Conheça alguns dos processos industriais

Todos os dias a complexidade da vida industrial vai aumentando, de modo que os processos se tornam difíceis de se entender, algumas vezes, a tecnologia favorece os processos, tornando-os mais simplificados e otimizados.

Dessa maneira, é imprescindível notarmos que uma indústria quase sempre vai ser entendida como um conjunto de máquinas que trabalham de forma organizada e eficiente a fim de que esses equipamentos tenham uma vida longa e muito produtiva.

Para que isso seja possível a indústria tem alguns procedimentos, que nada mais são do que a manutenção e a constante verificação nos chamados instrumentos de medição industrial.

Para que os instrumentos de medição sejam eficientes nas mais diversificadas operações, é necessário que se tenha planejamento, pois os instrumentos de medição são chaves para o desenvolvimento pleno do seu sistema produtivo.

Mas, afinal, o que são instrumentos de medição?

Os instrumentos de medição, nada mais são que o resultado do estudo da metrologia, que é a ciência aplicada nos processos de medição.

Esse tipo de instrumento permite a medição dos processos industriais das máquinas, permitindo que essas estruturas se consolidem, fazendo com que haja:

  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos;
  • Identificação das falhas dos processos industriais;
  • Controle dos processos.

Além do mais, os instrumentos de medição ajudam a determinar diversas variáveis físicas do ambiente como temperatura e pressão, que são indispensáveis para o bom andamento dos equipamentos e das pessoas que vivem e trabalham nele.

Quando falamos de medição, estamos então nos referindo a um procedimento restrito a indústria, pois visa nada mais, nada menos, que maximizar e também otimizar o funcionamento das atividades que as mais diversas máquinas realizam.

Instrumentos para medição

Os instrumentos de medição então são importantíssimos para o desenvolvimento das estruturas industriais, pois permitem que os processos sejam mais seguros e também precisos.

Existe uma gama variada de modelos disponíveis para cada tipo de máquina, assim, um instrumento de corte de vidro terá um medidor diferente de uma máquina que age sob pressão.

Assim, temos como os principais tipos de instrumentos de medição:

Transmissores

Esses equipamentos são usados para a medição da pressão de modo que fazem a captação, a indicação, o registro, o controle e também a combinação de resultados.

É um equipamento de baixo custo, porém muito eficiente, e gasta pouca energia para seu uso e funcionamento.

Vacuômetros

São equipamentos de medição de pressão também, porém são usados para medir o vácuo e também o nível e a quantidade de vazão existentes nos fluidos.

Há dois modelos de vacuômetros que são: analógicos, que tem um funcionamento de manômetro e bomba de vácuo; e o digital, que mostra todas as medições de um visor digital.

Esse tipo de equipamento é muito visto, principalmente, em roupas de mergulho e também utensílios hospitalares.

Termopares

Além dos termômetros e também dos transmissores, existe também um tipo de elemento chamado de sensor inteligente, sendo um exemplo o termopar, que é então um aparelho que tem como objetivo medir as temperaturas das máquinas.

Esses termopares funcionam de uma maneira por meio de pares de condutores, que são conhecidos como termoelementos A ou B, ajudando vinculando as duas partes pelas pontas.

Outros equipamentos para os processos industriais

Existem outros equipamentos importantes para que os processos industriais sejam mais corretos. Assim, temos por exemplo:

Roldana dupla

A roldana dupla é feita de nylon, e nada mais é que uma substância química de forma leve e com um índice de durabilidade muito grande.

É usada, normalmente, em janelas e portas de sacadas e varandas. Por ser uma roldana dupla tem uma rigidez muito alta, de modo que sustenta diversos tipos de janelas, portas e outros variados itens.

Além disso, existem outros tipos de roldana. Sendo assim, dentro desta ampla lista, podemos citar também a roldana 1125.

Chaves de nível

As chaves de níveis são equipamentos industriais de medição, que tem como intuito medir valores de níveis em determinado local.

Dessa maneira, as chaves de nível ajudam na ligação, por exemplo, de bomba, que aciona um alarme ou então permite que uma série de operações mecânicas sejam feitas.

Assim, a chave de nível é muito usada em diversificados processos industriais.

Dessa maneira, todos os equipamentos tratados aqui servem para mostrar que as estruturas industriais são permitidas apenas quando estas são verificadas e aprovadas.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *