Benefícios da automatização industrial

A gestão dos processos e otimização de recursos operacionais é um ponto estratégico para a competitividade das indústrias. Neste contexto, contar com empresas de engenharia de projetos industriais e outras parcerias que auxiliam na automatização industrial é muito importante.

Na prática, esse conceito está relacionado com as tecnologias, recursos e instrumentos que podem reduzir custos, melhorar processos e otimizar as operações industriais.

Como todos esses fatores são amplos e cada segmento industrial tem suas próprias demandas, não existe uma só fórmula de promover a automatização industrial.

A implementação de um Sistema de visão, por exemplo, é um avanço tecnológico que pode ser aproveitado em vários tipos de indústrias.

Esse sistema se trata de um software que identifica falhas e erros de fabricação em processos em máquinas por meio de recursos visuais como a iluminação.

Além desse tipo de sistema, existem outras estratégias e recursos que podem ser analisados pelo setor de gestão de uma indústria. O primeiro passo para qualquer tipo de automação é um planejamento estratégico.

A partir disso, é possível medir os possíveis impactos das mudanças na operação industrial. Afinal, quais são os benefícios da automatização industrial? Se você também tem essas dúvidas, saiba que este artigo pode te ajudar.

Empresas de engenharia de projetos industriais

A engenharia é uma área que, assim como a indústria, pode ser focada em nichos distintos. As Empresas de engenharia de projetos industriais também. A função dessas empresas é, basicamente, projetar as formas de otimizar uma indústria, de reduzir custos operacionais, fornecer consultorias ou analisar o desempenho da produção industrial.

Como o próprio nome sugere, são empresas especializadas na construção de projetos. Portanto, esse tipo de parceria é uma forma de promover a automação industrial porque, na prática, esse tipo de empresa é conhecida pelas seguintes estratégias:

  • Construção de planejamento operacional;
  • Análise de recursos financeiros aplicados na linha de produção;
  • Sugestão de melhorias na operação;
  • Incentivos à competitividade industrial.

Assim como as empresas que focam na construção de projetos industriais, existem também outras estratégias que podem ser incorporadas a setores já existentes nas indústrias.

As variáveis para a implementação dessas melhorias são inúmeras. Para facilitar a compreensão de algumas, confira os tópicos abaixo, com exemplos reais.

Fábrica de tubos de aço

No mercado de tubulações industriais, uma Fábrica de tubos de aço e outros acessórios industriais como válvula de controle é muito requisitada para as mais diversas aplicações.

Nestes ambientes, a produtividade industrial também é desafiadora como em uma metalúrgica ou um espaço de caldeiraria, por exemplo. Para se ter uma ideia, pesquisadores dessa área acreditam que questões como segurança dos profissionais da indústria, qualidade da matéria-prima e instrumentos que otimizam a produção tornam o setor mais produtivo.

Quanto maior a produtividade de uma indústria, seja esta uma Fábrica de tubos de aço ou uma indústria de construção de peças automotivas, maiores os benefícios.

Assim, em alguns países como o Japão, a redução de custos operacionais e industriais alimenta o conceito de manufatura enxuta. O termo surgiu no contexto pós Segunda Guerra Mundial, quando empresas precisavam desenvolver um sistema de maior produção com menos recursos.

É neste contexto que a construção de um planejamento estratégico faz toda a diferença. Com um processo mais automatizado, as fábricas de tubo de aço e outros acessórios industriais podem usufruir dos seguintes benefícios:

  • Maior qualidade no desempenho da operação;
  • Aprimoramento dos processos;
  • Melhorias na fabricação de diferentes tipos de tubo;
  • Maior plano de distribuição para os fabricantes.

Assim como os planos de estratégia, outros métodos também podem impulsionar os benefícios da automatização dos processos nas indústrias. O Sistema de visão é um deles.

Sistema de visão: Benefícios para a automatização

Entre os diferentes softwares e sistemas industriais, existem métodos que podem ajudar no mapeamento de problemas e nas possíveis soluções.

No caso deste sistema, o destaque está no controle da qualidade dos processos por meio de elementos visuais. Com uma boa luz, câmeras, lentes e filtros, esse sistema pode ser implantado de várias formas e o objetivo é identificar falhas em equipamentos como painel eletrico, motor, entre outros.

Desta forma, o sistema traz várias vantagens para o processo de automação. A primeira é que, ao mapear as necessidades e justificar o impacto na prática, a automação se torna aliada para a produtividade.

Além disso, os processos de automatização geram economia de tempo e dinheiro para eventuais tipos de situação.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *