Curiosidades sobre o universo da usinagem

Apesar da técnica ser antiga, os Serviços de usinagem estão sendo cada vez mais aprimorados pela tecnologia, portanto, as aplicações também.

Basicamente, a usinagem serve para transformar matérias-primas em peças que são usadas na metalúrgica, na construção civil ou em processos industriais.

Para que uma peça como as chapas de ferro sejam moldadas na espessura ideal, com o acabamento na medida certa para encaixe, há uma série de processos dentro da usinagem. Uma das técnicas para ter esse resultado é o corte de chapa com água.

O nome é tão curioso quanto o procedimento em si, e sim, a partir de jatos de água é possível cortar materiais como metal e aço inox.

Diante desse cenário, não há como negar: a usinagem está presente na rotina das indústrias, na criação de equipamentos, no design de peças industriais e mecânicas.

Além dos processos que são comuns na criação e no desenvolvimento das peças, o desenvolvimento tecnológico e humano permite alguns Serviços de usinagem que, provavelmente, você não conhece. Quer saber mais? Continue lendo esse artigo e descubra algumas curiosidades sobre esse processo industrial.

Corte de chapa com água

Dentro da área da construção civil ou da própria indústria, o uso de chapas de aço e ferro é muito comum. A usinagem molda esses materiais a partir da matéria-prima, mas a técnica do Corte de chapa com água é fundamental para que essa peça tenha o formato ideal.

No procedimento em questão, os materiais são, literalmente, cortados a partir de jatos d’água.

Essa técnica começou a ser usada no ramo industrial a partir dos anos 80. Na época os jatos d’água foram usados na rotina da mineração do ouro, na Califórnia.

Com o passar dos anos, a tecnologia foi evoluindo junto com a indústria até que esse procedimento começou a ser usado para Corte de chapa.

Como funciona o corte das chapas?

Quando se pensa no corte de materiais como ferro, metal e granito, muitas pessoas nem imaginam que dá para fazer isso sem os serviços de uma serralheria.

Hoje, os jatos de água e os chamados jatos abrasivos são controlados por meio de computadores e sistemas inteligentes.

De acordo com especialistas da área, a maquina industrial que faz esse processo recebe a água em uma velocidade média de 1400 km/h. Ou seja, com toda a velocidade a pressão da água, os jatos conseguem cortar os materiais de forma muito simples.

No processo de usinagem essa tecnologia é uma “mão na roda” para os engenheiros industriais, pois basta enviar o desenho da chapa para a máquina que devolve o material na dimensão escolhida. Curioso, não?

Dentro dos Serviços de usinagem esse não é o único método que funciona por meio da tecnologia. Ainda na linha de cortes de materiais, um dos passos da usinagem é o torneamento.

Na prática, esse processo serve para transformar a matéria-prima por meio torno mecânico, executado com um Controle Numérico Computadorizado (CNC).

Esse instrumento permite que o profissional tenha mais precisão ao melhorar a geometria de uma peça. Isto é, a tecnologia anda junto com a qualidade da usinagem cnc.

Independente do procedimento ou da fase que envolve a criação de peças, esses sistemas inteligentes são vantajosos, pois:

  • As peças são desenvolvidas com maior precisão;
  • Dependendo da tecnologia, os fluidos de corte são dispensados;
  • Os impactos ambientais são reduzidos;
  • A diversidade e perfeição na criação de peças é uma realidade;
  • Há menos desgaste com as peças de ferramentaria.

Diante da evolução tecnológica dentro desse serviço industrial, outra curiosidade é o conceito de usinagem a seco. Na prática, esse conceito se refere às mudanças no processo de criação e desenvolvimento de peças ao longo dos anos.

Com instrumentos inteligentes, o desperdício de materiais e o uso de substâncias pode ser melhor controlado, portanto, há uma redução dos danos ambientais. Na usinagem tradicional, os fluidos de corte das peças geram resíduos e poluentes industriais.

Empresas de usinagem

Se a sua indústria precisa de uma parceria para executar técnicas de usinagem, saiba que esse setor é muito comum. Inclusive, existem Empresas de usinagem em SP especializadas com os mais variados materiais e peças.

Antes de escolher uma parceria para sua indústria, é importante observar coisas como: a qualidade dos equipamentos da empresa, a experiência dos profissionais e as peças já produzidas.

Como as técnicas de usinagem podem ser complementadas por outros serviços, optar por empresas de usinagem que acompanham o mercado tecnológico é fundamental.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *