Melhorias para as indústrias alimentícias

As indústrias alimentícias são, se não a mais – uma das mais importantes, e também a que requer maiores cuidados com a conversação e preservação dos seus produtos.

Uma indústria com clientes que desejam qualidade sempre impecável.

A inovação tecnológica já permite com que a parte alimentícia se inove para responder com alta qualidade a esses clientes, sendo assim, esse artigo tem como objetivo mostrar alguns pontos de melhorias que podem ser aplicados para fazer um “upgrade” nessa indústria.

Então para se informar e ficar por dentro de algumas curiosidades do ramo e dos seus equipamentos, acompanhe o artigo até o final.

O uso do aço inox na indústria alimentícia

Na hora de adquirir equipamentos nesse ramo é de extrema importância se atentar ao material que é constituído a peça. Sendo assim esse material vem sendo o preferido, pois conta com variados aspectos positivos em relação a outros materiais.

Trabalhar com alimentos exige um equipamento de fácil limpeza (afinal a conservação dos alimentos em local limpo e fresco é o fator primordial) e manutenção para evitar qualquer tipo de contaminação.

Além desses pontos é possível destacar que o aço inox é um material com boa durabilidade, permanecendo intacto por bastante tempo e evitando gastos desnecessários com troca e/ou manutenção. Vamos tratar aqui de algumas peças de aço inox fundamentais para essa indústria.

Armário

armário aço inox é uma opção que garante versatilidade na sua utilização, pois atende toda a necessidade de uma cozinha industrial, auxiliando no armazenamento e manutenção de variados tipos de alimentos e também é um material visualmente bonito, que ajuda a deixar o ambiente mais agradável.

Esse equipamento tem uma camada transparente que entrega uma proteção extra ao produto contra corrosões e oxidações, um fator importante quando se trabalha com alimentos.

Um outro equipamento para auxiliar na função do armário é a estante inox cozinha industrial, que ajuda muito na manutenção dos alimentos, também resistente a intempéries com fácil articulação para achar produtos de forma rápida e prática, fazendo até um rendimento melhor caso o local seja pequeno.

Pia

Claro que para realizar o corte e manutenção mais direta dos produtos comercializados é necessário algum local de fácil acesso e que garanta resistência para o corte dos mais variados tipos de produtos, neste caso a recomendação é o uso de uma pia inox industrial, que pode ser encontrada no mercado em vários modelos que apresentam uma gama de vantagens diferentes.

Se o seu comércio necessita de espaço para o corte de grandes peças, essa pia possui modelos com amplo espaço nas laterais, para até duas ou 3 pessoas trabalhando simultaneamente.

Uma dica valiosa é manter sempre a estante próxima da pia para que a movimentação de pessoas siga um fluxo menor, prevenindo contra possíveis acidentes.

Selamento, um recurso valioso.

Manter os alimentos frescos e suculentos é um dos maiores desafios desta indústria, existem várias formas para isso, indo desde conservadores até equipamentos variados, mas a recomendação mais viável.

E talvez a mais econômica – é optar por um bom procedimento de selagem, para pequenos negócios é recomendado a utilização de uma seladora a vacuo que irá suprir a necessidade de armazenamento.

A selagem a vácuo traz vários benefícios, como:

  • Conservar o alimento fresco;
  • Facilidade no transporte;
  • Proteção a microorganismos;
  • Extensão do tempo de vida do alimento;
  • Conversar o sabor por mais tempo;

Esse procedimento faz com que todo o ar que exista dentro do saco e do próprio produto seja retirado, evitando que qualquer bactéria ou microorganismo consiga se proliferar.

Em casos de grandes comércios a indicação é que se utilize uma seladora a vacuo industrial com capacidade de tornar o processo mais rápido, visando uma distribuição em escala maior.

As melhorias para essa indústria são variadas, dependendo muito do setor e demanda para entender qual atende melhor o seu comércio, com essas dicas será possível ter uma noção muito melhor na hora de optar por melhorias dentro desse segmento.

Lembrando que a melhor dica é sempre a transparência com o cliente e no uso de materiais de qualidade, garantindo assim a fidelização do seu público-alvo.

Vale ressaltar que o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são de extrema importância, principalmente em ramos que mexem com maquinários pesados e objetos cortantes.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *