Dispositivos industriais que complementam sistemas elétricos

A indústria é movida a equipamentos e sistemas que envolvem máquinas e componentes eletrônicos. Para uma tubulação industrial, existem as válvulas industriais que controlam o movimento dos fluidos.

No caso das válvulas solenoide, o purgador eletrônico é um dispositivo que serve para drenar condensados que ficam nas linhas de ar comprimido e isso é um excelente complemento aos sistemas refrigeradores e às redes de ar.

Além dos purgadores, há também os posicionadores, que atuam junto com os autores de válvulas industriais, como a de controle e proporcionam assim um movimento mais preciso para esses dispositivos.

De forma geral, contar com acessórios industriais que otimizam um sistema elétrico ou melhorar seu desempenho é algo muito importante para que a automação industrial avance.

Quer saber mais detalhes sobre componentes e peças industriais nesta linha e suas funções? Leia mais!

Purgador eletrônico

Se a sua indústria tem um sistema de ar comprimido e você busca um dispositivo que ajude na retirada dos condensados (água), que ficam em locais como os reservatórios, resfriadores e redes de ar, o purgador é o equipamento certo para isso.

Na prática esse dispositivo é vinculado à válvula solenoide, e por meio de um temporizador, regula a drenagem de acordo com a demanda do sistema.

Como esse dispositivo é eletrônico, uma das vantagens desse acessório é sua capacidade de automatização. Para garantir o máximo desempenho do purgador, é importante tomar alguns cuidados:

  • A instalação do aparelho deve ser feita na saída dos sistemas;
  • O purgador deve ficar sempre na posição vertical;
  • Instale o dispositivo em uma parede que suporta seu peso;
  • É necessário fazer manutenção periódica no acessório.

Posicionador eletropneumático

Juntamente com os atuadores, os posicionadores são dispositivos que coordenam os movimentos de uma válvula industrial com maior precisão.

Existem vários modelos entre os posicionadores, mas o posicionador eletropneumático é um exemplo de acessório que pode ser usado em diversas linhas de operação industrial.

Na prática, esse acessório tem a capacidade de receber sinais elétricos e transformá-los em sinais pneumáticos. Outra vantagem do dispositivo é que ele apresenta um bom desempenho em ambientes de alta vibração.

Entre as vantagens que esse dispositivo traz para um sistema, algumas se destacam. São elas:

  • Melhora o rendimento no processo com a posição correta da válvula;
  • Proporciona melhor controle e precisão na regulagem do fluxo dentro do processo.

Centro de controle de motores

Como o próprio nome sugere, um centro de controle de motores é um sistema que une várias partidas de motores em um único lugar.

Com isso, o centro funciona como um sistema de comando dos motores elétricos, sejam eles de baixa, alta ou média tensão. Ou seja, é um painel onde ficam todos os componentes, cabos e motores da indústria.

É comum que, além dos motores, o centro também inclua inversores de frequência e dispositivos de medição que servem para acionar os motores.

Esse tipo de sistema é muito importante para a automação industrial. Isso porque, integra a comunicação dos dispositivos elétricos da indústria, fornece informações sobre a sinalização das partidas dos motores, é um equipamento que monitora e controla a produção.

A elétrica e as automações

Independentemente do dispositivo, pensar na automatização elétrica da indústria é algo interessante em termos de produtividade.

As automações podem incluir estratégias que vão desde o acendimento automático das luzes da operação até o funcionamento e controle do maquinário presente nas linhas de operação.

Investir nessa área traz vantagens como: maior competitividade para a indústria, menor perda de acessórios industriais e redução de custos operacionais.

Para elaborar um bom projeto de automatização, é importante buscar uma empresa de engenharia que faça o estudo das melhores estratégias e consiga propor um plano de automatização em cima das particularidades da indústria.

Agora que você conhece mais sobre alguns dispositivos que otimizam a produtividade nos sistemas elétricos de uma indústria e sabe o quanto os processos de automação podem ser benéficos, é hora de inspirar as mudanças.

Quanto mais uma indústria se atualiza, seja no maquinário, nos treinamentos ou na automatização de sistemas, melhor é o retorno da produtividade, competitividade e excelência no setor.

Um simples purgador eletrônico pode salvar um sistema de compressor de ar inteiro e evita que a água acumulada danifique equipamentos que fazem parte desse sistema.

Assim como os purgadores, todos os outros acessórios também oferecem soluções e por isso vale a pena considerar as vantagens de cada um!

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *