Qual o melhor material para se utilizar na indústria?

Dentre os materiais mais utilizados tanto na indústria como na construção civil, sem dúvida são os elementos metálicos. Esses elementos têm altos índices de uso pelo fato de ser altamente resistente e durável.

Mas, mesmo que sejam similares, existem diferentes tipos de metais e cada um possui determinadas peculiaridades, vantagens e benefícios.

Devemos analisar bem antes de empregar algum tipo específico de metal em determinado projeto, porque mesmo que pareça inicialmente bom, talvez não seja a opção ideal para tal coisa.

Por isso, escrevemos este texto com o intuito de elucidar essas questões e poder analisar melhor quais itens são mais qualificados para cada tipo de aplicação.

Veremos agora alguns pontos importantes sobre a utilização do metal e como ele pode contribuir para a sua fábrica ou construção. Continue com sua leitura e venha entender mais sobre qual item é o mais adequado pra você.

Estruturas metálicas

Quando falamos em estrutura ou cobertura metálica, nos referimos aos elementos estruturais ou de composição produzidos inteiramente de materiais metálicos, dentre eles o aço.

Para que se entenda ao certo, o aço é formado por ferro e carbono, e sua resistência depende diretamente da quantidade de carbono que foi usado em sua composição.

Como dito, a resistência da estrutura  é maior conforme se aumenta os índices de carbono, porém, de forma simultânea, a peça tende a se tornar mais duro e frágil.

Devido a esse pormenores em sua realização, a importância em se ter um profissional de qualidade e capacitação é grande, para que a realização de um dimensionamento do aço seja feita pelos padrões já estabelecidos.

Quando nos referimos a estrutura metálica em específico, tratamos de um item que tem o seu uso altamente difundido e aplicado, inclusive em diversos setores da indústria em geral. Podendo ser encontrado nos seguintes âmbitos:

  • Pergolados;
  • Vigas;
  • Barrote de mezanino;
  • Treliças de telhado;
  • Pórticos e etc.

Muitas pessoas cometem o erro de confundir as estruturas metálicas com as devidas barras de aço utilizadas na realização do trabalho de estruturação do concreto armado. Tanto as propriedades como o comportamento de cada material, é estritamente distinto.

Neste caso, temos as barras de aço agindo junto do concreto para suprir alguma carência ou então resistir a diferenças esforços exercidos na tração. No caso das estruturas, o comportamento mecânico é distinto e todo o seu processo construtivo é altamente diferente.

Uma fábrica de estruturas metálicas recebe projetos deste e produz as peças necessárias para suprir essa demanda. Lembrando que é sempre aconselhável verificar todos os detalhes, para conferir se a peça se encontra de acordo com os conformes que foi solicitada.

Aço inox e o corte a laser

Antes de falarmos especificamente do corte e gravação a laser do inox, devemos pontuar que este elemento é largamente utilizado para a confecção de vários materiais, inclusive para muito maquinários presentes na indústria, em qualquer setor.

Ele possibilita uma ótima resistência mecânica, sendo também um dos materiais metálicos que demanda um maior trabalho e dificuldade para se manusear e atuar. E para que haja uma maior facilidade nesses serviços, o método que mais se adequa é o corte a laser do inox.

Este tipo de método possibilita a fabricação de diversos itens com uma precisão altíssima, ótimo acabamento e pode ser feito em formatos distintos. Todo esse processo de corte ou gravação a laser em inox é realizado de forma bastante rápida e silenciosa.

Com o equipamento adequado para tal, se tem em mãos a possibilidade de realizar cortes precisos e rápidos em chapas de até 14 milímetros de espessura, e tudo isso sem a ocorrência de distorções ou danos na peça, pois não há grande incidência térmica sobre o aço.

Uma chapa de aço inox preço deve ser buscada em empresas com especialidade no fornecimento de matérias-primas metálicas para a indústria.

Muitas vezes, ao ter um projeto, é muito mais barato já ter a chapa e só pagar para a realização do corte, dobra ou gravação, que utilizar a chapa da própria empresa que realiza esses serviços.

Enfim, para aplicação na indústria, vários tipos de metais são largamente aceitos e utilizados, pois eles possuem características diferentes, vantagens e defeitos em sua aplicação.

Então, em suma, o melhor material para aplicação é relativo e deve ser estudado a partir do intuito que se deseja para ele.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *