completamente industrializado, ao transporte e trabalho, ou seja, da produção ao consumo a indústria está presente e atua nos principais pilares da sociedade.

Para que seu funcionamento seja constante, em potência máxima e com eficiência é necessário ter um vasto planejamento e sistema de manutenção, composto em todos os níveis e graus de complexidade para que haja sempre segurança maximizada e alta qualidade dos produtos e processos que são desenvolvidos para a sua realização.

Processos de manutenção elétrica

Sendo uma das principais manutenções a manutenção elétrica industrial é primordial, pois a corrente elétrica funciona como a fonte de vida e energia dentro desses locais.

Responsável por armazenar e distribuir toda a energia elétrica utilizada nas industrias o projeto elétrico industrial de uma organização precisa ser conduzidos por profissionais que possuam as habilidades técnicas necessárias, bem como os responsáveis pelo planejamento e execução da manutenção.

Sem eletricidade a automação e inteligencia característica da industria atual não ocorre e, consequentemente o seu funcionamento também não.

Assim é um dos processo vitais e que por ser complexo e necessário há muitas empresas que se especializam em fornecer esse tipo de serviços as empresas no modelo de terceirização que vem sendo muito adotado pelas gestões empresariais atuais.

Manutenção do Maquinário

Além da manutenção elétrica que é essencial como já exposto acima, há também a manutenção de maquinas que precisa ocorrer periodicamente para evitar paralisações indesejadas nas linhas de produção bem como acidentes e afastamento de funcionários.

Assim as máquinas precisam ser inspecionadas de acordo com seu grau de utilização e segurança que ela demanda, a exemplo das caldeiras que mesmo que não sejam acionadas com frequência precisam sempre ser inspecionadas antes de serem utilizadas, pois apresentam um risco alto a integridade de todos os colaboradores e comunidade ao seu entorno.

Processos de manutenção preventiva

Além das áreas que a manutenção precisa estar presente há também tipos de manutenção com graus de profundidade, analises e periodicidades diversas que precisam estar no cronograma de manutenção dentro das empresas.

Uma delas é a manutenção preventiva que tem como objetivo principal identificar falhas e maus funcionamento das peças antes mesmo deles ocorrem. Isso é verificado por meio de análise das peças seu tempo de utilização, vida útil e desgaste apresentado.

Realizando esses procedimentos é possível evitar a manutenção corretiva que é o modelo mais tradicional e conhecido quando o tema da manutenção é trabalhado, ou seja, é a manutenção que ocorre após as falhas e danos ocorrerem.

Por isso, a sua periodicidade não pode ser prevista e nem a sua realização, apenas pode ser evitada ao máximo por meio da aplicação de outros processos de manutenção.

Dentro do projeto de manutenção é necessário incluir todos os equipamentos que são necessários para alcançar resultados precisos e de segurança, como o termo anemômetro que serve para medir e ventos e substancias gasosas.

A manutenção está diretamente ligada aos processos e procedimentos de segurança dentro das empresas, assim alguns processos inclusive os de manutenção são obrigatórios e exigidos por lei.

Por isso, é necessário que a indústria esteja sempre atualizada quanto as normas e padrões que regem as atividades da empresa.

Uma delas é a NR 12 que dispõem a respeito dos dispositivos e procedimentos que precisam ser seguidos, por ser uma das regras mais extensas e complexas dentro dessa área é necessário realizar um treinamento de NR 12 para que nada passe sem ser percebido ou realizado.

O objetivo maior é estabelecer um ambiente seguro e salubre a todos, que para as empresas reflete em funcionários mais pertencentes a empresa e também mais produtivos.

Atendo a todas as normas e padrões que estão estabelecidos por lei é possível desenvolver um ambiente que consiste em uma montagem industrial segura com alta qualidade e valorização por parte de todos os públicos que são atingidos no processo.

redator Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *