Pequenas peças auxiliam no funcionamento industrial

Na indústria, todos os aparelhos, máquinas e processos são importantes para um bom funcionamento e desenvolvimento industrial. Inclusive, as peças pequenas, como parafusos.

Essa referência é comum até nas residências. Ao montar uma mesa, por exemplo, ela só consegue de fato ficar firme se estiver com os conectores e parafusos encaixados.

A mesma situação ocorre na indústria, quando para uma máquina funcionar ou ter um bom desempenho, envolve que sua parte estrutural esteja completa.

Existem várias peças industriais, que estão presentes nos próprios equipamentos como também são fabricados pela indústria, principalmente pelo setor de usinagem.

Esse setor trabalha em conjunto com o da metalurgia, que recolhe o metal e dá forma para ele, por meio de um molde.

As peças produzidas no setor de usinagem podem ser utilizado em diversos setores e segmentos industriais, como:

  • Na construção civil ;
  • No setor elétrico;
  • No setor hidráulico;
  • No setor de rolamentos ;
  • Na serralharia ;
  • em procedimentos de caldeiraria industrial;
  • Em conjunto com válvulas.

Ou seja, são muitas peças que podem ser fabricadas e que estão presentes tanto no âmbito industrial como no cotidiano geral.

Geralmente, essas peças são feitas por ligas de aço, o próprio aço ou ferro. Ainda, as peças produzidas na indústria podem ser buchas, injetores, bujões, eixos, conjuntos, marchas, porcas especiais, dentre outros itens.

Vale destacar que esse trabalho precisa ser realizado por uma equipe especializada em usinagem, que trabalhe no âmbito industrial, pois, é importante que as peças estejam dentro das normas e regras de segurança.

Do mesmo modo, os funcionários que manuseiam esse material precisam estar equipados corretamente. Além disso, o uso de outros materiais, mesmo que pequenos, se destacam. Confira mais informações nos tópicos a seguir.

O uso da Arruela de pressão

A Arruela de pressão é um material que é semelhante a um anel que está cortado e dobrado em um ponto, no formato helicoidal.

Esse material é considerado muito resistente em sua rotação, sendo utilizado na distribuição de cargas, na fixação, gerando também um travamento ou bloqueio de peças.

Esse sistema de travamento, presente nessa arruela, está direcionado apenas para um sentido, causando um travamento eficiente.

Esse material pode ser utilizado em equipamentos que são afetados por vibração de forma constante, assim como locais que recebem impacto, como trilhos de ferrovia, em estruturas de metal e em motores.

A aplicação e os tipos de parafusos

Os parafusos são materiais com tamanhos variados que são utilizados para montagem de vários equipamentos, inclusive industriais. Existem vários tipos de parafuso, como:

  • Parafuso Sextavado;
  • Parafuso indicado para madeira;
  • Parafuso auto atarraxante;
  • Parafuso com componentes de plástico;
  • Parafuso de rosca;
  • Parafuso francês;
  • Sextavado com uso interno.

De modo geral, o parafuso Sextavado é utilizado em máquinas e na indústria, além disso, pode ser visto em automóveis

Já o parafuso indicado para madeira possui rosca e são pontiagudos, para poderem penetrar a madeira – que é um material resistente. vale destacar ainda que esse item possui um ajuste fácil.

O parafuso auto atarraxante é um material que possui formato de cone, também sendo afiado e apresentando-se como pontiagudo.

Já o com componentes de plástico é indicado para eletrodomésticos, assim como para equipamentos de refrigeração

Aqueles que geralmente precisam do auxílio de uma porca ou rosca são os de rosca.

Enquanto isso, o parafuso francês possui uma utilização bastante versátil, podendo ser utilizado em caminhões, principalmente nas carrocerias, em bancos de jardins e em projetos de irrigação.

Além disso, é visto no corrimão, em embalagens, em escadas, em parques e está presente até em placas de sinalização.

Por fim, o sextavado com uso interno é um tipo de parafuso indicado para o âmbito industrial, só que para máquinas e ferramentas relacionadas à usinagem

Além desse material, existe a porca, que também está presente na montagem de máquinas e no setor de usinagem.

Onde é possível achar esses materiais? Existe uma loja de parafusos?

A grande dica para encontrar esses materiais é buscar locais ou casa de parafusos. Lá, é possível encontrar variados modelos, preços e aplicações.

Já que para cada local muda o tipo de parafuso ou porca que será instalada. É importante estar atento ao uso desse material e sua forma de aplicação, para que o procedimento não se torne perigoso.

Outra alternativa também é buscar por Fabricante de Parafusos Especiais, porque em alguns casos, a indústria ou segmento precisa de uma encomenda especifica.

Como são vários tipos de equipamento, o modelo do parafuso varia e é possível que não seja encontrado no mercado. Por isso, esse fabricante consegue produzir e entregar o produto solicitado com qualidade.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *