Instrumentos de medição: equipamentos usados na indústria

O funcionamento dos diferentes tipos de máquinas utilizadas na indústria necessita de diversos acessórios e equipamentos, que são responsáveis por regular e complementar a operação de cada uma das máquinas.

Por isso, existem diversos tipos de equipamentos específicos, que devem ser utilizados de acordo com o trabalho a ser executado.

Esses equipamentos servem para os mais diversos tipos de indústrias, tais como:

  • A indústria metalúrgica;
  • A indústria química;
  • A indústria de usinagem;
  • A indústria petroquímica;
  • A indústria alimentícia;
  • Entre outros tipos de indústrias.

Sobre os instrumentos de medição

Os equipamentos de medição são os mais conhecidos, já que informam as condições gerais tanto de funcionamento de uma máquina quanto do seu produto final.

Existem diferentes tipos de medidas, que informam as características gerais do objeto que será analisado. As principais medições são:

  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Tamanho;
  • Espessura;
  • Profundidade;
  • E outros tipos de medida.

Os instrumentos de medição são fundamentais para a obtenção de informações importantes sobre produção e funcionamento de máquinas.

A temperatura é sempre medida através de um termômetro que informa, em graus, se um material possui maior quantidade de calor ou de frio em sua composição.

Através de um medidor de umidade, é possível identificar se há excesso de água em determinados produtos, o que pode ocasionar mofo ou outros tipos de fungos.

Na indústria alimentícia, a medição de umidade em alimentos deve ser realizada constantemente, já que pode ocorrer perda de produtos que possam estragar por causa do excesso de água.

O tamanho ou espessura são medidas pertinentes às dimensões de um produto. Essas informações podem ser obtidas com o uso de réguas, trenas ou de medidores de espessura. A profundidade é outra medida obtida através de um instrumento específico para este fim.

É possível encontrar equipamentos que unem dois ou mais tipos de medida, podendo ser utilizados para casos específicos.

Termohigrômetro e calibração de equipamentos

Um dos exemplos de equipamento que une diferentes medidas em um único aparelho é o termohigrômetro, responsável por realizar a medição de umidade e de temperatura.

Existem medidores específicos que analisam apenas a umidade ou que apenas a temperatura, porém o termohigrômetro unifica os dois tipos de medida em um único aparelho e é geralmente utilizado pela indústria alimentícia, sendo fundamental para a medida de umidade e temperatura durante o funcionamento da máquina produtora.

Essas medidas garantem que o alimento produzido esteja de acordo com as normas vigentes, entregando um produto de qualidade ao consumidor final.

Assim como qualquer outro tipo de aparelho, é necessário realizar a calibração de termohigrômetro SP, pois o uso constante pode desregular o seu funcionamento e, assim, prejudicar o resultado final do processo de produção.

Manutenção de peças e equipamentos

A manutenção e a calibração de equipamentos são sempre necessárias e fundamentais, já que disso depende o correto funcionamento do maquinário de uma indústria.

Por isso, a manutenção preventiva e corretiva é também um meio de se obter economia de recursos, já que evita a perda de equipamentos danificados, que podem ser reparados e assim desempenhar sua função principal após a manutenção de suas peças.

Com o uso constante dos equipamentos, ocorre o desgaste natural das peças, que precisam ser substituídas para que não comprometam o funcionamento do maquinário. Em alguns casos, é possível realizar o reparo de uma peça, como, por exemplo, a recuperação de roscas para injetoras.

Assim, a peça é restaurada para sua condição inicial e o processo de recuperação é um modo mais econômico de realizar a manutenção do equipamento.

A importância da manutenção frequente das máquinas utilizadas nos pátios de uma indústria é essencial para não atrapalhar ou prejudicar a produção diária de uma fábrica.

Não apenas em termos de recursos financeiros, mas máquinas com mau funcionamento também geram transtorno para os funcionários responsáveis pelo manejo do aparelho, podendo inclusive causar acidentes de trabalho.

Por isso, é indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) por cada funcionário envolvido na produção fabril.

Assim, os equipamentos necessários para o funcionamento de uma indústria são vários, desempenhando diferentes funções que, em conjunto, garantem um processo de fabricação otimizado.

Independentemente do segmento da indústria, a manutenção de equipamentos e o fornecimento de equipamentos de proteção individual para cada funcionário garantem uma rotina mais tranquila e segura para que o trabalho seja realizado de maneira correta e satisfatória.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *