Conexões necessárias para a tubulação industrial

Existem aplicações muito importantes no ramo industrial, conhecidas como conexões pneumáticas, itens utilizados para conectar com eficiência mangueiras e tubos presentes nos processos industriais. Afinal, essas ferramentas visam garantir a segurança e a eficiência no transporte de fluidos.

Deste modo, com a utilização desse recurso, a Conexão pneumática têm proporcionado inúmeros benefícios para as indústrias, principalmente no que diz respeito ao transporte seguro de resíduos, normalmente submetidos a tubos.

Para compreender melhor sobre esse assunto, é importante, inicialmente, compreender o papel dos tubos industriais, conhecidos como estruturas (normalmente de aço), que transportam conteúdos, tanto em forma líquida, como gasosa, por exemplo.

Os tubos industriais e conexões pneumáticas

Os tubos industriais são estruturas muito utilizadas nas indústrias, assim como na construção civil, seja para o transporte de resíduos ou na parte Hidraulica.

Esses tubos são normalmente feitos de material de aço, amplamente resistente e anticorrisivo, fato que proporciona longa duração e transporte efetivo de resíduos.

Muitas vezes, nas indústrias, é comum que inúmeros recursos (líquidos, sólidos e gasosos) sejam transportados para segmentos específicos, que realizam o tratamento ou o descarte correto desses recursos.

Para evitar o contato desses itens com o meio industrial, causando contaminação e até mesmo riscos aos trabalhadores do local, eles são transportados através dos tubos industriais, que são considerados itens seguros e práticos, por conta das conexões pneumáticas, um conjunto de materiais que reforçam os tubos.

Tipos de Conexões pneumáticas e vantagens

As conexões pneumáticas, conhecidas como peças que conectam tubos em sistemas pneumáticos de indústrias, são utilizadas de acordo com o tubo que será instalado, podendo ser aplicada por Atuador pneumático rotativo, por exemplo.

Ou seja, isso quer dizer que é muito importante a prática profissional nesse setor, no qual antes da instalação de conexões pneumáticas em tubos, os profissionais técnicos devem realizar análises nos tubos e nos sistemas pneumáticos a fim de declarar qual conexão pneumática condiz com o funcionamento de determinado espaço e objetivo da instalação.

Dessa forma, serão instaladas nos tubos industriais as conexões pneumáticas corretas, sem precisar de retrabalhos futuros ou gastos adicionais financeiros com substituição de peças.

Assim, tanto a escolha do tubo, como a escolha das conexões pneumáticas que serão utilizadas, possuem grande importância nesse contexto. Existem inúmeras conexões pneumáticas, que podem ser encontradas como:

  • Conexões de Engate Rápido;
  • Conexões pneumáticas super-rápidas;
  • Conexões pneumáticas de compressão;
  • Conexões pneumáticas de compressão rápida;
  • Conexões pneumáticas de acessórios roscados.

Conexões de engate rápido e super rápido

As conexões de engate rápido e super rápido, são inicialmente distinguidas por “macho” e “fêmea”. As peças de conexão “macho” normalmente são parecidos com um espigão, item que possui fácil acesso ao encaixe da “fêmea” que possui forma de luva.

Para que haja a conexão pneumática de engate rápido é preciso compreender seus processos. Tal procedimento pode ser feito por meio da Válvula de controle tipo globo, um material que preza pela precisão de recursos.

De modo geral, o encaixe interno, quando submetido ao encontro de peças “macho” e “fêmea” acabam por se retrair diante das extremidades, resultando em conexões convenientes, principalmente para o uso de mangueiras e tubos.

Conexões pneumáticas de compressão

Já as conexões feitas por meio da compressão, possuem juntas, normalmente feitas de material metálico, que facilitam a criação de um elemento de vedação.

Assim, é muito comum que essas conexões sejam utilizadas em tubos como Valvula 5 2 vias duplo solenoide, amplamente fortes e resistentes, principalmente por conta do potencial de vedação que possuem, fazendo com que não seja possível o risco de vazamentos e problemas com os resíduos interiores ao tubo industrial.

Esse modelo e conexão pneumática é de fácil instalação e suas peças podem ser encontradas em diversos materiais, como:

  • Alumínio: Alta resistência à corrosão;
  • Latão: Ductilidade à altas temperaturas;
  • Aço: Duráveis e resistentes ao calor e resistência a corrosão.

Conexões pneumáticas de acessórios roscados

Por fim, há as conexões pneumáticas de acessórios roscados. Esse modelo é também identificado por modelos “macho” e “fêmea”, porém são projetadas para serem utilizadas com a junção de roscas específicas.

Por isso, novamente, é preciso reforçar o contato com profissionais especializados nesse período de escolha, pois só assim será possível alcançar a melhor eficiência na utilização desses recursos, tal como em suas aplicações aos tubos ou mangueiras industriais.

Esse modelo possui uma conexão simples, sem especificações de vedação, como é o caso da conexão pneumática de compressão, mas possuem fios precisos, oferecendo segurança em sistemas pneumáticos.

O impacto de utilizar conexões pneumáticas em indústrias

Assim, fica evidente a importância das conexões pneumáticas em cenários industriais, principalmente porque é por meio delas que se torna possível o transporte seguro de recipientes, normalmente feitos através de tubos e mangueiras industriais.

Com as conexões pneumáticas, o ambiente de trabalho nas indústrias é otimizado, tornando-se mais seguro e eficiente, pois não existe o risco de vazamento dos resíduos alojados nos tubos ou mangueiras, evitando contaminações, problemas de saúde dos funcionários, descarte incorreto de resíduos e malefícios gerados aos itens em constante processo produtivo.

Assim, pode-se concluir que as conexões são fundamentais para as indústrias de todo o mundo e devem ser utilizadas de acordo com recomendações de especialistas da área.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *