Conheça os processos industriais de vedação

Os processos industriais passam por diversos procedimentos, envolvendo maquinários, elementos químicos e muitas outras atividades. É comum, portanto, que alguns elementos acabem por vazar, gerando desperdícios e despesas para essas indústrias.

Para evitar situações como essa e possíveis acidentes, instalar um sistema de vedação é uma ótima alternativa, que têm sido cada vez mais implantada no setor industrial. Assim, é importante conhecer esse sistema, tal como sua funcionalidade, características e instalação.

Sistemas de Vedação industrial: O que são e como funcionam

Em indústrias, qualquer possibilidade de vazamentos de resíduos deve ser descartada. Por isso, são implantados sistemas de vedação.

De modo geral, esses sistemas consistem em aplicações que previnem esse tipo de situação, além de serem ótimos facilitadores para políticas de desperdícios (normalmente normas e políticas internas, que visam o reaproveitamento de recursos).

Quando elementos vazam no meio de processos industriais, sejam eles recursos líquidos, sólidos ou gasosos, além de serem desperdiçados, oferecem inúmeras agressões ao meio ambiente, por exemplo. Isso sem mencionar que podem ser elementos tóxicos, que agridem a integridade do corpo funcional.

Os sistemas de vedação são compostos de um material vedante, ou seja, que impede a saída de recursos de determinado recipiente ou utensílio.

Por isso, são utilizados em vários tipos de aplicações, condições e temperaturas, como em uma boia eletrica (utilizada no controle e indicação de líquidos), influenciando em cenários produtivos mais eficientes e politizados (principalmente na questão ambiental).

A vedação é um processo que impossibilita a passagem de partículas, líquidos, gases ou outras substâncias. Ela pode ser aplicada em partes estáticas (carcaças ou flanges), em partes dinâmicas (anéis e selos mecânicos) e em equipamentos como lubrificante (vedação líquida) que impedem o fluxo parcial ou total de recursos, que variam de acordo com o material e o objetivo implantado.

As vedações, além de impedirem o desperdício de recursos, evitam a poluição ambiental causada por eles, seja pelo ar, água, gás ou pó, por exemplo. Por isso, para que as vedações sejam eficientes e cumpram seu papel, é preciso que tenham excelente qualidade.

Desse modo, elas devem ser adquiridas com bons fornecedores, que assegurem que as vedações são resistentes a materiais corrosivos, pressão, calor e outros (procedimentos industriais comuns), como é o caso do Anel oring preço.

Além da qualidade desses produtos, que precisa ser alta e eficaz, é necessário que profissionais de manutenções preventivas façam averiguações constantes das vedações utilizadas em indústrias, a fim de assegurá-las ou reparar possíveis rompimentos ou desgastes.

Em quais locais as vedações são utilizadas?

Pela alta demanda de materiais eficazes em indústrias, provenientes da evolução tecnológica progressiva, muitos processos foram automatizados e aperfeiçoados, revolucionando completamente os cenários industriais.

No meio de tudo isso, as vedações são muito utilizadas em vários segmentos.

Aplicadas para valorizar as indústrias e otimizar a produção, elas podem ser implantadas em formatos de anéis (limpeza e proteção dos sistemas hidráulicos e pneumáticos), gaxetas (sistemas de alta pressão), retentores e êmbolos (sistemas com movimento), juntas (vedação em máquinas e motores), vedantes especiais (vedantes fora dos padrões no mercado, como selo mecanico) e outros.

As vedações são utilizadas por indústrias variadas, como:

  • Indústria automobilística;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria química;
  • Indústria petrolífera e outras.

Independentemente do ramo em que são utilizadas as vedações, elas são instaladas em dispositivos com o intuito de impedir o vazamento de recursos, que além de serem desperdiçados, podem comprometer as próprias máquinas e aparelhos.

Assim, todos os maquinários e ferramentas industriais, como a Chave micro switch preço (comutador elétrico), precisam ser vedados, instalados conforme os modelos de máquinas e diâmetros.

Para que essa instalação seja precisa e assertiva, deve ser realizada por profissionais especializados, posteriormente a uma avaliação dos espaços da indústria, onde são notados os locais que precisam de vedantes.

Vedação em componentes pneumáticos

A automação industrial é o resultado do aperfeiçoamento tecnológico, que se expandiu de forma significativa e, hoje, é aplicado em máquinas e utensílios que podem ser automatizados com chave liga desliga, ou programados e controlados por comandos computadorizados.

Dentro de indústrias que têm serviços pneumáticos, ou seja, procedimentos que envolvem ar ou gases pressurizados, a vedação é muito importante no controle desses segmentos, sendo aplicada em máquinas de automação, assim como em tubos.

Com o uso de componentes pneumáticos e automatizados, diversas tarefas podem ser realizadas, como atos de movimentar utensílios, posicioná-los, fixá-los, emergir-los, separá-los, dosá-los e muitos outros. Por isso, pode-se concluir, que para essas tarefas serem realizadas com eficiência e sem vazamentos, a vedação industrial é recomendada em todos os setores.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *