Como são feitas e cuidados com as engrenagens industriais

Neste artigo falaremos sobre diversos tipos de feitos que produzem a recuperação de engrenagens, para que elas não necessitem sempre ser trocadas, mas sim reparadas, para um melhor funcionamento.

O universo industrial é muito grande, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro, e para que ele possa funcionar assim como o conhecemos, ele precisa muito de engrenagens, pois elas funcionam em diversos maquinários.

E para que você saiba mais sobre elas e como recuperá-las para que não tenha prejuízo, fique atento a esse texto e o acompanhe, pois iremos contar tudo sobre esse universo e como ele funciona.

Usinagem

Primeiramente, para que seja possível ser um entendimento mais fácil, explicaremos o que é um centro de usinagem. Esse centro é um tipo de máquina que serve como ferramenta de corte de haste, como brocas, engrenagens, fresa de topo, cabeçotes, fresadoras, entre outros tipos de ferramentas.

Ele faz com que operações de usinagem sejam realizadas, como fresagem, alargamento, mandrilamento, abrir roscas, etc. Ou seja, é usada em todos os tipos de ambientes industriais possíveis, pois é muito versátil.

Além disso, esse tipo de máquina se tornou popular, pois diversos tipos de peças podem ser fabricados e também reparados de certa forma em seu interior. Esse tipo de fabricação pode ser automatizada e produzir em grandes quantidades.

Engrenagens

E é aí que entra a engrenagem. Essa ferramenta pode ser vista como um elemento mecânico que é composto por rodas que possuem desníveis, ou “dentes”. Elas são ligadas a eixos que imprimem rotação e torque, fazendo assim uma transmissão de potência.

Algumas de suas vantagens são:

  • Funcionamento de máquinas;
  • Essencialidade no projeto;
  • Fazem com que peças ganhem movimento;
  • São utilizadas em todos os tipos de equipamentos.

Além disso, há um tipo chamado engrenagem helicoidal, que são tão importantes quanto a tradicional. Ela está sempre trabalhando em pares, com seus dentes encaixados umas nas outras enquanto operam.

Mas esses dentes são diferenciados, pois são colocados e confeccionados em formatos de hélice, de modo que eles fiquem transversais. Esse tipo de engrenagem é muito usado para transmitir rotações alta fixas.

Esse modelo costuma ser silencioso e seus dentes possuem muita força, mas que necessita de uma compensação feita por rolamentos ou mancais, para que sua fricção não atrapalhe o andamento do funcionamento.

Mas, quando algo acontece e esse sistema é atrapalhado, é hora de recuperar essas engrenagens.

Recuperação

Esse trabalho é feito, principalmente, em grandes peças de engrenagens industriais e o processo de recuperação é fundir os anéis que serão submetidos a um tratamento térmico. Isso significa que será possível aliviar as tensões do objeto.

Após esse alívio, ele passará por um processo de saturação de água, causando uma maior resistência mecânica e menos absorção de fluídos de uma forma desvantajosa, impedindo que os dentes sejam quebrados.

Alguns serviços de recuperação são:

  • Desmontagem da engrenagem;
  • Jateamento;
  • Verificação de trincas;
  • Levantamento dimensional;
  • Recuperação dos furos de fixação dos pinos;
  • Troca das abas ou recuperação;
  • Travamento dos segmentos com tração;
  • Entre outros.

Para finalizar, é possível fazer o fresamento de engrenagens, que é um processo que fabrica ou também repara esse material. É necessário um maquinário muito tecnológico e potente para que seja possível isso.

Essas fresadoras podem fazer diversos tipos de engrenagens com formatos desejados, como retas, as helicoidais, as cônicas, entre todos os outros tipos possíveis existentes, assim como ajustar a sua já existente.

A fresadora ferramenteira deve ser comprada por empresas que possuem registros oficiais de vendas e afins, pois há diversas normas e leis regulamentadoras que exigem máxima qualidade, tanto na máquina quanto no material desenvolvido.

Isso porque todas as engrenagens são feitas para fins mecânicos e muito minuciosos, fazendo com que um erro possa ser fatal para uma peça e sua descontinuidade prejudique todo o andamento da máquina em que ela fará parte.

Enfim, para que uma engrenagem seja restaurada, reconstruída ou feita, é necessário muito cuidado e materiais de alta qualidade, pois é isso que possibilita que esses elementos se tornem importantes e utilizáveis.

Essas foram as dicas e explicações possíveis para demonstrar como é feito o cuidado sobre as engrenagens na indústria. Para que você saiba mais e também procure entender sobre esse segmento, procure um consultor de preferência e confiança, e se atente em todos os seus conselhos.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *