Instalações elétricas e sua importância na indústria

Em uma indústria, a parte elétrica é fundamental para garantir o bem-estar, funcionamento correto dos equipamentos além da otimização dos processos.

A energia elétrica faz parte do cotidiano para realização de praticamente todas as atividades. Dentro do setor industrial não é diferente, já que a maioria das máquinas precisam de energia para funcionar.

Devido tamanha importância, instalar de forma correta a parte elétrica de uma indústria é fundamental para evitar acidentes como sobrecargas ou curto-circuito.

Uma boa instalação garante a segurança dos funcionários e ainda aumenta a credibilidade da empresa. Mas, para que isso ocorra de forma eficiente, vale a pena investir em tecnologia.

Automação industrial: o que é e por que é importante?

Parece história de filme de ficção quando assistimos sobre a robotização das máquinas. Ou seja, a máquina servindo ao ser humano e realizando tarefas que, anteriormente, somente eram realizada por ele.

A automação industrial significa isso:  o ser humano dar um comando por meio de um painel elétrico e a máquina obedecer. Em uma indústria, investir em sua automação é fundamental pois:

  • Ajuda a otimizar os processos;
  • Tarefas são executadas de forma mais rápida;
  • Incorpora tecnologia e atualidade na empresa;
  • Evita acidentes de trabalho com o manuseio de máquinas;
  • Traz mais bem-estar aos funcionários e um ambiente de trabalho agradável;
  • Aumentar a produtividade;
  • Reduz o custo;
  • Realizar operações que consideradas perigosas e difíceis.

Além disso, ao otimizar os processos, é possível oferecer ao consumidor e ao cliente final um produto com mais qualidade. Outra vantagem também é que os gastos com manutenção caem, pois, a operação em si passa por simplificação.

Ou seja, investir em um sistema automatizado traz muitas vantagens para a empresa, pois é operada pela tecnologia, trazendo mais qualidade e segurança ao processo.

Geralmente, os processos de automação estão relacionados ao corte de peças, em segmentos do agronegócio e processos que de modo geral, levariam mais tempo se fossem feitos por pessoas.

Quadro de comando elétrico: sua importância para o funcionamento industrial

A indústria depende ativamente de energia elétrica para funcionar, ela também pode ser uma geradora e distribuidora de energia.

Com o uso de máquinas automatizadas, a produção aumenta com um custo menor, sendo um ótimo investimento.

No entanto, para que essas máquinas funcionem corretamente e sejam acionadas por mãos humanas é necessário que o Quadro de comando eletrico esteja bem instalado.

Esse quadro, como o próprio nome i,dica, comanda todos os processos realizados na indústria. Ele é acionado por meio de um software, que envia eletricidade como se fosse um comando. Ao ser acionado, ele começa a realizar o controle e ação das máquinas que estão no serviço de operação industrial.

Esse quadro é importante por garantir à empresa maior diferencial competitivo, além de agregar valor econômico.

Além disso, ele ajuda na padronização dos produtos feitos na indústria, proporciona a economia de energia elétrica, já que essa energia é direcionada de forma correta.

Além disso, esse processo oferece uma melhor condição aos funcionários, trazendo um serviço com alta qualidade.

Esse quadro pode ser utilizado em várias áreas industriais, como no setor automobilístico, de produção de remédios, na indústria que fabrica papel ou no setor alimentício.

Outro tipo de quadro importante

O Quadro de transferência automática também é fundamental dentro de uma indústria.

Isso porque esse item é um painel elétrico utilizado em um grupo que gera energia. Ele aciona, de forma automatizada, os equipamentos após uma queda de energia, para que seu funcionamento não seja interrompido.

Um gerador é um equipamento que serve para fornecer uma energia elétrica alternativa, no caso da queda de energia do centro de distribuição.

Quadro qta, como também é conhecido o Quadro de transferência automática, atua em conjunto com esse gerador para que a indústria não pare de funcionar.

Afinal, isso atrasaria os processos e faria com que a indústria perdesse lucros e produtos. Quando a energia do centro de distribuição é restabelecida, o quadro sabe realizar o desligamento do gerador.

Vale ressaltar a importância de realizar a manutenção da parte elétrica, dentro da indústria, com o objetivo de evitar acidentes.

Neste cenário recomenda-se procurar por uma equipe de Eletricista, que sejam de confiança e ofereçam credibilidade pelo trabalho realizado em Quadro de transferência automática. Assim, o investimento na parte elétrica será feito de forma assertiva.

 

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *