Qual o processo de fabricação das chapas?

Dois dos itens mais populares na indústria brasileira são, com certeza, a fabricação do ferro e o aço, utilizados como matéria-prima na produção de diversos produtos presentes no nosso cotidiano.

Calhas, portas, mesas, telhas e peças automobilísticas são apenas alguns dos exemplos, pois a lista vai longe.

Mas você sabe como são os processos de fabricação e preparação desses materiais para o uso na vida cotidiana e também na indústria? Neste artigo, saiba mais sobre as etapas de fabricação desses produtos.

Chapa de ferro: uso e produção

Para fabricar uma série de produtos que exigem material de alta resistência e durabilidade, a indústria opta pelo uso de Chapa de ferro.

Muitas vezes, para garantir que a chapa possua uma vida útil ainda mais longa, as fábricas a revestem com uma camada de zinco, tornando-a galvanizada.

A chapa é feita na siderúrgica a partir de um processo de moldagem e manipulação de materiais específicos.

Tudo isso ocorre por meio de máquinas e equipamentos que lidam constantemente com temperaturas muito elevadas, capazes de produzir o calor necessário para derreter o ferro, pois ele só pode ser manipulado em estado líquido.

As chapas podem ser utilizadas para a criação de vários itens que fazem parte do nosso cotidiano, como:

  • Móveis (mesas de trabalho, cadeiras, armários e estantes)
  • Equipamentos domésticos (baldes e lixeiras)
  • Utensílios de banheiro (mictório, lavabo, ralos, etc)
  • Estrutura da casa (portas, calhas, etc)

O aço inoxidável

É importante saber que o ferro e o aço, na verdade, possuem uma relação bem estreita, pois o segundo deriva do primeiro.

O aço nada mais é que o resultado de um processo que purifica o ferro e o liga a carbono, técnica que se tornou muito popular na indústria contemporânea.

Além do aço carbono, no entanto, pode-se criar outros materiais, como o aço inoxidável. Chapa de inox é feita de um tipo de aço extremamente resistente, composta, geralmente, por cromo, níquel e molibdênio.

Daí que vem seu nome, pois torna-se um material difícil de se desgastar quando em reação química à presença inevitável do oxigênio.

Tipos de inox: mais perto do que você imagina

Existem alguns tipos diferentes de aço inox e eles estão muito presentes na nossa vida diária, mas também nas indústrias e construções civis.

Os mais importantes são o aço inoxidável austenítico, o aço inoxidável ferrítico e o aço inoxidável martensítico.

Confira as principais aplicações de cada um deles:

  • Austenítico: utensílios domésticos, construção civil, indústria alimentícia, química e petroquímica.
  • Ferríticos: eletrodomésticos, balcões frigoríficos, talheres, moedas e indústria automobilística.
  • Martensítico: instrumentos cirúrgicos, facas de corte e cutelaria.

Chapas perfuradas: ótimo custo-benefício

Uma das variedades Chapa de ferro é sua versão perfurada.

Os furos, espalhados de maneira uniforme por toda a superfície da chapa, podem ser confeccionados em formatos, diâmetros e espaçamentos diferentes, de acordo com a necessidade do cliente.

Este material é muito procurado pelo seu ótimo custo-benefício.

Mas preste atenção: é preciso examinar com cuidado todas as opções antes de realizar compra de uma chapa perfurada, pois

Chapa perfurada preço pode variar de acordo com formatos e dimensões.

Portanto, leve em conta, por exemplo, o local onde ela será instalada, o objetivo do seu uso e a quais impactos ela poderá estar exposta.

Cortando e dobrando: preparação para uso

Até que as chapas de ferro se tornem realmente prontas para seu uso final, seja numa fábrica de automóveis, na indústria de alimentos ou numa obra de construção civil, é imprescindível que seja feito Corte de chapa, onde elas passam por um processo que as tornam adequadas para cada necessidade.

Para que se obtenha o produto final segundo o pedido do cliente, empresas especializadas realizam o corte de duas maneiras diferentes: com máquinas que possuem guilhotinas capazes de cortar o ferro ou através do oxicorte.

Cantoneira de ferro: diversas utilidades importantes

Apesar do processo de corte ser simples, precisa ser feito com cuidado, já que qualquer erro pode resultar em um produto de má qualidade e, posteriormente, em graves consequências para o consumidor.

A dobra desses materiais deve ser bem executada e Chapa dobrada deve ser entregue da maneira como foi solicitada.

Neste processo, portanto, uma série de acessórios podem ser utilizados para possibilitar a modelagem da chapa.

Ao fornecer apoio para bases e vigas em uma obra, por exemplo, Cantoneira de ferro é uma dessas ferramentas, bastante útil e necessária na construção civil.

Ela também pode ser encontrada em serralherias, máquinas agrícolas e até em torres de transmissão elétrica.

As chapas de ferro, de aço e de aço inox estão presentes em diversas estruturas que possibilitam a vida moderna, de forma que se tornam essenciais em todo o mundo.

Se você vive em uma grande cidade, por exemplo, saiba que está constantemente na companhia delas!

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *