Conheça os meios que facilitam a locomoção na indústria

A locomoção de materiais tem grande importância para a dinâmica de uma indústria, os gastos com essa tarefa estão entre 15 e 70% dos custos totais de um produto.

É uma das atividades que servem de apoio para atingir um nível de serviço desejado, além de outros benefícios, e deve ser levada em consideração no funcionamento na dinâmica do negócio.

Assim, os equipamentos precisam respeitar o limite físico do espaço, além de se adequar às necessidades de uso. Outro ponto é a possibilidade de ser um ajuste econômico entre pessoal, equipamentos e materiais, reduzindo, também, distâncias, e mantendo a segurança dos trabalhadores, devendo fazer parte do planejamento.

Existem alguns tipos de equipamentos para a locomoção de materiais:

  • veículos industriais;
  • equipamentos de elevação
  • equipamentos de transferência;
  • transportadores contínuos;
  • entre outros.

Equipamentos usados

No caso dos veículos Industriais, por exemplo, são equipamentos que podem ser motorizados ou não e são usados para movimentar cargas em percursos variáveis com superfícies e espaços restritos, onde a função seja transportar ou manobrar. Os principais tipos de veículos são os carrinhos industriais, empilhadeiras e rebocadores.

São utilizados tanto junto ao processo de produção como no de armazenagem para não apenas efetuar o transporte de cargas, mas também colocá-las em uma posição adequada, e sua principal particularidade é que o percurso pode ser bem mais flexível.

Os equipamentos de elevação e transferência são voltados à locomoção de cargas para qualquer ponto dentro de uma área específica, onde a função é transferir, sendo que os principais tipos são os guindastes fixos, pontes rolantes e pórticos. São utilizados no transporte de materiais pesados e em curtas distâncias, dentro de uma empresa.

Os transportadores contínuos são mecanismos que realizam o transporte de objetos volumosos em percursos determinados, fazendo curvas e com posição de operação fixa.

O material desliza em um sistema de correias ou correntes e é acionado por tambores ou polias, sendo que podem ser por exemplo, elementos rolantes, correias, elevadores de caçamba entre outros.

Esse tipo de equipamento é utilizado onde haja um grande fluxo de material a ser transportado em percursos específicos.

Plataforma elevatória articulada

A plataforma elevatória articulada é uma importante ferramenta utilizada em trabalhos em altura. As plataformas existem para facilitar a execução desse tipo de trabalho de forma segura e confortável para o operador.

Existem também outros equipamentos que são utilizados para trabalhos em altura, como escadas e andaimes, porém as plataformas são a opção mais segura e versátil para esta função e além disso proporcionam uma mobilidade nas obras fazendo com que o trabalho ganhe em agilidade.

Há alguns tipos de plataformas elevatórias no mercado. A plataforma articulada, por exemplo, consegue alcançar até 43 metros de altura, além de conseguir proporcionar uma segurança maior ao trabalhador que está executando aquela tarefa.

Sua principal função está no fato de que garantem uma maior produtividade, já que o espaço de deslocamento sobre a plataforma é maior do que o trabalhador teria em outros tipos de equipamentos.

Além disso, a facilidade de manuseio desse tipo de plataforma é algo a ser levado em conta pois são manobráveis e quase não possuem nenhum tipo de ruído.

Assim, esses modelos podem ser utilizados em ambientes externos e também em ambientes internos. O trabalho desse equipamento é facilitado pelo fato da altura ser regulável e atingir um tamanho significativo.

Resumindo, a plataforma articulada é voltada para trabalhos onde haja uma altura necessária e esta seja maior que 12 metros. Dentro dessa categoria, há vários tipos de modelos, como, por exemplo, a plataforma de acessibilidade para escadas que é ideal para assegurar que haja o acesso a escadas e outros níveis, como palcos.

Esse tipo de plataforma tem a capacidade de garantir uma acessibilidade e segurança maior para aquele que se encontra nela, dispondo de métodos de proteção para que não haja acidentes ou quedas, como uma bacia de contenção.

No caso das plataformas elétricas, elas podem ser utilizadas em ambientes internos ou externos, entretanto o nível do piso para sua locomoção precisa ser regular, de modo que seu desempenho consiga ser bem mais adequado e eficiente.

A plataforma elétrica acompanha baterias e carregadores que podem ser carregados em tomadas simples, o que facilita ainda mais o uso desse equipamento.

Entretanto, a maneira mais fácil de decidir qual tipo de plataforma se adequa melhor ao uso que pretende exercer é conversar diretamente com a empresa responsável pela locação desse equipamento para que possa ser feita uma indicação adequada, de acordo com a necessidade de uso.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *