Qual a diferença das molas na indústria?

Com a evolução industrial a todo vapor desde a última revolução, muitos materiais e maquinários foram criados, necessitando de uma gama variada de produtos e dentre eles estão as molas, peça fundamental para a manutenção e funcionamento em perfeito estado desses produtos.

São encontradas também em peças de uso residencial, na verdade em praticamente todos os produtos é possível achar uma mola realizando uma função de extrema importância, como:

  • Fechaduras;
  • Amortecedores;
  • Compressores;
  • Válvulas;
  • Interruptores elétricos.

Como são produtos muito variados, de distintos modelos e aplicações, esse artigo irá mostrar as principais características das molas mais populares na indústria.

Molas de compressão

As molas de compressão estão presentes na maior parte da indústria, sendo o modelo mais popular entre as molas por ter aplicações variadas.

O que faz a sua popularidade é principalmente a característica de poder ser modificada para atender, de forma adequada, às demandas do cliente.

Essa modificação pode ser no tamanho para atender produtos mais específicos, pode ser na altura e/ou diâmetro apresentando maior ou menor resistência mecânica.

É possível ainda encontrar esse tipo de mola para se adequar a variações intensas de carga e essa é uma necessidade muito recorrente em vários tipos de indústria.

Molas de tração

A mola de tração é feita para, como o nome sugere, ter uma energia de tração quando submetida à condições específicas, geralmente possuem olhais nas suas pontas, esses olhais (também conhecidos como ganchos), permitindo que a força de tração seja aplicada à mola.

A característica principalmente que faz essa mola ser viável é o seu “movimento elástico”, que garante que a mola seja esticada para aplicar seu efeito de tração e quando retorna a posição original não sofre alteração no seu tamanho e nem apresenta alterações de perda de tração conforme o tempo.

Esse tipo de equipamento pode ser feito para suportar de forma adequada 2 tipos de tração, vamos entender um pouco melhor sobre isso.

Tração cilíndrica

A mola é feita de forma em que o diâmetro da sua estrutura faça com que cada parte encoste na outra, formando realmente um cilindro metálico e tendo mais resistência mecânica.

Tração cônica

Neste caso a mola é feita para ter uma extensão maior quando uma tensão for aplicada, sendo assim seu corpo não é cilíndrico mas sim uma extensão completa de ponta a ponta, permitindo uma elasticidade formidável ao equipamento.

Mola pocket

As molas pocket são comumente conhecidas como “molas ensacadas”. Geralmente utilizadas em colchões por entregar benefícios referentes à adaptação de pesos e a diminuição brusca de ruídos.

Esse tipo de mola é recomendado para colchões de casal, isso porque são colocadas de forma individual na fabricação do colchão, sendo que cada mola é inserida de forma a não ter contato (de metal com metal) com outra mola, garantindo que não exista ruído e nem barulhos indesejados.

Outro benefício é que essas molas garantem que caso uma pessoa se mexa a pressão seja feita somente em um conjunto de molas e não no colchão inteiro, sem atrapalhar o sono da pessoa deitada ao lado.

Mola para porta

Escolher um tipo adequado de mola para porta pode ser um trabalho árduo pois é preciso identificar a necessidade do material e da frequência que será utilizada para garantir o uso do material correto e que não sofra com um desgaste rápido.

Mas vale ressaltar que algumas coisas precisam de atenção, como a escolha da mola incorreta pode acarretar em ruídos indesejados.

Para garantir a escolha de um material apropriado é indicado o aconselhamento de um profissional, a casa das molas oferece, por exemplo, um serviço de aconselhamento completo indicando o tipo de mola adequado para qualquer tipo de porta ou maquinário, seja de vidro, aço, madeira e/ou MDF, garantindo eficácia e durabilidade para o uso em que for aplicado.

Vale ressaltar que esse acompanhamento profissional referente ao uso de molas deve ser procurado sempre em caso de dúvidas, até para garantir um uso seguro desse material.

Como podemos observar, as molas são peças essenciais para variados tipos de indústrias, a mola espiral (modelo padrão de molas) deve sempre ser fabricante com produtos de alta qualidade para que mantenham seu importante papel e para evitar manutenções constantes nos equipamentos.

As molas, no geral, são produtos que apresentam uma boa relação custo-benefício por sua qualidade e durabilidade.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *