Exemplos de ferramentas para filtrar substâncias

Boa parte dos processos industriais é realizado com o uso de algumas ferramentas ou equipamentos, isso porque ajudam a aprimorar os resultados e otimizar tempo e recursos.

Assim, é comum encontrar máquinas potentes com aplicações e finalidades diversas, de modo que entender um pouco sobre seu funcionamento é fundamental para aprender mais sobre o serviço industrial e sua importância.

É correto afirmar que as máquinas precisam de um componente específico para seu acionamento, o fato é que para um bom desempenho a recepção desses elementos deve ser correta e atender a demanda do equipamento.

De modo que alguns exemplos de fluídos que podem ser usados, são:

  • Óleos e combustíveis;
  • Gases;
  • Água;
  • Ar comprimido.

Assim, um equipamento amplamente usado nas indústrias é o compressor de ar, com características muito vantajosas proporciona um ótimo funcionamento para diferentes máquinas que usam sistema pneumático para trabalhar, ou seja, ele capta o ar e comprime sob pressão para ser direcionado ao seu uso final.

Contudo, lidar com algumas questões relacionadas a qualidade do ar é importante. É ideal que esse componente quando captado esteja livre de poluentes como poeira e outros elementos que podem inviabilizar seu uso, daí a importância de utilizar um filtro de ar, com ele uma filtragem minuciosa vai ser feita, deixando de fora os contaminantes.

Esses filtros são versáteis e podem ser empregados em compressores de diferentes tamanhos e capacidades de produção, além de apresentar eficiência e ser fabricado em diferentes modelos e especificações, o que significa que a variedade de filtros pode incluir outros tipos que abrangem também a filtragem de outras substâncias.

Explicando sobre os tipos de filtros existentes no mercado

Falando ainda sobre a questão da filtragem de ar e gases, é possível citar um modelo conhecido por sua modernidade e eficiência nesse ramo, o filtro coalescente Domnick Hunter é produzido com os melhores materiais disponíveis para que apresente um alto padrão na funcionalidade.

Assim, pode se dizer que esse filtro é um dos mais resistentes e duráveis já inventados, com ele a retenção das partículas indesejadas é mais bem-feita.

Ademais, como o assunto é filtrar partículas e manter a segurança e qualidade das substâncias e das máquinas que vão recebê-las, um outro elemento é a manta filtrante para ar condicionado que serve também para filtrar o ar recebido pelo aparelho.

No mais, não apenas os acondicionados podem ter mantas filtrantes, exaustores e sistemas de ventilação também, além de muitos outros já que o item tem uma ampla aplicação.

No entanto, o ar não é o único que precisa ser filtrado, a água também, principalmente, porque precisa ter boa qualidade seja para uso industrial em máquinas ou para o próprio consumo humano, de modo que uma ferramenta que faça o trabalho de limpar o líquido e mantê-lo livre de contaminação é fundamental.

Com isso, o filtro de agua usado nas indústrias é indispensável já que nesses ambientes o consumo é muito grande, o que faz com que os cuidados com a qualidade sejam importantes, mas também devem ser mais ágeis.

De modo que instalar esse componente pode otimizar o trabalho pois sua troca é feita em um período de tempo determinado e pode ser feita com planejamento para não afetar o abastecimento e produção interna.

Atenção na liberação de gases na atmosfera

Sabendo que muitos processos industriais usam gases para funcionar, é certo dizer também que muitos gases são produzidos e precisam ser liberados na atmosfera, mas é válido ressaltar que existe um cuidado a ser tomado com essa ação.

Um exemplo de processo que pode emitir gases poluídos é a incineração, que muitas empresas fazem, de modo que tratar das substâncias é importante.

Para isso, existe o lavador de gases industriais que vai fazer uma lavagem efetiva que visa eliminar partículas contaminadas, odores e qualquer outro componente que pode causar poluição na atmosfera.

Contudo, é preciso ressaltar que existem leis que determinam como essa liberação deve ser feita e a quantidade de poluentes que podem ser despejados no ambiente, por isso existe o lavador de gases que ajuda as empresas a se manter de acordo coma legislação.

Assim, seja qual for a situação há um tipo de ferramenta indicada, basta saber reconhecer o problema para poder buscar o item que melhor se enquadra.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *