Motores e bancos com alto uso na indústria

Hoje em dia a indústria utiliza diversos equipamentos e essa demanda só aumenta, vamos abordar um pouco sobre motores, banco capacitor, inversor, que são bem usados devido ajudar na ação corretiva processos, mostraremos suas características e uso.

Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, continue com a leitura!

Banco capacitor

São denominados bancos de capacitores os aparelhos que têm em suas interconexões múltiplas unidades capacitivas que ficam em série ou paralelo, que são preparados tendo como base um projeto e geralmente são aplicados na melhoria ou correção do fator de potência ou na compensação de energia reativa.

Banco capacitor faz armazenamento da energia através de um campo elétrico e esta energia armazenada não é mantida indefinidamente, pois existe um escape de energia.

A forma encontrada para compensar esta energia reativa que se gera por cargas indutivas, foi instalar um banco de capacitores na rede de energia, que assim altera a característica da carga aumentando o fator de potência e reduzindo a energia reativa.

De uma maneira mais direta, há quatro benefícios associados à aplicação de banco de capacitores:

  • Redução de custos;
  • Aumento da capacidade de carga em circuitos existentes;
  • Melhoria na tensão com banco de capacitores;
  • Perda reduzida no sistema de potência.

O alto uso de um dispositivo desse se deve aos seus benefícios, como redução de gastos entre outros.

Banco de capacitores automáticos

O Banco de capacitores automáticos tem como função fazer, de modo automático, a correção do fator de potência de instalações elétricas.

O aparelho, em questão, consegue reduzir a força eletromotriz que é aplicada na rede elétrica da concessionária de energia da região, que passa pelas cargas do circuito.

Para realizar esse procedimento, na fabricação do banco de capacitores automáticos é inserido um aparelho de controle, com a função de realizar toda a manutenção do sistema de forma automática, processo principal dessa peça.

Este dispositivo possui estágios que são acionados conforme a necessidade da potência que vai ser corrigida. Para cada estágio do banco, é utilizado disjuntores ou fusíveis para a proteção e contatores específicos para poder ser feito o acionamento das células capacitivas (capacitores). Ainda mais, é necessária também a utilização de uma proteção geral para o circuito.

Este aparato é utilizado em circuitos que possuem muitas cargas, onde essa carga se repete várias vezes, como circuitos que alimentam motores, painel eletrico, entre outros.

Pois este tipo de carga, uma parte da energia é armazenada e usada apenas para estabelecer campos elétricos e é devolvida à rede elétrica sem ter sido aproveitada, sendo assim, sem ter realizado trabalho.

Com isso, há um aumento de corrente elétrica e uma defasagem entre a tensão e corrente, aumentando assim o consumo de energia.

A utilização desse dispositivo resulta na redução do consumo de energia, sem mencionar o controle bem mais refinado, por esse motivo e outros, os bancos de capacitores têm se tornado cada vez mais presentes nas empresas e nas indústrias e é uma solução muito boa para quem deseja reduzir o consumo de energia.

Rebobinagem de motores

Os Motores elétricos são bem encontrados em diversos ramos da indústria, pois fazem a transformação da energia elétrica em energia mecânica.

Tanta é a importância desse dispositivo, que quando este apresenta falhas ou algum problema, prejudica procedimentos industriais.

Rebobinagem de motores Elétricos é um processo que serve para que se devolva a plena funcionalidade aos motores, que vai se perdendo em decorrência do tempo de utilização e desgastes que também podem ser naturais.

Quando os motores começam a apresentar avarias, como, por exemplo, a bobina ser queimada, é preciso contratar o serviço de rebobinamento.

O rebobinamento é uma ótima opção, pois evita que o cliente tenha que fazer a aquisição de um motor novo, vendo que esse processo aumenta a vida útil deste, acaba evitando gastos maiores por parte dos clientes.

No processo de rebobinamento de motores elétricos, como o motor trifásico, em que ter alguns cuidados para que o equipamento não acabe sofrendo quedas ou pancadas, também evitar o uso excessivo de força para não causar dano nas peças do motor.

O processo para se rebobinar um motor precisa ser executado por uma empresa que seja especializada e por profissionais capacitados, caso não, acabam trazendo grandes prejuízos para o cliente e para os equipamentos, já que a eficiência e produtividade dos motores irá diminuir.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *