Conheça os cabos mais utilizados na indústria

O ambiente industrial é um local muito amplo e cheio de todos os tipos de serviços. Há tantos segmentos e processos que nem podemos imaginar e pode ter certeza que todos eles são muito úteis, tanto para as fábricas em si quanto para o mercado.

Sabemos muito sobre seu funcionamento, mesmo não sendo da área, pois ela é considerada o maior segmento mundial. Então, acabamos aprendendo bastante sobre seu funcionamento. Apesar disso, há muito o que descobrir ainda.

Há muitas vertentes dentro de um mesmo segmento também e hoje o que será focado são os cabos mais utilizados e produzidos no meio industrial e tudo o que ele proporciona para todos nós.

Para que você saiba mais sobre esse assunto acompanhe este texto, pois ele irá indicar variados exemplos e explicar a utilidade de cada um desses cabos. Leia e confira todas as informações.

Espiral

O primeiro item desta lista é o cabo espiral, que é uma ótima solução quando falamos sobre alimentação, sinal, comando e controle em maquinários e aparelhos que trabalham com o sistema da indústria.

Esse cabo possui uma performance muito alta e é empregado em locais que necessitam atuar com movimentações como torção, tração e também flexão. Ou seja, ele proporciona maleabilidade aos processos.

Há diversos modelos que vão desde o cabo espiral para telefone fixo, até para máquinas, que é o caso de fábricas como:

  • Papel e celulose;
  • Robótica;
  • Movimentação de cargas;
  • Usinagem;
  • Automação industrial.

Como já pressuposto por seu nome, esse cabo possui um formato espiralado e é feito em materiais metálicos e isolantes que proporcionam uma qualidade diferenciadas.

Esses cabos são condutores e ajudam a fornecer energia e passagem suficiente de sinais elétricos de um ponto para o outro.

Cabo para rede

Conhecido como cabo de rede, ele é confeccionado – geralmente – na cor azul.

Esse elemento faz uma das mais importantes ligações atuais, que é entre computadores e uma rede em algum dispositivo que conecte a internet.

Todos temos em casa, assim como a indústria também possui.

Ele costuma ser direto e ajuda muito na organização do ambiente em que está, pois seu corpo é robusto e a cor diferenciada.

Assim como o espiralado, há o tipo de cabo feito para redes caseiras e o modelo industrial, que é maior em tamanho e suporta uma carga maior de energia.

Ele pode chegar a mais ou menos 100 metros e permite uma comunicação impecável.

Coaxial

Outro modelo de cabo essencial para um sistema industrial é o cabo coaxial para cftv, um componente que ajuda na transmissão de sinais, tanto de televisão como de outros objetos semelhantes a ela. Eles possuem uma enorme estrutura e em seu interior há um fio de cobre, que ajuda no trabalho.

Já na parte externa, esses cabos são blindados e possuem um isolamento em seu corpo, de maneira que os sinais não deixem nenhuma interferência atrapalhar.

Apesar de sua demanda ter diminuído por em sistema analógicos, que não estão mais em tanta evidência, ele não parou de ser fabricado pois é utilizado em sistemas de segurança para torná-lo mais eficaz.

Isso é feito para que seja possível captar todas as informações relevantes do ambiente e de todo os pontos que são necessários.

Cabos feitos em aço

Por fim, o cabo de aço não poderia faltar. Ele é conhecido por muitas pessoas, principalmente por quem já andou de elevador e conhece minimamente o seu funcionamento.

Esses cabos possuem a principal função de suportar objetos e cargas pesadas. Eles fazem com que esses componentes fiquem estáveis e não corram nenhum tipo de risco quando estão trabalhando em conjunto.

Os cabos feitos em aço são diversos arames enrolados em forma de hélice e eles estão presentes em maquinários como caminhões, gruas, guindastes e todos os outros equipamentos pesados.

Suas palavras-chave são força e flexibilidade e é por isso que ele é tão importante.

Além disso, por mais que seja muito resistente a todos os tipos de problemas, ainda é maleável o bastante para que possa ser usado e operado tranquilamente.

Há muitos modelos, porém o mais utilizado atualmente é o cabo inoxidável, pois o aço inox é a liga metálica mais forte e resistente que existe.

Ele aguenta problemas relacionados a corrosão, altas temperaturas, elementos químicos e tóxicos além de ferrugem. Ou seja, é um dos componentes que mais vale a pena ser trabalhado, sem que haja nenhuma preocupação.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *