Saiba como ter um ambiente bem ventilado com exaustores

Com a aproximação do fim do ano, o verão começa a assombrar todo mundo. Seja através da preocupação com o corpo, seja por meio da procura por ventiladores mais potentes ou exaustores.

Com o inverno ameno que se passou, é de se esperar um calor ainda mais quente que o do ano passado. Tanto no local de trabalho, quanto em casa, um ambiente fresco e arejado é essencial para ter uma boa qualidade de vida.

Mas se o ventilador não dá conta, e a briga pelo ar condicionado é eterna, o que fazer para ventilar o ambiente? Existe uma opção que por muitas vezes é esquecida; o exaustor.

Exaustor é na verdade, um nome genérico que se dá para sistemas de ventilação industrial. Geralmente usado por industrias de automóveis, química e mineira, eles são mais que necessários para permitir que seja possível trabalhar nestes locais.

O exaustor é capaz de substituir o ar quente pelo frio, puxando o ar quente do ambiente para fora e puxando o ar de fora para dentro. Mas eles não servem só para dissipar o calor do ambiente. Eles são utilizados pela indústria principalmente pela capacidade de eliminar impurezas do ar, como é o caso das substâncias tóxicas.

A forma de distribuir o ar também é diferente no exaustor; enquanto o ventilador concentra a corrente de ar em uma só direção, o exaustor distribui o ar pelo ambiente de uma forma mais uniforme.  E falando sobre ventilação industrial, o exaustor tem mais de uma função: eliminação de impurezas e controle da qualidade do ar.

Existem diferentes tipos de exaustores e cada um atende um tipo diferente de indústria ou residência. Sim, residências também podem utilizar, principalmente em lugares de pouca ventilação como o banheiro ou de ar viciado, como a cozinha.

Por isso, na hora de escolher, pode ser complicado sem antes pesquisar um pouco, pois cada tipo de poluente (gás, poeira, fumo de solda e etc.,) tem o seu sistema ideal de exaustão, que podem ser composto por; ventiladores, tubulações, coifas e captadores para exaustão.

Além disso, para atender com eficiência os sistemas de ventilação industrial da sua empresa, se for o caso, é necessário analisar se o exaustor será concentrado para ventilar apenas pontos específicos ou todo o ambiente. Aliás, há modelos de exaustores menores e de fácil mobilidade que possuem até reguladores.

Para você acertar na compra do seu exaustor:

  • Pesquise os modelos disponíveis no mercado;
  • Entenda as suas necessidades;
  • Preste atenção no clima externo do local;
  • Atente-se ao espaço onde ele será instalado;
  • Faça um planejamento;
  • Não desconsidere a compra de um ventilador, pois possuem funções diferentes.

Exaustores de teto

Há dois tipos de exaustores de teto: o eólico e o axial. O fato de eles estarem posicionados no teto, é essencial para uma boa troca de ar, facilitando a captura do ar quente do ambiente pelo aparelho. Nesse caso, o ar é descartado através de duto.

Para saber qual é o exaustor de teto ideal para você, existe uma tabela da ABNT que informa a quantidade de trocas de ar ideais para cada atividade industrial. Cuidar para uma ventilação correta na indústria é extremamente necessário para manter os usuários em um ambiente confortável.

Exaustores eolicos

O exaustor eolico, também chamado de aerador eólico, é um tipo de exaustor eficiente na remoção de ar viciado, como; maus cheiros, industrias, ambientes fechados e fumos.  Esses aparelhos podem apresentar motor ou utilizarem o vento natural.

Devido a insolação das telhas que não filtram o calor do sol em dias quentes, alguns galpões industriais sofrem muito com o aumento de temperatura interna do ambiente, sendo necessário a instalação de um exaustor de teto industrial.

As vantagens desse tipo de exaustor são; baixo investimento, de fácil instalação e adaptável para qualquer tipo de telhado, dispensando reformas ou quaisquer modificações, não faz uso de energia elétrica, não emite ruídos ou vibrações, o custo de manutenção é baixo e não agride o meio ambiente. Além de tudo isso, o exaustor eolico não possui risco de incêndio por não ter super aquecer.

Há também uma versão residencial deste aparelho; o exaustor eolico pequeno ou exaustor translucido. Além de melhorar a circulação do ar, ele também possui a função de clarear o ambiente, sendo que sua iluminação é comparada a uma lâmpada de 300 watts

Exaustores centrífugos

Exaustores centrífugos são utilizados em locais que têm uma grande incidência de gases tóxicos, normalmente em grandes indústrias. Esses aparelhos possuem exaustão de alta pressão, perfeito para esses casos.

redator Autor

Comentários

    Manuela Silva

    (13 de dezembro de 2018 - 19:22)

    Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Muito obrigado
    Manuela Silva

    Pedro Miguel

    (3 de janeiro de 2019 - 13:51)

    Olá,
    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Gostei muito do seu Post.
    Obrigado
    Pedro Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *