Os compressores e válvulas presentes na indústria

Quando falamos de compressores e válvulas já pensamos em vários tipo de indústrias e em milhares de aplicações para essas peças, ultimamente com a evolução das indústrias de forma muito rápida é difícil acompanhar as novidades, principalmente referente a peças.

No intuito de informar sobre esses compressores e válvulas esse artigo foi criado, então para ficar informado continue acompanhando até o final.

Compressores

As variáveis de um compressor podem mudar muito dependendo da sua utilidade, sendo assim primeiramente vamos ver os tipos de compressores e qual a função de cada um deles.

Compressor de ar

Trabalham exprimindo ar comprimido e estão presentes em várias áreas da indústria com diversas aplicações diferentes.

É um produto muito versátil e apresenta um bom custo-benefício, muito comum para pintar certos tipos de materiais e, em alguns casos, para limpar peças, pois conseguem atingir áreas onde outros objetos não conseguem.

Existem muitas empresas que fazem o serviço de manutenção compressor de ar com alta qualidade, não sendo difícil encontrá-las no mercado.

Compressor de gás

Também conhecido como compressor de processo, ocupam uma categoria parecida com o do item acima, com a grande diferença de que são feitas para operar sob condições variadas, então é possível achar no mercado esse tipo de compressor com todos os tipos de especificações e com condições para aplicação do ar comprimido anormais.

Compressor de refrigeração

É um maquinário desenvolvido para operar com condições muito específicas, trabalhando de forma eficiente para produtos que necessitem de produção em larga escala.

É um produto, como já dito, muito usual em várias indústrias, em caso de interesse no teste dessas peças fique sabendo que o aluguel de compressor preço é acessível, e a locação deste equipamento é recomendada pois dá para testar a sua aplicação e saber se responde de forma adequada para a demanda.

Válvulas

Esse equipamento é fundamental principalmente como auxílio para tubulações, mas tem aplicação em várias outras áreas da indústria, vamos entender um pouco melhor sobre alguns tipos.

Válvulas borboleta

É uma das válvulas que possui mais maleabilidade, podendo ser construída usando revestimentos de metal e outros materiais, aplicada em todos os tipos de indústrias, mas com foco na:

  • Farmacêutica.
  • Têxtil;
  • Saneamento (água, efluentes e esgoto);
  • Siderúrgicas;
  • Fertilizantes.

Tem essa disposição principalmente por sua facilidade no trabalho com materiais líquidos.

Válvulas globo

válvula globo é um tipo extremamente resistente, muito indicado para trabalhar exposta a tipos variáveis de intempéries, também é resistente a materiais corrosivos.

Isso porque, em algumas válvulas, o processo de criação substitui o metal por titânio, que entrega uma vantagem a mais na composição do equipamento.

Da mesma forma o teflon substitui as partes de plástico, deixando o material mais confiável e resistente a abrasões.

Essa válvula é uma das mais modificáveis encontradas no mercado, onde é possível identificar distribuidoras que fornecem com opções e funções variadas.

Válvula termostática

valvula termostatica tem a função, como o próprio nome sugere, de controlar a temperatura, normalmente tem reguladores que podem ser programados para acionar com determinada temperatura ou por um controle eletrônico.

Quando acionada a válvula libera o acesso de líquido que faz uma troca de temperatura com o local superaquecido auxiliando assim no resfriamento.

Válvula retenção

Uma válvula muito comum para realizar o bloqueio (ou, em alguns casos, trabalhar como uma fonte que reverte o material) e que regula o acesso de certos tipos de fluidos (petróleo, óleo quente e frio) e gases (vapores e resquícios de certos tipos de materiais)

Válvula esfera

Esse tipo de válvula funciona perfeitamente em estruturas que necessitam de vedação, tem esse nome por conta de uma das estruturas que o compõe que se parece com uma esfera.

Comumente utilizada em locais que precisem de ação rápida na abertura ou no fechamento da passagem do fluído.

Como podemos observar esses produtos são peças fundamentais para qualquer tipo de indústria, trazendo comodidade e segurança para as estruturas.

Lembrando que antes de realizar a compra ou locação de equipamentos é preciso entender a demanda, o que o cliente precisa e como deve ser feito.

Realizar essa análise de forma minuciosa é importante porque como foi mostrado existem variados tipos dessas peças no mercado, utilizar a correta em cada aplicação pode melhorar o custo-benefício e a qualidade do produto final.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *