Motosserras e materiais para marcenaria

A marcenaria é um setor que sempre esteve presente nos processos relacionados a arquitetura, design e construção civil, seus produtos e peças são aplicados em forma de arte bem como em formato de objetos funcionais e essenciais ao homem moderno.

Atuando com diversos tipos de madeira, o marceneiro, profissional responsável pela transformação da madeira em móveis e demais peças, é capaz de elaborar desde objetos sofisticados e complexos a rústicos e simples.

Dentro da marcenaria há muitos instrumentos, ferramentas e equipamentos que são aplicados para:

  • Cortar;
  • Perfurar;
  • Medir;
  • Entalhar;
  • Rapar;
  • Fixar;
  • Reparar.

Para dar forma à madeira e adequá-la de acordo com as características e necessidades de cada projeto. A aplicação correta dessas ferramentas permite a elaboração de um trabalho com qualidade e segurança tanto ao marceneiro quanto ao cliente.

Diante da infinidade de possibilidades que a madeira permite criar e transformar os equipamentos e peças utilizadas em seus processos de transformação também são muitos.

Por isso é importante conhecer as principais máquinas e seus resultados na peça trabalhada para que seja mais fácil acompanhar e até mesmo adquirir os instrumentos corretos para o desenvolvimento do trabalho que precisa ser realizado.

Equipamentos

A marcenaria é uma prática antiga dentro da sociedade e com isso muito foi desenvolvido, aprimorado e aplicado com o passar do tempo. No que tange os equipamentos de trabalho não foi diferente.

Acompanhando o progresso e desenvolvimento tecnológico muitas maquinas elétricas ou que funcionam a base de bateria foram produzidas e aplicadas bem como a automatização de alguns processos com o intuito de aprimorar a qualidade do trabalho elaborado.

Entretanto a marcenaria se destaca por ser uma atividade que envolve habilidades manuais, portanto, a maioria dos equipamentos ainda são controlados manualmente pelo marceneiro.

Dentro a variedade de instrumentos alguns são essenciais e estão descritos logo abaixo.

Motosserras

A motosserra é um equipamento aplicado para o corte da madeira. Sendo uma versão motorizada e mais potente da serra comum, esse equipamento é um dos primeiros a ser utilizado nos processos de marcenaria, uma vez que são responsáveis pelo corte da árvores que fornecerá a madeira necessária ao desenvolvimento dos trabalhos.

Entretanto sua aplicação abrange diversos segmentos como jardinagem e construção civil e, por isso, está disponível no mercado em diversos modelos, sendo eles:

Elétrica

Sendo um dos principais modelo de motosserra profissional esse é livre de emissão de gases, leve, mais silenciosa que anterior e fácil de operar.

Podem ser utilizadas em ambientes abertos, entretanto, para seu funcionamento é preciso ter tomadas e extensões por perto para um trabalho sem interrupções.

Combustão

Esse modelo é mais indicado para o desenvolvimento de atividades em áreas externas, funcionando a base de gasolina eles não precisam de uma rede elétrica e, portanto, podem ser utilizadas em locais mais afastados.

Esse modelo está disponível tanto para uso doméstico, sendo mais robustas quanto para aplicações profissionais, ou seja, como uma potencia e intensidade de trabalho mais constante.

Bateria

Esse modelo de é mais indicado para atuar em ambientes fechados, pois a motosserra preço, também não emite gases e é a mais silenciosa de todas, sendo mais utilizadas em áreas sensíveis ao barulho como residenciais, hospitais e escolas.

Dessa forma por ter uma variedade de modelos e aplicações o preço varia de acordo com suas características e funcionalidades do equipamento escolhido.

Parafusadeiras

Já a parafusadeira como o próprio nome sugere e uma ferramenta aplicada para fazer furos e realizar a inclusão de parafusos e também tem aplicação que ultrapassa as áreas da marcenaria.

Disponível nas versões manuais e elétricas esse equipamento é utilizado tanto para reparos quanto para construção e mudanças.

Diferentemente da furadeira que tem como função apenas furar essa máquina desenvolve atividades mais complexas de forma simples.

Furadeiras

Já as furadeiras são aplicadas para realização de furos e suas versões também estão disponíveis no formato manual e no elétrico.

Além disso, esse equipamento permite que seja adicionados acessórios para realizar outros processo, sendo o caso da Escova de aço para furadeira, aplicado para os processos industriais de limpeza e manutenção. Sendo amplamente aplicada em diversos segmentos.

Segurança

Por serem equipamentos aplicados na transformação da madeira são todos muito resistente com cortes rápidos e precisos, por isso, a utilização precisa ser realizada por profissionais devidamente treinados e capacitados para o desenvolvimento das atividades e condução dos equipamentos.

Além disso é necessário a utilização de equipamentos de proteção individual para diminuir ainda mais o risco de danos e acidentes.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *