Importância dos instrumentos nas manutenções e calibrações

A indústria funciona por conta da integração de diversos sistemas, dentre eles, os de instrumento de medição.

Dentro da indústria muitos números e detalhes precisam ser revistos, estudados, verificados para que o funcionamento das máquinas ocorra de forma assertiva, o produto produzido tenha qualidade e ainda, os procedimentos realizados internamente apresentem precisão.

Devido à importância desses instrumentos, esse artigo trará informações sobre eles e sobre a necessidade da manutenção desses equipamentos para o bom andamento do ambiente industrial. Confira!

Instalações industriais

A indústria e seus variados segmentos são fundamentais para a economia nacional por favorecer a comercialização, importação e exportação de diversos produtos.

Praticamente todos os materiais que utilizamos no dia a dia vieram da indústria. Devido a importância desse setor, as instalações presentes dentro da indústria devem ser feitas de forma rigorosa, seguindo padrões e normas técnicas de segurança.

Por exemplo, dentre os tipos de instalações que precisam estar dentro de uma indústria.

Podemos citar a instalação de fontes de alimentação de energia elétrica (ligadas na rede de distribuição ou com auxilio de um gerador), do sistema hidráulico (que atua no transporte de fluidos), pneumático (dos gases), assim como tubulações, maquinário, sistemas de automação (por meio de inteligência artificial) e tecnologia.

O processo de montagem desses elementos requer bastante estudo, planejamento, projetos tanto da planta do imóvel como também específico, de cada sistema integrador, dentre outros detalhes.

É importante que todos esses sistemas passem por revisão e manutenção, visando detectar falhas técnicas iniciais e não agravar o problema.

Por exemplo, dentro do sistema hidráulico e automatizado podemos citar a presença de pontes rolantes dentro da empresa. Essas pontes são utilizadas para o deslocamento de cargas, materiais e produtos de forma eficiente, sem causar danos e com suporte adequado.

Por isso, a Manutenção em ponte rolante se torna de extrema importância para não comprometer todo o serviço de chegada dos materiais de um ponto a outro.

Nesse caso, os rolamentos precisam ser analisados, a qualidade da esteira, o motor, integração do sistema, dentre outros detalhes.

Principais instrumentos de medição

Os instrumentos de medição, como o próprio nome já diz, são utilizados para medir algum fator e apresentar um dado. Esse dado será utilizado para um estudo e verificação dos componentes técnicos e sua qualidade. Dentre os elementos que podem ser verificados, podemos citar a:

  • Temperatura;
  • Pressão;
  • Vazão;
  • Impacto;
  • Peso;
  • Velocidade;
  • Dentre outros elementos.

Esses instrumentos trazem dados de segurança e por isso devem estar sempre atualizados com o objetivo de trazer um dado correto e não comprometer os processos, segurança dos profissionais e a qualidade da operação dentro da indústria.

Realizando a manutenção dos instrumentos de medição

Já vimos que os instrumentos de medição são de extrema importância para a indústria por trazerem maior precisão. Mas, é importante realizar uma manutenção para meio da calibração dos instrumentos.

Por meio de procedimentos técnicos, os aparelhos passam por revisão com o objetivo de constatar se o valor apresentado pelos mesmos se compara com as medidas universais de medição.

A recomendação, seguindo Normas Técnicas de segurança já estabelecidas é que a manutenção ocorra de forma preventiva, ou seja, que os instrumentos não precisem quebrar ou apresentar uma irregularidade para passar por vistoria técnica.

Esse cuidado é ainda mais importante por garantir maior qualidade técnica nos processos realizados internamente.

E não somente os instrumentos recebem processos de calibragem e verificação técnica. Dentro das indústrias outros materiais, por exemplo, roscas, também podem receber calibragem.

Por exemplo, o Calibrador de rosca apresenta uma importância gigante, porque as roscas são utilizadas como suporte a parafusos, que costumam fixar diversos equipamentos, como máquinas, por exemplo.

Se a rosca não estiver apertada suficiente, ou aguentando o impacto e atrito, é bem provável que o equipamento tenha problemas técnicos e comprometa o funcionamento industrial.

Como o mercado disponibiliza alguns tipos de rosca, os modos como a verificação técnica e a calibragem são feitas pode variar.

Por exemplo, existe o Calibrador tampão de rosca, que é um material que ajuda a verificar o tipo de tolerância que as roscas estão apresentando diante do método chamado de “passa e não passa”.

Existem vários modelos desse tipo de rosca e outros, que estão disponíveis no mercado com o objetivo de suprir a necessidade do cliente.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *