Cuidados com sistema elétrico garantem segurança industrial

A instalação de um empreendimento industrial, em uma área voltada para este tipo de construção, deve contar com uma rede de energia elétrica que tenha o fornecimento suficiente para abastecer máquinas de médio e grande porte.

As plantas industriais devem determinar o posicionamento de cada setor, e identificar os equipamentos que serão instalados, para poder fazer a distribuição de energia elétrica de forma correta.

Atendendo cada ambiente de forma que seja eficiente e seguro para todos os envolvidos.

Além das máquinas que funcionam com energia elétrica, é preciso que cada ambiente tenha sua iluminação adequada, com melhor aproveitamento de luz natural.

Mas, também que conte com todo o sistema de iluminação artificial, com lâmpadas que tenham luminância eficiente e mantenha todos os ambientes claros o suficiente para a realização das tarefas.

Por isso, este tipo de trabalho deve ser proposto por uma equipe profissional, com engenheiros elétricos, arquitetos e técnicos de segurança do trabalho.

Para atender à necessidade de iluminação das salas para trabalhos burocráticos, e dos espaços destinados a tarefas de carácter industrial.

Máquinas precisam de abastecimento constante

A economia e a sustentabilidade também devem ser pontos de discussão, quando o projeto eletrico de uma empresa está em desenvolvimento.

Alguns pontos, mais específicos, e que podem ser adaptados ao longo do processo de instalação da rede elétrica, podem ser discutidos e implementados, já com o pleno funcionamento da área industrial.

As características de funcionamento da rede elétrica e os dados de abastecimento, proposto por concessionárias e outras fontes de energia próprias, devem estar dentro da proposta elaborada pela equipe técnica, abordando:

  • Condições de fornecimento da concessionária de energia elétrica;
  • Disposição de geradores de energia secundários;
  • Identificação de todo projeto arquitetônico;
  • Planejamento detalhado de pontos elétricos.

Para atender de forma efetiva uma indústria, as concessionárias devem adequar sua rede elétrica, dividindo o fornecimento em zonas urbanas, zonas rurais e zonas industriais.

Desta forma, não há influência sobre sobrecarga ou desabastecimento de energia sobre equipamentos de carácter doméstico.

Contar com geradores de energia, voltados para o setor industrial, também vai depender do porte da empresa, e da realidade apresentada pelas concessionárias, e toda a rede de distribuição.

De forma geral, há empresas que fornecem um serviço terceirizado, que pode ser disponibilizado, em caráter emergencial, quando houver necessidade de energia, além da fornecida de modo geral.

A planta predial, e os pontos elétricos que serão dispostos, também é bastante importante.

Cada ponto terá o dimensionamento das máquinas e dos equipamentos que serão utilizados, para a instalação de fios e cabos eletricos, conforme amperagem necessária para o abastecimento necessário.

Para a distribuição por todos os ambientes industriais, das salas de reunião, salas de chefia, e do trabalho burocrático, e todo o chão de fábrica.

Que conta com equipamentos e máquinas de alto consumo de energia, a segurança deve ser primordial, para evitar qualquer tipo de acidente, ou princípio de incêndio, por causa de curto circuito.

Por isso, a montagem de quadro elétrico deve atender a normas de segurança vigentes no país.

Como ponto de recepção e distribuição de energia principal, o quadro elétrico deve contar com uma instalação profissional, para que atende de maneira eficiente todos os pontos de energia predial.

Englobando desde tomadas até interruptores, e abastecendo máquinas industriais e equipamentos como computadores e periféricos.

Supervisão garante funcionamento industrial adequado

Ter à disposição, dentro de um ambiente de trabalho, uma equipe dedicada à manutenção elétrica industrial pode fazer parte do planejamento estratégico empresarial.

Pois evita a contratação de terceiros, mantendo o treinamento específico para atendimento ao equipamentos aplicados na realização de tarefas da própria indústria.

A equipe responsável pela manutenção empresarial pode contar com um corpo técnico, composto por diferentes profissionais, que atendem de forma pontual cada setor industrial.

Atendendo de maneira eficiente aos serviços de manutenção predial, na área elétrica, para o sistema hidráulico, e até mesmo na área da construção civil.

A atuação pode ser feita de caráter preventivo, onde aplica-se um planejamento, verificando dados e condições de uso das máquinas e ferramentas, ou então de caráter corretivo, para consertar equipamentos quebrados, e que precisam de troca de peças.

Para empresas que não podem contar com uma equipe exclusiva, muitas empresas de manutenção industrial oferecem serviços abrangentes, com diferentes área de atuação, dentro de uma planta industrial.

São profissionais dos mais diferentes setores, como elétrica, hidráulica, usinagem, lubrificação, instalação e remoção de maquinários, entre diversos outros, que atuam na manutenção e na melhoria de uma infraestrutura industrial, garantindo o funcionamento adequado.

redator Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *