Esteira industrial promove segurança no local de trabalho

Esteiras transportadoras são comumente vistas em aeroportos, centros de logística e distribuição, entre outros locais. Elas são muito úteis e desempenham funções parecidas com as de um guindaste, não só porque são capazes de transportar eficientemente mercadorias pesadas de um lugar para outro, tornando o processo mais fácil, rápido e conveniente, mas também por preservar a vida dos trabalhadores ao promover a segurança do trabalho.

Se não fosse pelos transportadores, os materiais teriam que ser deslocados manualmente, o que implicaria a contratação de mão de obra, gerando a necessidade de uma série de procedimentos e investimentos em recursos humanos.

Quando comparado ao trabalho humano, o trabalho realizado pelas máquinas envolve menos questões burocráticas e de segurança do trabalho, por exemplo.

Em razão desses aspectos positivos, os transportadores comerciais são usados ​​em diversos setores, como o setor alimentício, de produtos farmacêuticos, manufatura e transporte.

Da mesma maneira funciona a esteira industrial, que é projetada para suportar grandes cargas de trabalho, condições climáticas extremas, bem como se mover em direções e ângulos diferentes, como uma ponte rolante.

Tipos de Transportadores

Transportadores vêm em vários tamanhos e formas. Essas variáveis ​​mudam dependendo do tipo de indústria em que são usadas.

Os transportadores de correia de corrente, por exemplo, também conhecidos como transportadores de borda de corrente, são projetados para transportar grandes volumes de produtos, como resíduos industriais.

A esteira industrial em cadeia é usada ​​como abastecimento de linha de separação, linhas mistas e enfardadeiras de ejeção do lado do abastecimento.

Já os transportadores de correia de aço utilizam dois tipos de correia – dobradiça de piano e avental de aço. Esses transportadores podem carregar uma grande quantidade de peso, geralmente de 20 a 50 toneladas a cada hora.

Graças a essa tonelagem, eles são usados ​​em aplicações de abastecedores pesados, como compactadores, linhas de resíduos mistos de serviço pesado e enfardadeiras de sucata.

Por fim, os transportadores com barra deslizante são usados ​​em aplicações cuja correia da corrente é muito fraca e a de aço é muito pesada.

Esses têm capacidades que começam de 1 tonelada e vão até 15 toneladas e vêm com um mecanismo de variação de velocidade que permite operações lentas a rápidas. Eles são usados ​​para abastecer enfardadeiras de ejeção lateral e enfardadeiras horizontais.

Benefícios dos Transportadores

Como mencionado, os transportadores são considerados um grande aprimoramento do uso do trabalho humano na realização da atividade de abastecimento de linhas de produção. Fora isso, aqui estão mais alguns benefícios de usar o sistema de transporte:

  • Transporte de materiais de diferentes portes;
  • Carregamento e descarregamento contínuo de itens;
  • Economia de tempo;
  • Mobilidade;
  • Transporte em desníveis.

·Além disso, os transportadores com correias inclinadas automatizadas podem descarregar automaticamente os materiais, eliminando o descarregamento manual. Isso também significa que não é desperdiçado tempo no monitoramento de descarregamentos de material.

Os transportadores permitem um controle cuidadoso da velocidade na qual os materiais são movidos. Isso significa que há menos chances de algo quebrar e causar perda devido a problemas de manuseio.

Transportadores podem se mover em ambas as direções. Isso é muito útil quando os materiais precisam ser movidos entre as extremidades opostas de uma unidade de fabricação durante o processo, que pode levar muito mais tempo se feito m,anualmente.

Onde os transportadores são usados?

corrente transportadora é usada ​​em quase todos os setores onde os materiais precisam ser movidos, incluindo fábricas de engarrafamento, centros de reciclagem, fábricas de plásticos e assim por diante.

Ela pode ser usada ​​em qualquer indústria que tenha algum tipo de processo que requeira o movimento de itens e materiais em intervalos regulares de maneira cíclica, além da possibilidade de ser equipada com linha de vida.

O sistema de esteira industrial com linha de vida pode ser instalado ao longo da esteira transportadora ou mesmo em um ponto de manutenção.

Considera-se, para tanto, a instalação de pilares com vão de 10 metros e capacidade para 2 pessoas ancoradas no sistema de rosca transportadora.

A principal vantagem dos sistemas de transporte é que eles automatizam muitas tarefas humanas associadas à fabricação e ao transporte de materiais.

Isso inclui tarefas como abastecer, mover, carregar e descarregar materiais. Se sua empresa ou fábrica possui algum desses requisitos, um transportador industrial é definitivamente algo em que você deve investir. Pense nisso!

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *