Conheça a produção de peças de plástico

Já parou para pensar como o plástico está presente em nossas vidas? Nos mais variados objetos, independentemente do local, haverá pelo menos um objeto de plástico.

Esse material está presente em vários setores, por exemplo, o da produção de alimentos e bebidas, o setor automotivo, em várias embalagens, no setor de construção civil, em setores de hotelaria (por exemplo, de higiene e farmácia), assim como faz parte dos cosméticos, utensílios, indústria química e outros.

Ou seja, o uso desse material é bastante recorrente em diversos formatos, moldes, tamanhos, pela sua flexibilidade, resistência e durabilidade. Dentro da indústria, onde esse elemento é produzido e é utilizado nesses vários setores, existem máquinas que atuam na formação desse material.

Integração industrial: o uso das máquinas na formação de elementos plásticos

Na indústria, existe a resina termoplástica que é transformada em vários materiais, que são distribuídos aos setores que citamos acima. Para transformar essa resina em plástico utilizável, vários elementos e máquinas são acionadas para trabalhar em conjunto, por exemplo:

  • A sopradora;
  • A extrusora;
  • A termoformagem;
  • Dosador de material;
  • Manipuladores;
  • Esteira para transporte;
  • E até uma geladeira industrial.

Além desses materiais, existe outro que é muito importante nesse processo. Confira!

Equipamentos industriais na formação do plástico: o uso da maquina injetora

Citamos vários equipamentos industriais que atuam nesse processo de formação do plástico e um deles é a Maquina injetora de plástico. Esse processo foi criado por volta de 1870 e por volta de 1930 chegou ao Brasil.

Essa máquina possui seis partes, por exemplo, um funil, um barril, um aquecedor e bomba. A resina é aquecida, se transformando em líquido e existe um molde de injeção dentro de uma unidade para ajustar o material.

Esse material passa por solidificação até que é “expulso da máquina”. Esse método funciona da seguinte forma:

  1. A resina ou polipropileno é adicionado no funil e a partir daí se inicia o processo;
  2. A máquina fecha as portas e o motor é acionado;
  3. A máquina aquece, podendo chegar a 260 graus Celsius;
  4. Os moldes injeção plastica são abertos e ocorre a posicionamento de outros elementos que estão dentro da máquina;
  5. A injeção seleciona o material necessário para realizar o procedimento.

Essa máquina pode funcionar tanto de forma manual como automatizada. Existem procedimentos que são operados manualmente, verificando inclusive a manutenção da peça.

Existem operações que são realizadas de modo semiautomático, precisando do operador apenas em alguns momentos até que o processo fica automatizado, realizando um ciclo completo.

A importância de conhecer os moldes de injeção

Esse trabalho exige vários manuseios e partes manuais, o que exige do operador um conhecimento técnico elevado sobre as atividades realizadas. Em muitos casos, esses profissionais farão uma manutenção preventiva da máquina, assim como algumas correções.

Esses moldes de injeção são utilizados para produção de peças menores, mais compactas de plástico, em uma grande produção (larga escala). Ou seja, é uma ação realizada mais de uma vez.

Você sabe o que são Abraçadeiras Plásticas?

Dentre os materiais que são feitos de plástico, existem as abraçadeiras plásticas. Esse material é livre de substancias consideradas pesadas, tendo sua qualidade ainda maior.

Esse material é feito com um nylon plástico, que pode ser usado para amarrar cabos, acessórios e até mesmo, fiação. Geralmente, o uso dessa abraçadeira envolve uma variação de temperatura que pode constar de negativas até 80 graus.

Esse material é fornecido com proteção aos raios ultravioletas, assim como radiação conhecida como eletromagnética. Isso é importante porque demonstra que o material, mesmo exposto ao sol, não perde sua qualidade.

Essas abraçadeiras podem ser adquiridas em lojas que trabalham com materiais elétricos, sendo encontradas, inclusive, em grande quantidade, a depender da necessidade do cliente.

Ainda, essas peças podem ser utilizadas em variados cabos elétricos, em algumas bicicletas, motores, veículos e claro, nas mais variadas embalagens. Esse material apresenta várias qualidades e além da resistência, ele apresenta estabilidade, resistência ao fogo, a óleos, gorduras, dentre outros materiais.

A industria de plasticos em crescimento

O plástico, um dos elementos mais presentes no dia a dia, faz parte de uma indústria.

Como citamos esses materiais são muito utilizados e por isso, vários segmentos industriais são dependentes do plástico para poder embalar seus materiais de forma segura, prática e com resistência, oferecendo assim um melhor produto para o cliente.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *