Conheça os processos de manutenção da indústria

No ramo industrial, é muito importante que os processos produtivos sejam contínuos, ou seja, não sofram interferências que os afetem, por isso a manutenção é essencial.

Nas indústrias, qualquer pausa fora do planejamento pode surtir efeitos muito negativos, alterando os prazos além de gerar prejuízos financeiros.

Pensando nisso, os geradores de energia são essenciais, pois a partir deles a energia é contínua, proporcionando independência energética para indústrias.

A importância dos geradores em indústrias

As indústrias são compostas por muitas máquinas, ferramentas e diversos prazos e metas. Isso significa que os ambientes industriais são locais de grandes responsabilidades e processos produtivos.

Os processos produtivos devem ser realizados de forma contínua, e podem ser programados por personalizações quantitativas e qualitativas. Portanto, os geradores são itens recomendados para uma reforma, além de serem muito vantajosos:

  • Segurança para os meios produtivos.
  • Podem ser controlados de forma automática;
  • É possível climatizar os ambientes industriais;
  • Através dos geradores, a energia passa a ser contínua.
  • No caso de falta de energia, os processos produtivos continuam;
  • Os geradores transmitem energia para locais sem abastecimento elétrico.

Por suas grandes responsabilidades, as indústrias não podem correr o risco de ficar sem energia em caso de quedas por situações climáticas, por exemplo.

Por isso, o uso de geradores de energia são fundamentais nesses espaços, pois todas as máquinas industriais, como a balança digital, por exemplo, precisam de energia para funcionar.

Dessa forma, através dos geradores, mesmo que haja queda de energia, os processos produtivos não serão interrompidos, evitando a necessidade de realizar uma Manutenção balança digital, para averiguar se foi prejudicada.

Como funcionam os geradores?

Através da instalação dos geradores, quando existe falta de energia, a energia mecânica presente no eixo magnético gira o motor. Através desse movimento, cria-se uma tensão nos enrolamentos do sistema, espaço junto das cargas energéticas.

Assim, os enrolamentos passam a circular correntes elétricas, que são direcionadas ao gerador, proporcionando energia contínua.

São vários os modelos de geradores industriais existentes no mercado. Por isso, é preciso conhecer melhor sobre cada um deles.

Por se tratar de indústrias, ou seja, espaços com grande demanda energética, principalmente para máquinas que sempre precisam ser averiguadas, como Manutenção de fornos industriais, os geradores são itens imprescindíveis de aquisição. Recomenda-se versões competentes de geradores, capazes de sustentar os processos energéticos do local.

Tipos de geradores industriais

Cada modelo de gerador industrial possui suas próprias características, alterando informações de potência, tamanho, voltagem, formato e combustível. Por isso, recomenda-se que seja feita uma análise da indústria.

Essa análise deve ser realizada por um profissional especializado em geradores, que fará uma projeção do espaço, assim como cálculos e avaliações dos processos produtivos. Dessa forma, saberá informar o gerador ideal para esse modelo de indústria.

Existem fatores que diferenciam os geradores, principalmente através da forma de combustível utilizado. Portanto, é possível dividir os geradores em três modelos, são eles: Movidos a diesel, movidos a gás e movidos a gasolina. Por isso, é importante conhecer melhor sobre cada um desses modelos.

Geradores movidos a Diesel

Os geradores movidos a diesel, são os mais conhecidos e utilizados. Por serem amplamente resistentes, lembrados principalmente por seu baixo custo, são os preferidos de grande parte das indústrias.

Além disso, esses geradores têm longa vida útil e possuem fácil manutenção, proporcionando alta qualidade nos processos produtivos, no caso de falta de energia.

Com os modelos movidos a diesel, é possível garantir capacidade energética alta, transmitindo-a para todos os meios de produção.

Geradores movidos a gás

Esses modelos de geradores são pouco utilizados em grandes indústrias. Isso, porque, eles abastecem energia somente para os locais em que forem instalados.

Por isso, são uma boa opção para uma Indústria pequena. Ao utilizar o gerador movido a gás, ele pode servir para reaproveitamento térmico, ou seja, para fornecer água quente, ambientes com temperaturas climáticas agradáveis, emissão de vapor ou aquecimento de líquidos e óleos.

O gás de abastecimento é limpo e natural, considerado mais saudável que o diesel e a gasolina.

Geradores movidos a gasolina

Também recomendado para pequenas indústrias, o gerador movido à gasolina não suporta altas demandas energéticas. Esse modelo fornece energia esporádica e não contínua, por isso, não é recomendado para grandes indústrias.

No entanto, esse gerador possui menor porte que os demais, emitindo também menos barulho em seu funcionamento. Ademais, o gerador movido à gasolina é mais caro, principalmente, porque a gasolina é um item com maior valor de aquisição.

Os impactos positivos de um gerador

Utilizar um gerador em processos industriais é imprescindível, principalmente quando se trata de altas demandas e processos produtivos. Além disso, investir nesse tipo de aquisição proporciona até trinta por cento de economia de energia nas indústrias.

Ou seja, é muito vantajoso ter um gerador industrial, pois além da geração de energia contínua, as indústrias não pagam tarifas para as operadoras, como os impostos normais de consumo.

As indústrias que investem nesse tipo de aquisição, investem automaticamente em independência e autonomia energética, garantindo sucesso nos meios produtivos, que não são prejudicados por eventualidades e quedas energéticas.

Além disso, qualquer ocorrência pode ser solucionada através de uma Empresa de manutenção de geradores. Portanto, adquirir um gerador é uma forma responsável de gerir uma indústria, oferecendo a ela capacidade máxima de energia produção interna.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *