Entenda o transporte de maquinários para as indústrias

O peso e as dimensões exigem cuidados especiais no transporte de equipamentos pesados e maquinários para a indústria. A maioria dos maquinários de grandes dimensões não podem ser desmontados e montados novamente, exigindo caminhões e outras máquinas para o deslocamento.

Entretanto, trata-se de um aspecto essencial na montagem industrial. Para isso é imprescindível a contratação de empresas especializadas no serviço, com profissionais experientes e estrutura para fazer o transporte em segurança.

Recomendações para o transporte de máquinas

O transporte de carga envolvendo equipamentos industriais depende de algumas recomendações para que seja feito da maneira adequada.

Primeiramente, é preciso atentar-se para as dimensões dos equipamentos que serão transportados, já que isso é fundamental para escolher o transporte ideal.

O peso dos maquinários é outro aspecto que influencia diretamente no processo, e deve ser comunicado às empresas especializadas. A quantidade de equipamentos a serem transportados também deve ser informada.

Para acondicionamento da carga pesada no caminhão de transporte, é preciso estudar a movimentação das peças, que deve ser feita com o máximo de segurança para evitar quebras e acidentes.

Por fim, é essencial a análise de rotas alternativas, já que os caminhões têm limitações para transitar nas cidades, tornando os desvios extremamente  necessários. Para maior segurança, o transporte também costuma ser feito no período da noite.

Equipamentos para o transporte de maquinários pesados

O transporte de maquinários para as indústrias pode ser feito por diversos equipamentos. Geralmente, as empresas especializadas contam com uma grande quantidade de caminhões e máquinas para atender às unidades industriais. Dentre os equipamentos, é possível citar:

  • Caminhão Munck e carretas de transporte;
  • Empilhadeira e plataforma elevatória hidráulica;
  • Caminhão guindaste e guindauto;
  • Carretas, pranchas e esteiras transportadoras;
  • Macacos hidráulicos, alavancas, roletes, dormentes;
  • Entre outros.

Além da potência e eficácia oferecida pelos diversos tipos de caminhões para o transporte de cargas pesadas, outros equipamentos merecem destaque, porque apesar de serem menores, contribuem muito para os processos de transporte no interior das indústrias.

Equipamentos para transporte no interior das indústrias

O transportador de cavacos é um equipamento resistente, forte e de alta durabilidade, utilizado para o transporte interno e externo. O seu uso está relacionado, principalmente, ao transporte de máquinas ou matérias-primas pesadas nos segmentos automobilístico e siderúrgico.

Os equipamentos também são úteis para a remoção de resíduos como aparas de produtos ou lascas de metal dos processos de usinagem. Dessa forma, eles contribuem para a limpeza e segurança dos ambientes de trabalho, removendo resíduos úmidos ou secos.

É comum que nas grandes indústrias cada maquinário tenha o seu próprio transportador de cavacos, contribuindo para a organização, limpeza e atualização do mapa industrial.

Por outro lado, a esteira transportadora industrial também pode colaborar para o transporte de maquinários pesados e para o deslocamento de itens no interior das indústrias.

Entretanto, o equipamento costuma estar focado na movimentação de insumos, matérias-primas ou produtos. Um exemplo é o uso na mineração, para o carregamento de minérios extraídos que seguem para o manuseio. Já na construção civil elas podem ser empregadas para o transporte de materiais.

De uma maneira geral, a esteira consiste em polias que facilitam o deslocamento de superfícies, e também podem ser chamadas de transportador de roletes.

O equipamento tem simples compreensão e montagem, porém cada componente é fundamental para o bom funcionamento. Além disso, é preciso considerar a resistência do maquinário antes da sua aplicação, já que os materiais ou objetos podem ter peso ou tamanhos variados, influenciando nas operações.

Dicas para contratar os serviços de transporte de maquinários

A contratação de uma transportadora deve ser feita com o máximo de cautela, repassando todas as informações necessárias para a eficiência e segurança do transporte de máquinas.

Também recomenda-se uma leitura atenciosa do contrato de prestação de serviços, principalmente para evitar a cobrança de taxas extras.

Conferir as certificações da empresa é outra medida para prevenir problemas e acidentes. O motorista responsável pelo transporte deve estar devidamente habilitado, segundo as normas de trânsito brasileiras.

Ademais, o deslocamento de materiais pesados, de grandes dimensões ou de produtos químicos ou inflamáveis requer uma licença especial. O motorista deve estar habilitado para a movimentação operacional de produtos perigosos.

A dica final é procurar por empresas que demonstrem profissionalismo e experiência. Dessa forma, as equipes envolvidas realizam os processos da melhor maneira possível, contribuindo para a montagem e produção industriais.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *