Quais os tubos mais indicados para drenagem e esgoto?

Da mesma forma que qualquer tipo de sistema, as redes de drenagem, assim como as de esgoto, desempenham um papel essencial para o funcionamento das zonas rurais e urbanas.

É essencial que exista uma estrutura adequada e estabelecida com itens de qualidade. Isso evita necessidade de manutenção constante, além de reduzir o risco de acidentes e promover um funcionamento eficaz.

No caso da rede de drenagem pluvial urbana, por exemplo, é interessante citar que a ausência de um sistema eficiente não permite que a água escoe de uma maneira adequada, dessa forma, pode ocorrer alagamentos, entre outros danos que deixam a população em risco.

Um item empregado neste cenário é o tubo pead corrugado para drenagem, que é constituído de polietileno de alta densidade. Entre as principais características desses tubos, é possível citar:

  • Resistência às cargas externas;
  • Bom desempenho hidráulico;
  • Rapidez na instalação;
  • Resistência a abrasão.

Além disso, também é interessante citar que o polietileno de alta densidade apresenta grande durabilidade e, por esse motivo, é um material aplicado para a fabricação em produtos variados, tais como eletrodomésticos, brinquedos e até mesmo reservatórios de combustível.

Esse é um material de grande flexibilidade, que não é afetado pela movimentação natural do solo. Essa é uma característica que favorece a instalação e também a durabilidade, além disso, apresenta grande resistência as condições consideradas como mais agressivas do solo.

A aplicação de tubos para esgoto

A tubulação para esgoto também é fundamental para uma infraestrutura adequada em todos os locais, principalmente para garantir um processo adequado no que diz respeito a coleta e condução de esgotos.

Hoje, existe a possibilidade de diferentes tipos de tubos e conexões serem aplicados neste contexto, como em PVC rígido, que atende instalações prediais de esgoto e ventilação.

No entanto, também há tubos e conexões fabricados em PVC com maior espessura e, neste caso, são aplicados para a condução em locais que estão propensos aos maiores impactos internos e externos, tais como condutores verticais de águas pluviais, tubos de queda e subcoletores.

Já o tubo pead corrugado esgoto, da mesma forma que o tubo pead informado anteriormente, apresenta grande resistência devido ao polietileno de alta densidade. Sendo assim, é uma solução ainda mais resistente do que as de PVC para atender locais mais específicos.

Além disso, esse tipo de tubo tem uma elevada resistência mecânica por causa das paredes corrugadas externamente. Já a sua superfície interna é lisa, o que promove um bom desempenho hidráulico.

Conheça os tubos de inox

Os tubos de aço inox apresentam vantagens devido a esse tipo de material, principalmente pela maleabilidade e resistência que apresenta.

Os mais comuns são o tubo quadrado e o tubo retangular de inox. Independentemente do tipo, é indispensável que atendam as normas técnicas nacionais e internacionais no que diz respeito a aplicação e estrutura.

Além disso, é importante citar que os tubos também são divididos em com ou sem costura. O primeiro tipo conta com a soldagem de uma chapa de metal no decorrer de seu processo de fabricação.

As extremidades são unidas por meio de instrumentos diversos e podem ser encontrados em diferentes diâmetros, metragens e espessuras. Essa é uma alternativa considerada mais fácil de ser encontrada do que o tubo sem costura.

Os tubos sem costura não passam por processo de soldagem, pois partem da chapa de metal para a fabricação com aquecimento. Por essa razão, são ideais para o uso na canalização de materiais que operam gerando pressões, como pistões hidráulicos e caldeiras.

Entre as principais aplicações desses tipos de tubos de aço inox estão aquecedores, caldeiras, trocadores de calor e condensadores. É preciso se ater ao tipo exato do tubo, além do fato de ser com ou sem costura, pois é um fator determinante para sua finalidade.

Os tubos, de forma geral, possuem como principal funcionalidade realizar a condução de determinado elemento de uma maneira eficaz.

O tubo ideal é aquele capaz não apenas de realizar adequadamente a condução, como também que possui a estrutura que atenda as especificações do meio.

Por esse motivo, independentemente do tipo de instalação, é essencial que exista uma análise em torno de qual é o tipo de tubo mais adequado, desde o material, até outras características, como diâmetro, espessura e conexões necessárias.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *