Conheça os tipos de tubos e conexões

Uma das ferramentas centrais em uma construção são os tubos, como o tubo de inox e conexões. As conexões são peças que fazem a conexão de diversos tubos dentro de um projeto hidráulico.

De maneira bem simples, os tubos são chamados mais popularmente de canos, e tem como um objetivo único o de distribuir e também escoar a água de uma residência ou prédio para outras estruturas.

Um projeto de tubos e conexões não se restringe apenas aos sistemas hidráulicos, mas diz respeito também a conexões pneumáticas, para incêndio, criação de sistemas elétricos e muitos outros tipos.

Em alguns casos, temos a ideia de que os tubos e conexões são feitos apenas de PVC, e que eles são os únicos responsáveis pela entrada e saída de fluidos, porém, estamos muito enganados.

Uma das coisas que são usadas para facilitar o andamento dos fluidos são as válvulas, destacando-se em um inúmero conjunto desses sistemas a valvula solenoide.

Materiais de tubos e conexões

Quando se fala em tubos e conexões nos vem a mente o PVC, com aquela cor bege, sendo usado em diversos locais. Entretanto, não é isso que acontece, pois o PVC não consegue atender a diversas outras usabilidades.

Por isso que hoje existe já diversos materiais que vêm substituir o uso do PVC. Existem diversos fatores que podem ser levados em conta quando lidamos com alguns tipos deles, por exemplo:

  • A necessidade;
  • As características do projeto;
  • A disponibilidade da região;
  • O custo-benefício.

Para as chamadas instalações hidrossanitárias o tubo de PVC pode ser um dos principais tipos a serem usados, mas dependendo do que estiver na casa é preciso identificar os tipos que podem ser encontrados.

PVC:

O PVC ou também chamado de policloreto de vinila, nada mais é do que tubo e conexão indicado para água fria, isto é, com temperaturas até 20º. Há os canos e conexões soldáveis ou então o roscáveis.

CPVC:

O cano de CPVC ou também policloreto de vinila clorada é um tubos e conexão ideal para com resistência mecânica e também a corrosão. Podem ser usados tanto na água fria como na quente, com sua capacidade máxima térmica em torno de 80ºC.

PPR:

Os tubos e conexões PPR ou então polipropileno copolímero random são unidos por uma termofusão a 260ºC, gerando uma tubulação única, sem que haja o risco de vazamentos ou a utilização de rosas.

A temperatura de trabalho vária entre 70ºC até 95º sendo indicados para o uso de condução de água quente.

Além desses tipos existem as tubulações em cobre e também em aço inox também, que vem sendo menos utilizadas nas residências, deixando seu uso quase exclusivo para a indústria.

Válvula solenoide

A válvula solenoide é um tipo de válvula eletromecânica controlada. Seu nome, solenoide advém do seu componente interno principal ser uma bobina elétrica com um núcleo ferromagnético no centro chamado embolo.

Sua principal aplicação está nos sistemas de condução de gás e líquidos industriais no mundo inteiro. Além disso, sua aplicação é variada e bem versátil.

São exemplos de aplicação da válvula solenoide, nos sistemas de aquecimento, nos sistemas de automação industrial, em sistemas de lavagem de carros e sistemas de irrigação entre outros.

Assim, a válvula solenoide pode ser usada para fechar, dosar, distribuir, misturar, os fluxos tanto de gás como de líquido.

Os sentidos das suas saídas e entradas são expressas pelo nome da válvula a ser aplicada, por exemplo, a válvula 2/2 vias tem duas portas (1 entrada e uma saída).

Já as válvulas 3/2 possuem três portas, sendo 3 fechadas e duas abertas e assim por diante. Assim, a válvula solenoide consegue ser um circuito dentro do projeto hidráulico.

Válvulas de retenção

A válvula de retenção preço serve para inúmeros propósitos sendo os principais deles fazer o impedimento de refluxos de esgotos públicos, o acesso de animais roedores no interior das residências e principalmente evitar odores desagradáveis para as pessoas que moram perto do nível da rua.

Assim, a válvula de retenção em diversos sentidos, tanto no industrial, como no residencial, evita vazamentos e alagamentos.

Vimos que existem diversos equipamentos que podem fazer um sistema hidráulico ou pneumático mais seguro, e somente com a utilização de tubos e conexões será possível levar fluidos e gases de maneira assertiva.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *