Inspeções nos equipamentos necessários na indústria

As indústrias dos mais variados segmentos precisam contar com uma enorme quantidade de equipamentos que fazem parte do cotidiano do setor com o objetivo de torná-lo muito mais otimizado e prático. Isso sem falar na segurança, que também é uma demanda importante e que não pode ser deixada de lado.

Por isso, é necessário conhecer os itens desse universo tão amplo e entender mais sobre alguns dos procedimentos que podem ser realizados para a garantia de resultados mais satisfatórios dentro das fábricas e indústrias. Isso porque esses locais buscam, diariamente, gerar processos de montagem e produção cada vez mais eficientes e resolutivos.

No artigo que você confere logo a seguir, conheça mais informações sobre o tema e saiba alguns detalhes importantes quando estamos falando desse setor essencial para a vida moderna. Além disso, fique por dentro dos procedimentos necessários para a garantia de mais proteção a todos.

Ensaios de materiais por meio do ultrassom

Embora o ultrassom seja um procedimento muito comum e encontrado nos hospitais em geral, o setor das fábricas e indústrias também contam com esse tipo de exame.

Diferentemente do método conhecido, ao invés de estar relacionado a pessoas avalia materiais diversos que devem passar pela chamada Inspeção por ultrassom.

Esse método de ensaio não é destrutivo e tem como base as ondas emitidas pelo ultrassom, detectando de forma eficiente e prática dos defeitos existentes em materiais.

Além disso, essa técnica também pode ser aplicada quando há a necessidade de medir a espessura de uma parede, por exemplo, ou mesmo quando há uma demanda por detecção precisa de procedimentos corrosivos em seu interior.

Por meio da onda ultra-sônica, portanto, é possível que o pulso-ecoante atravesse o material a ser examinado, de modo que ela será interrompida e depois, em partes, será devolvida.

Isso pode acontecer de pontos distintos com origem/expansão interna ou mesmo da parte posterior da parede.

É muito comum o Ensaio de ultrassom em soldas, pois essa técnica possui aplicabilidade elevada e pode garantir a qualidade de uma série de materiais, composições e estruturas. Especialmente ao falarmos de fenômenos corrosivos, como os chamados pites e alvéolos.

Nesse contexto é importante detectar o quanto antes a localização dos desgastes para que o monitor de dados possa revelar a morfologia, as dimensões e até mesmo a profundidade deles para que seja possível solicitar a manutenção.

Desse modo, esse é um procedimento realizado no cotidiano das Empresas de inspeção de equipamentos.

Vale ressaltar que é necessário contratar uma equipe capacitada e que possa garantir a precisão nos resultados oferecidos como também a confiabilidade, já que a negligência com aspectos relacionados com a inspeção de materiais e maquinários pode acarretar em prejuízos graves e até mesmo em acidentes.

Tratamento de efluentes

Já quando o assunto é o tratamento de afluentes, que é um procedimento obrigatório e que está diretamente relacionado com o cotidiano das fábricas e indústrias do mundo inteiro, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os itens e processos empregados

Em uma Estação de tratamento de efluentes, é necessário que diferentes métodos sejam conduzidos de acordo com a natureza dos materiais tratados.

Seja por meio de processos físicos, químicos ou mesmo biológicos, o objetivo é fazer com que o efluente final esteja adequado e de acordo com os padrões que a lei desse segmento estabelece.

O não cumprimento dessas normas pode acarretar em problemas operacionais e estruturais como também em transtornos judiciais.

Um dos equipamentos mais empregados é o chamado Filtro prensa, que oferece uma série de vantagens na aplicação durante o tratamento, entre elas:

  • Baixo custo de manutenção;
  • Menor consumo de energia;
  • Pouco gasto de descarte;
  • Reaproveitamento do material.

Sendo utilizado em procedimentos de tratamento de sólidos e também de líquidos, esse filtro remove partículas indesejáveis ao mesmo tempo em que limpa uma solução de forma mais otimizada e econômica. tudo isso sem deixar de lado a obediência obrigatória a todos os detalhes da legislação vigente no setor.

O Filtro de areia, portanto, possui um desempenho elevado nesse procedimento. Isso porque ele realiza a segmentação das partículas com eficiência, motivo pelo qual é sempre importante manter um criterioso controle de qualidade em procedimento relacionados com o tratamento de efluentes e também na inspeção de máquinas e materiais diversos dentro do setor industrial.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *