Conheça os elevadores de carga industrial

Os elevadores industriais, também conhecidos como elevadores de cargas, são equipamentos, especialmente, desenvolvidos para transportar cargas, mercadorias e materiais dentro de indústrias, fábricas e centros de armazenagem, tornando a logística interna mais rápida e eficiente.

As máquinas elevatórias podem ser acionadas por sistemas elétricos ou hidráulicos, dependendo das especificações da movimentação.

Dessa forma, é possível escolher entre diferentes modelos do elevador de carga, com capacidade de transporte de 20 kg (até 300 kg é chamado de elevador monta carga) até 2 toneladas.

Os elevadores de carga podem ser divididos em classes de carregamento. São elas:

  • Classe A: transporte de 25% da carga nominal do elevador;
  • Classe B: transporte de veículos automotivos;
  • Classe C: transporte excedente de 25% da carga nominal;
  • Classe C1: carregamento com empilhadeira e viaja com a carga;
  • Classe C2: empilhaderia não viaja com a carga;
  • Classe C3: grande concentração de carga.

Para escolher o melhor elevador industrial, é preciso averiguar quais são as necessidades de movimentação de carga, para assim, identificar qual máquina é a melhor para o setor, dependendo das especificações.

No entanto, não somente os elevadores industriais são eficientes no transporte, há também modelos de máquinas para uso comercial, que também merecem destaque.

Outros tipos de elevadores para transporte e movimentação

O elevador plano inclinado foi especialmente desenvolvido para oferecer a melhor solução de locomoção e acessibilidade para diversos tipos de imóveis e obras.

O equipamento é especialmente recomendado para locais com a presença de desníveis, andares, ou de difícil acesso. Sendo assim, ele pode ser instalado em hotéis, imóveis, sobrados, salões de festa com patamares, comércios, shoppings e entre outros.

Além de facilitar a entrada e saída de pessoas em um determinado ambiente, o elevador comercial preço atrativo do modelo plano inclinado é excelente para cadeirantes, pessoas com deficiência e com dificuldade locomotiva, pois ele oferece maior acessibilidade em locais com andares.

Vale destacar que os elevadores são altamente seguros, promovendo um transporte e locomoção de pessoas, materiais, objetos e cargas de modo rápido e simples.

Equipamentos elevatórios para uso industrial

Apesar da popularidade dos elevadores de carga industriais, esses equipamentos não são os únicos utilizados para o transporte e movimentação de materiais nas fábricas.

A plataforma elevatória também é uma máquina usada no deslocamento de cargas pesadas e, por esse motivo, faz parte do conjunto de elevadores industriais.

Ela é constituída por uma plataforma de trabalho assentada a uma estrutura elevatória deformável, altamente resistente e com grande capacidade de suporte de peso. As plataformas elevatórias são encontradas nos modelos de Tesoura ou Articulada.

As plataformas elevatórias articuladas são capazes de alcançar alturas de até 43 metros. Elas oferecem uma ótima segurança, pois o espaço de deslocamento é maior, em comparação com outros equipamentos de movimentação de carga.

Já as tesouras contam com um mecanismo que levanta a base de trabalho, em um movimento similar a um recorte de tesoura, com capacidade de alcance de até 12 metros.

As plataformas elevatórias tipo tesoura são usadas para a instalação de redes de telefonia, linhas de incêndio e peças de comunicação visual.

A mesa elevatória hidráulica também é outro equipamento de movimentação vertical muito comum nas indústrias. Ela é projetada para executar o ajuste de posicionamento de cargas, em atividades de montagem e deslocamento nas linhas de produção.

Dessa maneira, é possível reduzir os trabalhos com força humana, o que gera maior produtividade para o setor industrial, agilidade e segurança nas operações. Além disso, com as mesas elevatórias hidráulicas, os operadores têm mais ergonomia no carregamento de cargas, o que colabora para a qualidade e saúde no ambiente de trabalho.

Finalmente, para as atividades de movimentação horizontal, a máquina mais utilizada é a esteira transportadora. O equipamento é desenvolvido em uma estrutura altamente resistente, com duas ou mais polias que movimentam uma superfície e, assim, realiza a movimentação dos objetos na linha de produção.

As esteiras são muito usadas no ramo da construção civil, além da indústria, para o transporte de materiais como brita, cimento e areia, bem como nas atividades em mineradoras, na movimentação de sacarias.

Assim como os demais equipamentos, as esteiras transportadoras facilitam os trabalhos de locomoção de cargas, o que resulta em um significativo aumento da produtividade, redução de custos e, o mais importante, redução nos acidentes de trabalho.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *