Os benefícios de adquirir materiais de aço inox

Muitos de nós conhecemos o aço inox apenas por utensílios de cozinha e por seu preço super acessível. Mal sabemos as vantagens de utilizar esse material em outros locais.

Por isso, trouxemos hoje alguns benefícios que o inox oferece para quem o utiliza. Mas antes de entrarmos nesse assunto, precisamos saber que o aço inox é dividido em alguns grupos:

  • Austeníticos – maior resistência;
  • Ferríticos – mais duros e menos resistentes;
  • Martensíticos – mais duros e resistentes;
  • Outros – duplex, endurecíveis por precipitação e super ferríticos.

1. Adeus, corrosão!

Talvez o primeiro e mais importante benefício do aço inox seja o impedimento que ele oferece para a corrosão. Isso porque sua liga metálica contém cromo, níquel e outros elementos que evitam que isso aconteça, formando a chama “camada passiva”. Por isso, esse material pode ser muito utilizado não só em utensílios domésticos, mas também como peças de decoração.

Aliás, o nome “inox” não é atoa. Ele quer dizer “inoxidável”. Isso faz todo sentido, já que é a oxidação do material que causa a corrosão. Um exemplo disso é a bancada de inox para cozinha.

Por ser muito bonita, proporciona um visual moderno e clean para o ambiente. Além disso, sua resistência é enorme, fazendo com que sua vida útil seja maior que a de outros materiais.

É que o cromo, em contato com o oxigênio, causa um efeito que faz com que o inox não sofra corrosão. Sendo assim, é fácil aplicá-lo e diversos locais. E para quem ainda não compreendeu ou não sabe o que é a corrosão, ela é a famosa ferrugem, que deixa o aço com aparência de velho e desgastado.

2. Ele não desgasta com a água

Por ser um material muito resistente, o inox não desgasta com a água. Muito pelo contrário. Ele é super fácil de limpar e pode estar em contato com o líquido o tempo todo.

Por isso é muito utilizado em locais de lazer. O banco de inox para piscina é o melhor exemplo disso. Ele é uma peça instalada dentro do local, geralmente ao lado de um “bar aquático”, sem sofrer nenhum dano.

É muito comum, também, encontrarmos escadinhas de piscina feitas de inox. Isso porque essa chapa de aço não reage com outros materiais, por conta de sua composição.

3. Fácil limpeza

Locais próximos à terra são facilmente escolhidos para a instalação de peças de inox e também de chapa. Por sua limpeza ser muito fácil, são mais práticos.

Além disso, restaurantes e hospitais, que necessitam de higiene rigorosa, também optam por esse material, muitas vezes. Bandejas de alimentação e locais de guardar apetrechos nesses dois ambientes são, geralmente, feitos de aço inox.

4. Boa escolha para decoração

O inox não é só escolhido por suas atribuições de facilidade, como a não corrosão e a facilidade de limpeza. Ele também é escolhido por ser um material muito bonito.

Por isso, é muitas vezes utilizado como objeto de decoração. O guarda corpo em aço inox é um exemplo disso. Muitos hotéis, apartamentos e casas já estão aderindo à essa tendência, que deixa o local mais bonito e brilhoso.

A cozinha é outro local em que o inox é muito bem instalado. Além dos eletrodomésticos, ele pode ser aplicado nos bancos para a cozinha, nas mesas e nas ilhas.

Quartos, salas e banheiros também podem receber esse material, desde que seja bem planejado para que não fique parecendo desleixado. Por ser um material muito versátil, tem sido cada vez mais escolhido.

5. Altas e baixas temperaturas

Outra vantagem de utilizar aço inox como material é sua capacidade de suportar altas e baixas temperaturas. Ele não se desgasta e nem se prejudica, nem com temperaturas abaixo de 0 e nem indo ao forno, por exemplo.

É por isso que muitas panelas são feitas de inox. É muito comum, por conta disso, vermos churrasqueiras feitas de aço inox, principalmente em sacadas e espaços gourmet.

Sendo assim, vimos que as vantagens de investir em materiais como o aço inox são muitas. Por conta da flexibilidade e versatilidade do material, acaba sendo uma peça fácil de escolher, além de ser barata.

É uma ótima escolha quando a dúvida estiver presente. Conversar com arquitetos e químicos para entender um pouco melhor sobre essa material é uma dica, para quem se interessa pelo assunto.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *