Cuidados para se conhecer com relação a tubulação industrial

Para um funcionamento eficiente de uma empresa do ramo industrial, é necessário que sempre se esteja atento em como os processos estão ocorrendo.

Comumente, em casos de problemas e avarias, existem alguns sinais que são emitidos pelas máquinas ou sistemas, nas quais se é possível identificar quando eles estão necessitando de reformas, manutenções ou mesmo trocas.

Todas as máquinas e sistemas presentes no meio industrial merecem a devida atenção e os cuidados necessários em relação a sua manutenção, porém dentre o setor industrial, o sistema de tubos e conexões se mostra um importante aliado no desempenho diário da empresa.

Os tubos e conexões desempenham variados serviços no meio, e serviço esses que não se limitam única e exclusivamente ao saneamento e abastecimento de água no local.

Eles também entram no âmbito de possibilitar o funcionamento de máquinas e equipamentos que funcionam por intermédio dos métodos hidráulicos, logo são necessários a existência de tubos para o transporte dos fluidos necessários para o desempenho desta aplicação.

Sabendo desta tamanha importância, nós elaboramos este texto para tratar mais sobre alguns assuntos relacionados aos tubos e conexões, e como esses podem ser devidamente escolhidos, mantidos e tratados na indústria.

Aconselho que continue com a sua leitura, e venha conosco descobrir mais sobre os pormenores que envolvem os tubos.

Tubo galvanizado industrial

Para que você entenda corretamente, o tubo galvanizado é inicialmente fabricado como um simples e comum tubo de aço carbono e ferro, materiais altamente resistentes e de alta durabilidade, porém, no estado inicial deles, eles podem sofrer da ocorrência da corrosão e da oxidação devida a exposição constante ao ambiente e elementos como a umidade.

Para que se possa enriquecer o material no quesito da resistência, é aplicado em diversos e variados setores, o processo de galvanização.

Esse tipo de procedimento se consiste em submeter a peça de aço a uma submersão em zinco numa temperatura altíssima, o tornando assim, um tubo galvanizado, do modo como é vendido no mercado.

tubo galvanizado preço deve ser consultado nas lojas especializadas em tubos e conexões, porém, é possível observar que eles possuem um valor menor do que os feitos em aço inox. Ou seja, se trata de um material de ótima qualidade e com um preço acessível.

Dentre as vantagens que os tubos galvanizados apresentam, podemos frisar algumas delas. Como, por exemplo:

  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Versatilidade;
  • Preço acessível e ótima relação custo-benefício.

Pintura interna de tubos

Para facilitar esse serviço, a pistola para pintar é o item mais aconselhável. A jateadora interna de tubos é justamente projetada para que possa ser uma solução eficaz e inteligente de limpeza de tubos.

Esses itens são de fundamental importância para esse tipo de manutenção, sendo fáceis de se utilizar e oferecem à operação, uma solução perfeita, principalmente quando o assunto é agilidade e eficiência. Para além disso, esses equipamentos também são simples e muito mais econômicos.

Jateamento abrasivo industrial

Basicamente, esta técnica é feito pelo uso de um jato de areia, óxido de alumínio ou granalha de aço para a limpeza da superfície que está a receber o material metalizado.

A utilização do abrasivo de óxido de alumínio é o que mais predomina hoje em dia, pois ele traz vantagens técnicas e até mesmo econômicas diante de outras opções, já que já se está comprovado que a areia sílica é muito prejudicial à saúde e a granalha de aço, dependendo de seu armazenamento, pode provocar a oxidação do material.

Bom, mas pra quê serve? O jateamento abrasivo tem a função de remover todas e quaisquer impurezas na superfície do substrato, evitando assim a formação de óxidos para que assim não se prejudique a aderência dos mesmos

Além disso, o jateamento também é utilizado para que se possa realizar o chamado shot peening, que é uma espécie de técnica moderna de tratamento a frio de superfícies feitas de metal, como os tubos.

Basicamente, é uma espécie de martelamento, obtido a partir de partículas esféricas, geralmente sendo de vidro, já que essas melhoram as qualidades metalúrgicas superficiais no sentido de poder aumentar as resistências às fadigas mecânicas e também térmicas, superaquecimento, corrosão e dentre outras mais.

Enfim, os tubos são elementos de uma importância gigantesca para a indústria em geral, pois eles são os responsáveis pelo abastecimento e transporte de fluídos que são utilizados para uma larga diversidade de aplicações dentro do setor.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *