O uso das talhas no içamento e transporte de cargas

Procedimentos de Mudanças e transporte de cargas diversas exigem a aplicação das chamadas talhas, que são itens utilizados para o devido içamento de materiais pesados.

Dessa forma, é importante conhecer um pouco mais sobre as características desse produto e entender como ele contribui de forma direta para a promoção de segurança, evitando prejuízos por conta da quebra dos itens e também as perigosas quedas dos trabalhadores, que podem ocasionar em fatalidades.

Mas quais são os tipos de talhas fornecidas pelas fábricas e indústrias? Como elas atuam de acordo com as particularidades de cada situação de risco? Além disso, quais são as medidas de prevenção que devem ser tomadas quando o assunto é o levantamento e a locomoção de cargas de peso mais elevado ou de trabalhadores em ação?

No artigo que você confere logo adiante, fique por dentro das respostas para essas e outras perguntas sobre o tema e saiba mais sobre as maiores vantagens fornecidas pelo uso correto e especializado das talhas.

Acesse, ainda, dicas imperdíveis que devem ser levadas em conta antes e durante as atividades relacionadas com o içamento de materiais e pessoas.

Tipos de talhas

Existem diferentes tipos de talhas disponíveis para uso em indústrias e canteiros, bem como em demais contextos onde se faz necessário o acesso a locais mais altos sem colocar em risco a integridade física do operador, que precisa se sentir seguro para desempenhar um bom trabalho.

Os modelos utilizados por uma Transportadora, por exemplo, garantem muito mais facilidade na hora de içar os objetos e oferecer o que há de mais preciso nesse sentido. Os tipos existentes de talhas são:

  • Talhas manuais de corrente;
  • Talhas manuais de alavanca;
  • Talhas elétricas de correia;
  • Talhas elétricas de corrente;
  • Talhas elétricas de cabo de aço;
  • Talhas pneumáticas.

Talhas manuais

Com a capacidade de erguer centenas de quilos e até mesmo toneladas, a chamada Talha manual é uma das mais importantes aliadas da segurança e da proteção no ambiente de trabalho de setores como o da construção civil, onde a demanda por acesso a locais altos ou dificultosos é diária.

Por isso, essa talha se tornou indispensável em oficinas, fábricas, indústrias e, claro, nos canteiros de obras. Ela é empregada na facilitação do levantamento das cargas pesadas, que, se desajustadas ou operadas com negligência, podem causar uma série de prejuízos ou até mesmo tragédias que envolvem o risco à vida de pessoas no local.

Ao tornar o cotidiano de trabalho e produção muito mais seguro, as talhas manuais podem ser encontradas tanto no suporte ao acesso de trabalhadores quando em atividades relacionadas com o Içamento de Móveis, muito importante na mudança e na locomoção de itens.

Talhas manuais de corrente

Uma das maiores vantagens associadas ao uso das talhas do tipo manual, que se diferem dos tipos elétricos e pneumáticos por seu acionamento feito por um operador, é que assim é possível regular de forma atenta o içamento realizado.

Por isso, é de extrema relevância alertar que todos os trabalhadores presentes no ambiente onde o procedimento está sendo executado devem se manter atentos e utilizar equipamentos de proteção, tanto os individuais quanto os coletivo.

A Talha manual de corrente, por exemplo, consegue fornecer benefícios por conta de seu trabalho por meio de roldanas, o que auxilia na subida e na descida do trabalhador.

Assim, é possível reduzir o esforço aplicado no processo, que é comandado manualmente por uma pessoa especializada.

Dicas essenciais

Quando estamos falando do içamento de cargas, é necessário se atentar para alguns cuidados que devem ser levados em conta de forma a promover mais eficiência no processo e também, é claro, a devida proteção. Sendo assim, algumas dicas são:

  • Faça a checagem dos equipamentos;
  • Inspecione o local;
  • Isole completamente a área;
  • Otimize o acesso ao Carreto.

A integração entre esses cuidados não só melhora o desempenho durante o levantamento do material como promove muito mais segurança aos itens que estarão sendo erguidos.

No caso de uma mudança, por exemplo, os móveis devem ser levantados com todo o cuidado para que não sofram danos, o que acarretaria em problemas para a empresa responsável pelo içamento.

Além disso, como mencionado, é necessária a atuação de profissionais com todos os treinamentos em dia, utilizando os equipamentos de proteção ideais para essa atividade e que tenham pleno domínio de técnicas de primeiros socorros em casos de emergências.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *