Detalhes da indústria que você não conhecia ainda

Apesar disso, nem todas as pessoas têm consciência do impacto que esse segmento econômico tem em sua vida, muito menos sabem como ele funciona: boa parte delas assume que o seu funcionamento é complexo demais para que elas não o entendam.

A indústria é um setor estratégico para a economia brasileira. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que o setor proporciona uma série de benefícios ao país como um todo, tais como:

  • Injeção de mais de R$ 1 trilhão na economia;
  • Geração de 9,4 milhões de empregos;
  • É responsável por 49% das exportações;
  • Responde por 67% da pesquisa privada.

Isso, porém, não é verdade: há uma série de detalhes sobre a indústria que podem ser aprendidos sem maiores problemas.

Quer saber mais a respeito desse setor estratégico para a economia do país? Então continue lendo e confira algumas informações interessantes a respeito dele e de seu funcionamento:

É preciso manter vários indicadores sob controle

O papel da indústria é transformar as matérias-primas produzidas pelo setor primário em mercadorias que podem ser comercializados pelo terciário.

Para que isso aconteça, ela realiza uma série de processos físico-químicos, de modo a mudar as características dos materiais e, assim, poder manipulá-los.

Para que isso seja possível, é preciso que os gestores industriais tenham uma série de variáveis sob controle.

Isso pois, caso as condições de temperatura, pressão ou umidade não estejam ideais para a realização de determinado processo, ele ficará prejudicado.

A boa notícia é que existem uma série de equipamentos que podem ajudar com isso.

Um deles é o chiller: trata-se de um aparato capaz de resfriar água e, em seguida, usá-la para arrefecer o ar, produtos ou equipamentos conforme as necessidades de cada momento.

Deste modo, garante-se que a temperatura estará sempre no nível ideal para a realização de todos os processos necessários dentro da indústria.

Vale ressaltar que, ao comprar um equipamento do tipo, é fundamental que o modelo adquirido seja de um fabricante de boa reputação em seu segmento.

Isso pois, caso o chiller preço esteja muito abaixo da média, as chances de que ele não seja de qualidade são altas.

Existem vários tipos de válvulas

Além de variáveis relacionadas aos processos físico-químicos realizados dentro de uma indústria, os estabelecimentos do tipo também precisam controlar o fluxo de fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos, em suas dependências.

A boa notícia é que existe uma peça projetada especialmente para exercer esse papel: a válvula. Como esse pequeno componente pode abrir-se ou fechar-se, ele também ajuda a barrar ou permitir o fluxo do fluido em questão.

Entretanto, antes de adquiri-lo é preciso levar em conta que existem vários modelos de válvulas no mercado, e que cada um deles é indicado para determinadas situações.

válvula agulha, por exemplo, caracteriza-se por seu obturador em forma de cone com a ponta muito fina, semelhante a uma agulha. Ela normalmente é usada em situações nas quais é exposta a uma pressão muito alta, além de em indústrias petroquímicas.

Do mesmo modo, há um modelo mais avançado, que conta com uma bobina elétrica com um núcleo ferromagnético móvel, notória por ser muito versátil: é a valvula solenoide.

Seu diferencial é o fato de que o êmbolo ferromagnético pode criar um campo eletromagnético, que, por sua vez, atua no sentido de abrir ou fechar a válvula.

O compressor de ar pode ser de grande ajuda

Desde a primeira Revolução Industrial, a humanidade tem buscado maneiras de realizar tarefas dentro da indústria de uma forma mais eficientes.

Uma das alternativas encontradas foi o uso do compressor de ar para aproveitar a força dos gases comprimidos, de modo que eles impulsionem peças e parafusos: são as máquinas pneumáticas. Muito populares no meio industrial, elas podem ser usadas na realização de diversas tarefas.

Pode-se alugar equipamentos

Com a crise, empresas de todos os segmentos têm buscado maneiras de reduzir seus custos operacionais, mas sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos a seus clientes.

No caso da indústria, uma das alternativas mais populares tem sido locar equipamentos ao invés de comprá-los.

Tanto no caso do aluguel de compressor de ar quanto de outras máquinas, isso significa que a empresa pagará somente um valor referente ao período durante o qual o item for efetivamente usado, o que, por sua vez, ajuda a cortar custos desnecessários.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *