Conheça os diversos modelos de martelo

O martelo é um dos itens cruciais quando se fala em ferramentas e cada vez mais, novos equipamentos surgem alinhados aos avanços tecnológicos.

Dessa maneira, o tradicional martelo manual, comumente aplicado em obras de diversos portes até pequenos reparos, já não é a única opção visada, mas ainda assim, mantém sua importância.

O que é um sistema pneumático?

Para compreender o funcionamento dos martelos pneumáticos, é interessante apresentar do que se trata o sistema pneumático.

Um importante elemento quando se trata de automação industrial, que reúne elementos como controladores e sensores que podem ser incorporados por três tipos de energia: pneumatica, hidráulica e elétrica.

Além dos martelos, é possível encontrar diferentes tipos de aplicações pneumáticas, tais como acionamento de portas em ônibus, broca odontológica, pistola de pintura, sistemas de alimentação de peças, lixas, entre outros.

Devido às características da atividade do ar comprimido usado nesses sistemas, é possível obter diversas vantagens, como:

  • Acionamentos com possibilidade de sobrecarga até a parada;
  • Armazenamento prático;
  • Não é nocivo para o ambiente;
  • Não tem risco de faíscas em atmosfera explosiva.

É fundamental se ater ao fato de que para que os equipamentos pneumáticos atinjam verdadeira eficácia em seu funcionamento.

Principalmente, efetuem a operação com confiança, é preciso que algumas exigências de qualidade referente ao ar comprimido sejam atendidas, como o teor de óleo, pressão, teor de água e vazão.

Além disso, para compreender a importância dessas exigências, é preciso observar que a vazão e pressão são associadas diretamente com a velocidade e força.

Já as impurezas, o óleo e a água, possuem relação com a confiabilidade e durabilidade dos sistemas, sendo que o óleo tem grande importância para a lubrificação.

Características dos martelos pneumáticos

martelo pneumático é chamado de martelete ou de martelo demolidor, é um tipo de britadeira, pois possui as funcionalidades de perfurar e romper a cerâmica e o concreto nas mais diversas obras, seja de manutenção ou construção de portes variados.

Em seu mecanismo pneumático, o pistão realiza a compressão de ar que é emitida de forma indireta para a broca. É um meio operacional que permite uma melhor produtividade e absorção do impacto.

Além de existir a ferramenta perfuradora, que pode ser utilizada para madeira, aço e materiais sintéticos, também é possível encontrar o martelete rompedor, que além de efetuar as funções anteriores, também é usado para romper de forma mais prática o concreto.

No entanto, há possibilidade de usufruir dessas ferramentas de maneiras diferentes, no martelete perfurador, por exemplo, com acessórios opcionais, como mandril convencional e eixo adaptador.

Já o rompedor, também apresenta função de controle eletrônico de velocidade, que permite que a força da percussão seja ajustada.

O que são martelos hidráulicos?

martelo hidráulico é um equipamento que se diferencia muito das ferramentas apresentadas anteriormente, em especial, ao notar que se trata de itens robustos.

Aplicados em escavadeiras, retroescavadeiras, carregadeiras, entre outros equipamentos amplamente utilizados em construções.

O seu uso é direcionado, predominantemente, para a cravação de estacas constituídas por concreto, pré-moldadas e que podem ter formas distintas. Além disso, também é usado em obras portuárias.

A energia de impacto do martelo hidráulico é controlada, dessa forma, é possível que seja adequada a cada tipo de trabalho.

Entre os principais benefícios desse equipamento, é que sua manutenção é fácil, assim como a operação. Além disso, pode ser acoplado a qualquer tipo de guindaste ou bate-estacas.

Dessa forma, é possível contribuir de maneira significativa com a produtividade.

A principal distinção entre os sistemas, é que o hidráulico opera por meio de um fluído líquido para que a força seja gerada, por exemplo, um óleo.

Já no caso do pneumático, conforme citado, o uso é de fluído gasoso, como o nitrogênio e ar comprimido.

No entanto, a eficácia é uma das semelhanças, assim como o fato de que ambos necessitam do suporte de um compressor para que ocorra a propagação eficaz e o mecanismo funcione.

É interessante observar que por mais que o martelo manual seja um item crucial entre as ferramentas, amplamente usado para fixar e remover pregos.

Entre outras aplicações, ao longo dos anos, outras opções foram desenvolvidas para outras finalidades ou em prol de aprimorar os processos.

Sendo assim, ao se tratar de martelos, grande diversidade pode ser encontrada no mercado.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *