Saiba quais são as principais aplicações do metal no cotidiano

O metal é um elemento que foi descoberto na época da pré-história, o primeiro tipo descoberto foi o cobre no oriente médio e até os dias atuais é muito utilizado.

Ao encontrar esse elemento na natureza – e depois outros tipos de metais -, foi possível melhorar a ferramentas de caça e luta bem como ser utilizado para a fabricação da roda.

Atualmente o metal faz parte do cotidianos de todas as pessoas. Nas residencias ele se faz presente nas panelas, talheres, objetos decorativos e armários e demais estruturas metálicas. Muito utilizado também nos meios de transporte tanto térreos, como aéreos aos náuticos.

Como principais características do metal podemos citar:

  • Condutor de eletricidade;
  • Condutor de calor;
  • Brilho metálico;
  • Opacidade.

Ao ser aquecido, é possível moldá-lo de várias maneiras desde tubos e conexões até fios e chapas.

Na natureza é possível encontrar esse elemento misturado nas rochas e solos, conhecidos por minérios.

Além disso é possível encontrar diferentes tipos de metais na natureza, ao todo são 68, sendo que os quatro mais conhecidos e utilizados atualmente são:

  • Ferro;
  • Aço;
  • Alumínio;
  • cobre.

Estruturas metálicas

Além das características citadas acima, o metal ainda é resistente e durável, por isso é utilizado em muitas situações nas industrias alimentícias, automobilísticas e de construção civil.

Nessa ultima área a utilização do metal tem sido recorrente e tem aumentado muito nos últimos anos. Isso ocorre por dois motivos: o primeiro é a qualidade que imprime no trabalho, enquanto o segundo é o preço que passou a ser mais viável.

As estruturas metálicas são formadas essencialmente por aço e podem ser utilizadas para a composição de pilares, vigas, treliças de telhados, pergolados, entre outros.

Essas estruturas também servem como cobertura metalica, presente em diversos projetos.

Essas estruturas, por sua vez, são utilizadas para construção de telhados e fornece mais agilidade e praticidade ao projeto, pois por vezes são estruturas pré-prontas e são fáceis de manusear .

Tanto na cobertura como em outros processos, o uso do metal traz algumas vantagens tanto durante a construção como depois, para o empreendimento construído.

Uma das principais vantagens é o tempo de vida útil do material que é bem extenso. Outra vantagem das conexões metálicas é que são produzidas por um material sustentável. Ou seja, ele é 100% reciclável.

Assim, após não ter mais utilidade, é possível reciclá-lo e reutilizar em novos projetos e objetos.

Por fim, ele gera economia na obra. Assim, por intermédio das estruturas metálicas, é possível imprimir ao projeto muita personalidade, qualidade e praticidade.

Diante de tantos benefícios, é viável encontrar na fábrica de estruturas metálicas uma grande variedade de modelos, formatos, tamanhos e características dos metais utilizados.

Por isso, ao realizar o projeto e optar por essa estrutura é necessário executar uma vasta pesquisa para assegurar a qualidade e credibilidade do fornecedor tanto no que se refere a qualidade, quanto no que se refere a entrega do material no prazo estabelecido.

Isso porque essas são informações e detalhes que impactarão diretamente no projeto e seu resultado final.

Outras aplicabilidades

Não é apenas na construção civil que o metal fez e faz a diferença. Afinal, eles também podem ser utilizados na elaboração de objetos que são compostos pela junção dos metais ou ligação metalica.

Isso significa que são materiais com características metálicas que são misturados e fundidos para a formação de um objeto.

Essas ligas podem ainda ser homogêneas, heterogêneas ou compostos intermetálicos. Alguns exemplos dessas ligas são o bronze utilizado na confecção de medalhas, moedas, sinos e estatuas.

No mesmo cenário, pode-se ainda destacar a amálgama – que é utilizada em obturações dentárias – e o latão, que pode ser utilizado em torneiras, tubos e instrumentos de sopro.

Ainda há no mercado as juntas metálicas que são utilizadas como juntas de vedação que, como o próprio nome sugere, tem como função evitar o vazamento entre as emendas da superfície.

Elas são aplicadas no ramo da mineração, siderúrgicas, fábricas de cimento, refinarias, instalações para pinturas, metalúrgicas e diversas outras áreas que precisam desse tipo de serviço.

A escolha do metal para realização dessa vedação ocorre por serem resistentes a altas temperaturas, possuírem resistência mecânica, entre outras características.

Dessa forma, mesmo com o passar do tempo e desenvolvimentos sociais, políticos, econômicos e tecnológicos, o metal continua sendo um elemento importante para a sociedade.

Isso porque, por meio dele, é possível realizar diversas atividade de forma mais dinâmica e simplificada.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *