Componentes importantes para laboratórios

Os ambientes industriais são muito variados pois eles fornecem os recursos e a composição que são necessários de acordo com as demandas de cada segmento de produção. Sendo assim, é importante que todos os ciclos produtivos e de montagem estejam devidamente equipados, garantindo mais rentabilidade e produtividade no cotidiano das fábricas e indústrias.

Nos laboratórios do setor, por exemplo, existe uma gama de operações diárias que demandam a aplicação de ferramentas, técnicas e dispositivos que possam fornecer o mais elevado desempenho em medição de temperatura e pH, em pesagem e até mesmo em tratamento de substâncias como o leite. Mas, quais são os itens utilizados para a obtenção desses procedimentos?

No artigo que você acompanha a seguir, fique por dentro do tema e conheça a funcionalidade e os principais benefícios de alguns dos dispositivos mais importantes nos contextos laboratoriais da indústrias.

Banho Maria

A técnica conhecida como Banho Maria consiste na imersão de um produto em água quente para que ele possa aquecer de forma gradativa, lenta e uniforme.

Nos laboratórios industriais, essa é uma forma de obter substâncias nas condições necessárias sem colocar em risco as operações. Qualquer material, seja ele líquido ou sólido, pode ser aquecido em Banho maria para laboratório.

Alguns dos segmentos que mais utilizam esse processo são os laboratórios da indústria química e também do campo de atuação farmacêutico.

Nas universidades, por sua vez, essa técnica também é absolutamente importante para a realização de diversas pesquisas que exigem a automatização e o controle no aquecimento de substâncias em geral.

Para isso, é possível contar com equipamentos de qualidade. Existem diferentes modelos disponíveis atualmente no mercado, sendo alguns deles:

  • Banho-Maria com cuba redonda;
  • Banho-Maria de bocas microprocessado;
  • Banho-Maria microprocessado;
  • Banho-Maria com rampas e patamares.

Analisando o leite

Dentro dos segmentos industriais que lidam diretamente com o processamento de alimentos e bebidas, o chamado Analisador de leite é fundamental para determinar níveis de gorduras, proteínas, lactose e demais informações importante sobre o leite produzido.

Para isso, observa-se uma amostra, a partir da qual é possível apontar informações como o conteúdo de água adicionada e a presença de sólidos não gordurosos.

Entre as principais vantagens desse dispositivo, podemos destacar o fato de ele ser portátil e compacto, facilitando seu uso diário, sem falar na pequena quantidade da amostra que ele exige para poder fornecer dados confiáveis sobre ponto de congelamento, temperatura, sais presentes, condutividade e outros.

Pesagem: Demanda indispensável

A pesagem é um processo contínuo quando estamos falando do ambiente de pesquisa e produção laboratorial. Isso porque é necessário utilizar quantidades exatas de determinadas substâncias para que as operações sejam conduzidas conforme os padrões.

Nesse contexto, é necessário contar com uma balança digital, pois ela fornece dados precisos e confiáveis por meio de um visor moderno e prático.

Uma das principais indicações para seu uso, portanto, tem a ver com a praticidade e a confiabilidade que só a tecnologia de alta performance pode oferecer aos setores laboratoriais, garantindo procedimentos muito mais otimizados, práticos e, claro, seguros.

Medição de temperatura e pH

Já quando a demanda é medir a temperatura de uma determinada substância, vale a pena contar com o desempenho dos dispositivos de medição conhecidos como termômetros.

Muitos já tiveram acesso à versão doméstica desse item, mas vale lembrar que, no contexto industrial, é estritamente necessário contar com o termometro digital, que garante resultados precisos e imediatos.

A medição de condições de materiais e substâncias é uma exigência constante e ininterrupta dentro das indústrias dos mais diversos segmentos, isso se dá pelo fato de que é preciso apontar de forma correta e confiável uma série de dados com relação aos procedimentos conduzidos de modo a gerar resultados de qualidade.

O pH também é um dado que precisa ser obtido constantemente, motivo pelo qual não podemos falar em produção e pesquisa dentro de espaços laboratoriais sem a aplicação de um phmetro de qualidade, que não deixe a desejar na confiabilidade ou na eficiência e que possa fornecer o mais elevado desempenho sempre que necessário.

O mais importante é garantir a aplicação de itens resistentes e que possam assegurar funcionalidade ao contexto produtivo e à rotina de trabalho em um ambiente tão complexo quanto o laboratório industrial.

Por isso, a dica final é sempre procurar por Empresas de engenharia em sp com boa reputação no mercado para obter consultoria eficaz e resolutiva.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *