Importância da calibração em instrumentos de medição

A calibração é uma comparação entre uma medida conhecida (o padrão) e a medição usando o seu instrumento. Normalmente, a precisão do padrão deve ser dez vezes maior que a precisão do dispositivo de medição que está sendo testado, como na calibração de balanças rodoviárias.

No entanto, a taxa de precisão de 3:1 é aceitável pela maioria das organizações de padrões.

A calibração de seus instrumentos de medição tem dois objetivos. Ela verifica a precisão do instrumento e determina a rastreabilidade da medição. Na prática, a calibração também inclui a manutenção e o reparo do dispositivo, se estiver fora de calibração.

Um relatório é fornecido pelo especialista em calibração, que mostra o erro nas medições com o dispositivo de medição antes e depois da calibração.

Para explicar como a calibração de balanças é realizada, por exemplo, podemos usar um micrômetro externo como exemplo. Aqui, a precisão da escala é o parâmetro principal para calibração.

Além disso, esses instrumentos também são calibrados para erro zero na posição totalmente fechada e planicidade e paralelismo das superfícies de medição.

Para a calibração da balança, um calibre de deslizamento é usado. Um plano óptico calibrado é usado para verificar o nivelamento e o paralelismo.

Por que a calibração é importante?

O objetivo da calibração é minimizar qualquer incerteza de medição, garantindo a precisão do equipamento de teste. A calibração quantifica e controla erros ou incertezas nos processos de medição para um nível aceitável.

A precisão de todos os dispositivos de medição se degrada com o tempo. Isso geralmente é causado por desgaste natural devido ao uso.

No entanto, alterações na precisão também podem ser causadas por choque elétrico ou mecânico ou por um ambiente de fabricação perigoso (ex: óleos, lascas de metal, alta temperatura etc.).

Dependendo do tipo do instrumento, como é o caso do termômetro digital, e do ambiente em que ele está sendo usado, ele pode se degradar muito rapidamente ou durar um longo período de tempo.

O resultado é que a calibração de termometro digital, entre outros, melhora a precisão do dispositivo de medição. Dispositivos de medição precisos melhoram a qualidade do produto e assim sucessivamente.

Como a calibração de temperatura é realizada?

No uso geral, a calibração é geralmente considerada como incluindo o processo de ajuste da saída ou indicação em um instrumento de medida para concordar com o valor do padrão aplicado, dentro de uma precisão especificada; no entanto, trata-se de dois processos: calibração e ajuste.

É importante, portanto, entender exatamente o serviço de que você precisa. Também é importante entender o que está sendo calibrado e como a calibração está sendo executada.

Como exemplo, considere um termômetro digital que usa uma sonda de temperatura externa; alguns provedores de serviços de calibração realizarão a calibração usando um valor de temperatura simulado que é aplicado somente ao termômetro (ou seja, sem a sonda de temperatura).

Assim, um instrumento de teste é conectado ao termômetro digital e uma tensão equivalente a uma temperatura específica é aplicada ao termômetro digital. O resultado é gravado e o termômetro é considerado calibrado.

Muitos usuários exigem e esperam que seja executada uma calibração mais rigorosa que reflita o uso no mundo real. Dessa forma, o método preferido é testar o termômetro digital e a sonda de temperatura juntos (em outras palavras, um ‘teste do sistema’) e usar uma fonte de calor real.

O valor exibido pelo sistema sendo testado é então comparado com o padrão (o sistema com uma precisão conhecida ou atribuída).

Quando você deve calibrar seu dispositivo de medição?

Um dispositivo de medição deve ser calibrado:

  • Segundo recomendação do fabricante;
  • Após qualquer choque mecânico;
  • Após qualquer choque elétrico;
  • Periodicamente (anualmente, trimestralmente, mensalmente).

Custos e riscos ocultos associados ao dispositivo de medição não calibrado podem ser muito mais altos que o custo de calibração.

Portanto, recomenda-se que os instrumentos de medição sejam calibrados regularmente por uma empresa respeitável de metrologia para garantir que os erros associados às medições estejam na faixa aceitável.

Enfim, a calibração é de vital importância, pois ela permite que usuários e empresas tenham confiança nos resultados que monitoram, registram e subsequentemente controlam.

Em aplicações de processos de fabricação, qualquer equipamento usado deve ser calibrado em vários pontos ao longo de sua faixa de trabalho para garantir informações confiáveis ​​para alarmes e sistemas críticos. Pense nisso!

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *