Fabricação de tubos para o ramo industrial

Além da indústria e da construção civil, os tubos de aço estão presentes em diversas coisas do cotidiano: de postes de energia elétrica até a fabricação de brinquedos.

Neste cenário, os responsáveis por uma fábrica de tubos de aço possuem diversos requisitos para atender o segmento, considerando resistência, flexibilidade e padrão de qualidade.

Há vários tipos de aço que podem fazer a composição destes tubos, porém, independentemente da espessura do tubo ou da matéria-prima, eles são peças muito importantes.

No cenário da indústria brasileira, entidades da área afirmam que os fabricantes de tubos de aço carbono são requisitados, não só no país, mas no mundo. Não é em vão que o país exporta, em média, 15 milhões toneladas de aço por ano.

Se identificou com o assunto? Então continue lendo esse conteúdo, preparado especialmente para falar sobre essas questões.

Fábrica de tubos de aço e possibilidades

Independentemente da matéria-prima predominante, da dimensão ou da aplicação de um tubo industrial, toda fábrica de tubos de aço possui alguns critérios comuns. Entre eles, a certificação do padrão de qualidade do produto se destaca.

Assim como as válvulas industriais, os tubos são acessórios que serão usados nas mais diversas situações, como uma tubulação industrial, por exemplo.

Como os tubos são acessórios industriais de conexão, transporte e regulagem de fluídos, vapor e substâncias químicas, é muito importante que os fabricantes de tubos de aço carbono considerem os padrões de fabricação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além da responsabilidade do fabricante em seguir os padrões, para quem precisa comprar os tubos, é interessante se informar com os responsáveis sobre questões como: qualidade dos equipamentos, instrumentos e experiência do profissional da fábrica.

Além da ABNT, há outros orientações de fabricação, recomendadas por órgãos como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que devem ser seguidas pelos fabricantes .

Independentemente do tipo de tubo, seguir essas normas é importante pelos seguintes motivos:

  • Certificação de qualidade do produto;
  • Durabilidade dos tubos;
  • Resistência diante do transporte de fluídos e condições de temperatura;
  • Maior aproveitamento do material;
  • Menos desperdício de recursos econômicos (caso de troca/defeito).

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da qualidade na fabricação dos tubos, separamos alguns dos principais tipos e suas aplicações.

Tubo de aço

O tubo de aço preço pode ter múltiplas variações. O mais comum é encontrar tubo de aço em carbono, no entanto, também é possível encontrar tubos que misturam o aço e outros elementos.

No segundo caso, há uma proximidade com o tubo e é nomeado como galvanizado após passar por um processo de altas temperaturas e ser revestido com zinco.

Além da matéria-prima, os tipos de tubo de aço também são diferenciados a partir de dimensões, formatos e estilos. Entre as variações de tubos redondos, quadrados, retangulares, há também diferenciações que dividem esses tubos em: sem costura ou com costura.

No primeiro caso, o tubo com costura é fabricado a partir da soldagem de chapas de metal. Esse tipo costuma ser mais acessível na parte financeira e logística, e é muito encontrado em cenários como:

  • Equipamentos industriais;
  • Indústrias (agrícola, moveleira, siderúrgica);
  • Usinas de açúcar;
  • Fábricas de peças automotivas.

Tubo de alumínio

Assim como os tubos fabricados em aço, o tubo de alumínio pode ser encontrado em diferentes formatos, espessuras e dimensões.

Além da resistência, esses tubos são leves e conhecidos por serem mais maleáveis (ou flexíveis). Em relação aos tubos de carbono, a principal diferença é a diferença de peso, já que o carbono é mais pesado.

Entre os formatos variados desse acessório industrial, o tubo de aluminio quadrado é um tipo de tubo que pode ser aplicado em ligas metálicas, em tubulações, na construção civil, nos equipamentos industriais ou em outras aplicações.

Há ligas diferentes para este tipo de tubo, que são divididas entre maior resistência mecânica e/ou condutividade elétrica. Além dessas especificações, o tubo de alumínio também pode ter variedades de formato nas bordas, que, geralmente são retas ou redondas.

Entre as vantagens do tubo de alumínio preço se destacam:

  • Menor risco de vazamentos de fluidos;
  • Mais segurança na condução de gases ou fluidos;
  • Facilidade na hora da limpeza;
  • Alta durabilidade.

Tubo de ferro galvanizado

Por fim, tubos galvanizados são conhecidos por se tratarem de acessórios industriais com uma estrutura mais reforçada. Na prática, esses tubos são chamados dessa forma devido ao processo de galvanização.

Esse processo que torna o tubo de ferro galvanizado consiste na submissão do material à altas temperaturas, em máquinas específicas que também revestem essa matéria com zinco.

Com a mistura de ferro e zinco, esse material é mais resistente a corrosão e outras deteriorações. As aplicações mais comuns deste tipo de ferro são: construção e reforma de postes de energia elétrica, construção de tubulações industriais para condução de gases e materiais de alta pressão, estrutura de máquinas industriais e etc.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *