Conheça mais sobre válvulas, flanges e outras pequenas peças

O meio industrial é composto por muitas máquinas, peças e equipamentos robustos e grandes, esses instrumentos imponentes proporciona um diferencial enorme no meio industrial, apresentando uma funcionalidade altamente eficaz no desempenho dos processos e atividades deste setor.

Entretanto, muitas vezes, deixamos passar, mesmo sem percebermos, a importância do desempenho de algumas pequenas peças que tem uma fundamental importância para alguns serviços que ocorrem dentro desse ambiente.

Deve-se frisar que sem esse tipo de material, os serviços não poderiam ser desempenhados e, inclusive, as grandes máquinas também não funcionariam.

Sendo assim, é essencial que conheçamos um pouco acerca de algumas peças que fazem parte desse meio, para que possamos dar uma maior atenção à elas para poder escolhê-las melhor e submetê-las as manutenções devidas, sempre que se mostrarem necessárias.

É isto que faremos aqui neste texto, abordaremos a respeito dos detalhes de algumas peças específicas, como os flanges, as válvulas e rolamentos. Trataremos sobre o que são, as funções que desempenham e como eles são incorporados no meio industrial.

Então, para que você tenha um conhecimento maior sobre esses itens, continue com a leitura e assim conheça os pormenores que circundam nessas peças.

Flange cego

Basicamente, deve-se saber que o flange cego é um dos tipos mais populares e utilizados entre os flanges. Não possuindo furo em seu centro, ele é principalmente usado para as extremidades em sistemas de tubulação. Esse importante item permite a inspeção da linha e sua continuação futura.

Muito usada para a realização de fechamento de linhas flangeadas, essas peças são encontradas em tubo galvanizado ou outros tipos.

Essas peças também podem ser empregadas em diversas condições de temperatura e também pressão. Caso venha ocorram golpes de aríete, é devidamente recomendado que se utilize peças semelhantes em seu lugar.

Algumas características benéficas que fazem parte desse tipo de material podem ser pontuadas como:

  • Simples de se realizar inspeção;
  • Unidos às estruturas por meio de parafusos;
  • Acessíveis;
  • Permite a realização de manutenções e limpezas nos sistemas.

A grande vantagem aplicada na utilização dessas peças, os flanges, é que estes permitem um acesso simples e fácil às linhas, pois selados, além de aguentarem índices altos de pressão e temperatura.

Válvula esfera bipartida

Quando falamos em valvula esfera bipartida, nos referimos à um tipo de instrumento construído em duas partes específicas, sendo um corpo e uma tampa, usado devidamente como bloqueio de fluxo, muito indicado para condições altamente severas.

Desta forma, a válvula esfera bipartida reduz o alto torque presente na operação e, sendo assim, evita que os danos à válvula ocorram, além de haste para prova de expulsão, que também é fornecida com trava para cadeados.

A sua denominação se dá pelo obturador que possui o formato de esfera em seu interior, sendo uma esfera cilíndrica, e dependendo da posição, permite assim que haja o fluxo do fluido ou mesmo interrompe a passagem desse.

A sua utilização é larga em tubulações de vapor e também nos fluídos de característica inflamável, pois, mesmo em casos que envolvem altas temperaturas, a peça continua com seu trabalho de vedação, afinal, ela possui uma vedação secundária que impede o escape do fluido.

Ela é confeccionada conforme o fluído em que trabalhará, devido a isso, é construída com uma vasta quantidade de materiais como o aço carbono, inox, liga, bronze, polipropileno e latão.

Também pode ser fabricada em outros diversos materiais, possuindo vários modelos e sendo empregada em distintos segmentos.

Rolamento axial

rolamento axial é uma peça considerada fundamental no setor da indústria, tendo em vista que ela é composta por anéis configurados com arruelas, uma vez que também possui canal e gaiolas que contam com esferas embutidas. 

Desta forma, o anel a ser instalado no eixo é devidamente denominado interno e o que é instalado em seu alojamento é chamado de externo.

Eles são confeccionados para que suportem cargas axiais em uma determinada direção, fixando assim, um eixo axial no local desejado.

A gaiola que possui o rolamento, é composta por chapas de aço prensadas, e o modelo de de maior tamanho é maciço em aço ou mesmo latão.

De todo o modo, é deveras importante que prestemos mais a atenção nessas peças menores, até para mantê-las em estados bons, e assim, evitar prejuízos, como falhas e paradas totais de equipamentos.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *