Curiosidades sobre a criação de engrenagens na indústria

O ambiente industrial é cheio de funções e muito tipos de criações. É possível ver que diariamente materiais são criados, desenvolvidos e construídos para que a facilidade de produções seja cada vez maior, como as engrenagens.

Seja uma pequena broca ou grande, feitas com máquinas prontas e completas, a indústria proporciona todos esses itens com muita qualidade e para que eles possam ser úteis por muito tempo.

Hoje falaremos sobre um tipo de segmento que faz com que todas as peças, principalmente as metálicas, tomem forma, que é chamado de usinagem. Explicaremos todos os seus feitos e também sua importância para esse meio.

Usinagem

Como já, brevemente, citado, essa área serve para transformar materiais em matérias-primas, mas também possui outras funções, como dar acabamento em superfícies de peças fundidas ou conformadas mecanicamente, obtenção de saliências, perfurações, entre outros, fabricação de peças a um custo mais baixo e também fabricação de qualquer material a partir do metal.

E, algumas operações que podem ser feitas nesse meio são:

  • Fresamento;
  • Furação;
  • Mandrilamento;
  • Serramento;
  • Roscamento;
  • Brochamento;
  • Entre outros.

Além disso, um dos tipos mais conhecidos nesse meio é a usinagem de engrenagens, que é um dos fatores primordiais para a fabricação destas. Isso porque essas peças passam por diversos processos para que possam ser modeladas e formadas.

Essa usinagem deve ser sempre feita, pois é necessária para que as indústrias possam usar essas engrenagens com a exata eficácia que elas podem proporcionar quando estão prontas para uso.

Sua utilização costuma ser bem primordial, seu uso realmente não é possível sem que os equipamentos apresentem algum defeito ou até não liguem, não funcionando como deveriam fazer.

Os fabricantes realizam esse trabalho com prontidão para que todos os outros setores industriais como petrolíferas, automotivas, minerações, alimentícias, entre outras, possuam capacidade de realização.

Uma das máquinas mais utilizadas nesse meio para dar o formato e fazer todo o tipo de serviço necessário nas engrenagens é a, máquina fresadora, fazendo com que o material ganhe formatos e tamanhos específicos.

Mas para que você possa entender um pouco mais sobre o fresamento de engrenagens, iremos falar mais um pouco sobre engrenagens e seus tipos. Assim é possível que você tenha maior elucidação sobre os processos.

Engrenagens

Como sabemos, esses sistemas são peças de máquinas que ajudam no funcionamento de um motor ou outro tipo de sistema para que o movimento possa ser transmitido para o restante do equipamento.

Há a engrenagem helicoidal e a tradicional, e explicaremos um pouco mais da helicoidal.

A engrenagem do tipo helicoidal é produzida de forma vertical, para que possa ter funções diferenciadas.

Seu funcionamento se dá, basicamente, quando ocorre o contato entre duas extremidades, que se torna contínuo e sempre muito gradual. É assim que os sistemas irão girar. Quando eles se entrelaçam girando, movimentam todas as cargas.

Mas, por que essa engrenagem é considerada mais avançada que as outras? Porque ela possui uma potência maior na movimentação de cargas, fazendo com que seus formatos, independente de serem circulares, cilindros ou retos, sejam encaixados na vertical.

Assim uma força muito maior que a comum é criada e isso também faz com que ela necessite de rolamentos e mancais, justamente para que seja possível não ter fricções ou problemas relacionados ao seu funcionamento.

Fresamento

Enfim, esse tipo de serviço é feito quando se faz necessária a fabricação de ferramentas mecânicas, que são pedidas por empresas mais especializadas. As engrenagens estão nesta lista, contando como materiais de alta tecnologia de muitos outros.

Seu processo é feito com etapas que seguem todas as regras e normas regulamentadoras obrigatórias pelo sistema de inspeção técnica industrial, que exige resistência e qualidade nesses materiais.

Lembrando que esse processo abrange todas as etapas necessárias, do começo da fabricação, reparação e até o seu fim. Essas empresas especializadas em fresagem são capazes de produzir outros diversos equipamentos de ponta também, sempre obtendo resultados satisfatórios.

Enfim, essas foram algumas curiosidades sobre criações de engrenagens e o que elas podem fazer por nós em nosso dia a dia. Sem elas, a indústria não teria metade da força que tem, principalmente por causa dessas máquinas fresadoras, que dão vida a esses componentes.

Caso tenha se interessado por algum desses serviços, procure saber mais com algum consultor ou alguém da área.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *