Processos fundamentais para empresas e indústrias

Os serviços de usinagem e solda estão presentes em todos os segmentos e indústrias, seja o automotivo, o têxtil, o agrícola ou o alimentício.

O fato é que essas técnicas são fundamentais e devem ser aplicadas com excelência independentemente do setor de atuação.

No entanto, o mercado é bastante competitivo, existem muitas empresas oferecendo esses serviços, por isso para se destacar é necessário entregar um trabalho de qualidade e com bom custo-benéfico para o clientes.

Sendo assim, no que se refere a indústria de usinagem, é possível destacar a precisão com que os processos são feitos. É realizada a fabricação de peças a partir de uma matéria-prima, geralmente o metal, que é trabalhado para dar forma a um projeto.

Com equipamentos modernos é possível criar desde parafusos, até peças para máquinas usadas dentro das indústria em geral.

Fundição de bronze em SP e demais regiões do Brasil é um dos procedimentos que acontece dentro de uma empresa de usinagem.

Para criar peças complexas e com tamanhos, formas e espessuras específicas, o trabalho em bronze é o ideal, ele consiste na aplicação do metal em estado líquido em um molde, em seguida, o material é resfriado ate que se solidifique dando formato à peça desejada.

Além disso, há outras máquinas essenciais para o funcionamento de uma empresa de usinagem, como:

  • Fresadoras;
  • Mandrilhadoras;
  • Tornos;
  • Furadeiras.

Entenda como funcionam os processos de soldagem

A soldagem ocorre quando o calor é usado de maneira controlada para derreter um material e, assim, unir duas ou mais peças.

Esse processo pode ocorrer de diferentes formas, sendo que os tipos mais usados dentro de indústrias são o TIG, o MIG e o método induzido por eletrodo revestido.

Assim, com a utilização da maquina de solda certa e o procedimento mais adequado para cada finalidade, é possível obter um trabalho impecável com precisão e eficiência. Todavia, para alcançar isso, é imprescindível conhecer esse setor e entender a importância dele.

Portanto, é necessário atentar-se ao fato de que a soldagem tipo TIG possui um arco elétrico que liga o eletrodo de tungstênio até a peça que vai ser soldada.

Já a MIG conta com uma fonte de energia contínua que fornece calor para um arco elétrico que passa pelo metal de base e vai até o arame sólido, efetuando a solda.

Ambos têm gases inertes que protegem os materiais de outros gases nocivos oriundos da atmosfera e que podem danificar a peça.

Outro método soldagem é o induzido por eletrodo revestido, neste caso, a conexão entre o objeto a ser trabalhado e o eletrodo revestido também é feita por um arco elétrico, a diferença é que ele é manual e mais versátil, podendo ser usado na maioria dos materiais, por isso é um dos mais buscados pelas empresas que necessitam desse serviço.

E há ainda mais uma alternativa, a moderna máquina inversora de solda, que apresenta diferenças significativas em relação às fabricadas antes dela, por exemplo, as antigas são maiores e pesadas e dificultam o trabalho externo, mas as inversoras são leves, compactas, consomem menos energia e podem ser levadas para trabalhos fora da empresa em lugares de difícil acesso.

Além do mais, seu painel é digital e a frequência pode ser escolhida rapidamente, tudo sem abrir mão da qualidade final do trabalho.

Uma opção ideal aos empresários de pequeno porte

A soldagem não é uma técnica exclusiva do setor industrial, profissionais como os mecânicos e até mesmo os eletricistas precisam usar máquinas de solda em seus ambientes de trabalho.

E para que não tenham um custo alto com máquinas industriais, até porque elas não são as mais indicadas para trabalhos de pequeno porte, eles podem optar por ferramentas como o ferro de solda.

Existem muitos modelos disponíveis que controlam o calor e derretem materiais de maneira prática e na medida certa para atender às necessidades de cada cliente.

No caso dessa opção indicada para empresários e negócios de pequeno porte, a matéria-prima usada é o estanho para solda,  uma espécie de fio vendido em um carretel, que pode ser desenrolado manualmente ou encaixado em um suporte, dependendo do tipo de máquina usada.

O estanho é indicado principalmente para soldar cobre, bronze, latão e demais ligas. o desempenho desse material é bastante satisfatório, sua soldagem é precisa e de qualidade.

Em suma, esses foram alguns dos principais serviços e processos fundamentais para o funcionamento de empresas e indústrias, há muitos outros fatores importantes, mas os citados neste texto já fornecem uma base sólida para quem quer saber mais sobre o assunto.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *