Peças industriais utilizadas em diversos segmentos

O setor industrial conta com dezenas de equipamentos incumbidos de produzir ou atuar no processo de produção de materiais comercializados no mercado, tais como roupas, alimentos e remédios, por exemplo.

Por conta disso, peças como a bobina solenoide danfoss são de extrema importância para o segmento.

Isso porque esse tipo de peça atua diretamente nos mais variados procedimentos industriais, ampliando a funcionalidade de diferentes maquinários e, dessa maneira, atua na produtividade do setor industrial.

Sendo assim, partindo desse ponto de vista, elaboramos este conteúdo especial com algumas das principais peças industriais utilizadas em diferentes segmentos da indústria.

Bobina solenoide

Solenoide é o nome dado para a bobina de fio, em formato de cilindro, como um eletroímã, no caso.

A nomenclatura se refere a qualquer dispositivo que converte energia elétrica em energia mecânica, usando solenoide.

O item consiste em uma bobina composta por um fio bem fino, e é enrolada em um núcleo de metal. A partir do momento em que a corrente elétrica passa pela peça, é desenvolvido um campo magnético.

Os solenoides são muito usados na indústria, especialmente em eletrodomésticos de todos os tipos e modelos, tais como:

  • Geladeira;
  • Aparelho micro-ondas;
  • Televisores;
  • Máquinas de lavar roupa;
  • Dentre outros.

Esse aparelho cria, por meio de um campo magnético, uma espécie de corrente elétrica e usa esse campo para desenvolver movimento linear com aplicações comuns, assim como ligar um interruptor, por exemplo.

Da mesma maneira acontece com a ignição de um veículo, ou válvula.

Funcionamento

Assim como acontece com todos os eletroímãs, o campo magnético é desenvolvido quando a corrente elétrica passa pelo fio da peça.

Entretanto, eles têm vantagens relacionadas aos imãs permanentes, afinal estes podem ser desligados a partir da aplicação de uma corrente, tornando-os úteis como interruptores, assim como válvulas, sendo totalmente automáticos.

Válvula Solenoide

válvula solenoide é uma peça de atuação direta, pois a corrente elétrica ativa o efeito solenoide, trazendo, em alguns turnos, um pistão ou êmbolo que tem como principal objetivo bloquear o fluido, bem como o fluxo de ar.

Para ter ideia, quando bem utilizado na indústria, em algumas válvulas, como as utilizadas para automação industrial, o campo eletromagnético não vai agir diretamente para abrir o condutor.

Entretanto, em válvulas operadas pelo piloto, o solenoide é capaz de mover o êmbolo, de maneira a criar uma pequena abertura, deste modo, a pressão que passará pelo local é que operará a vedação da válvula.

Em todos os sentidos, um fluxo de corrente elétrica permanente é mais do que necessário, pois o campo magnético se dissipa assim que a corrente é interrompida adequadamente, e a válvula retorna à sua posição de fechamento comum.

Atuador Pneumático

Um atuador pneumático age convertendo energia, que, normalmente, é proporcionada na forma de ar comprimido.

Quando se trata desse tipo de peça industrial, ela oferece uma série de vantagens aos usuários, podendo ser refletidas diretamente em produtividade.

Uma grande vantagem oferecida pelo atuador pneumático está relacionada ao design simples e componentes que são empregados de maneira operacional.

Ainda assim, a ferramenta pneumática pode, facilmente, aguentar diferentes tipos de cargas, inclusive as mais pesadas, o que a torna importante em diferentes aplicações industriais.

Força e velocidade

Quando usados ​​em atividades de controle de movimento linear, em que a alta precisão não é um algo muito essencial, esses atuadores proporcionam alta força e velocidade, o que é difícil de achar em qualquer outro atuador, exceto os hidráulicos.

Além do mais, para qualquer sistema pneumático funcionar, o ar comprimido é uma fonte de extrema importância.

Desse jeito, a fácil disponibilidade desta fonte faz com que os atuadores pneumáticos sejam a alternativa preferida de boa parte dos gestores industriais.

Os atuadores pneumáticos são seguros durante a usabilidade na indústria. Isso porque por utilizar ar comprimido, já que eles não são inflamáveis​, bem como não são suscetíveis a curto-circuito, em contrapartida com os atuadores elétricos.

No que diz respeito ao seu funcionamento, os atuadores pneumáticos contêm apenas gases comprimidos, o que significa que eles podem ser armazenados mesmo na ausência de energia elétrica.

Dessa forma, os usuários obtêm outro benefício com seu uso.

Para encerrar, cabe destacar que esses tipos de atuadores oferecem uma tecnologia limpa aos setores de atuação, pois são menos propensos à contaminação.

Devido ao uso de ar comprimido, que é livre de substâncias químicas nocivas à saúde, os sistemas pneumáticos acabam sendo bastante conhecidos nas indústrias de farmácia e alimentação.

Portanto, essas são algumas das peças utilizadas nos diversos segmentos da indústria, lembrando que elas devem garantir segurança, economia e, sobretudo, produtividade.

redator Autor