Como limpar parafusos de extrusão e aumentar a produtividade

Precisando limpar e recuperar roscas e parafusos de extrusão, estação de solda e outros equipamentos usados na indústria?

Como gerente em suas instalações, entende-se que você está procurando maneiras para reduzir a índice de contaminação e de refugo e otimizar a eficiência das trocas de cor/resina.

O objetivo final é fazer com que uma máquina seja limpa rapidamente para que esteja pronta para a próxima execução. A purga plástica é a resposta para isso.

E saiba que gabinetes são projetados especificamente para recuperação de roscas de extrusoras.

As opções incluem caixas de extensão na lateral do gabinete, para permitir que parafusos menores caibam totalmente; ou cortes na lateral do gabinete, o que permite que parafusos de extrusão longos passem pelo gabinete (enquanto suportados externamente) e que o jateamento ocorra ao longo do comprimento das roscas de parafuso de extrusão de aço temperado.

Esse é um processo altamente eficaz, fácil de operar e que economiza um tempo valioso em comparação com os métodos de limpeza manual.

Ele remove rapidamente depósitos duros incrustados, em tanque de mistura, particularmente em áreas recuadas de difícil acesso e formas complexas.

Também remove os depósitos de carbono preto dos parafusos, especialmente críticos na prevenção da contaminação subsequente do produto.

Os benefícios da utilização de um composto de purga são:

  • Trocas mais rápidas e tempo de inatividade reduzido;
  • Necessidade reduzida de trava de parafuso e ferramentas gerais;
  • Remoção efetiva de cor e contaminação por carbono;
  • Menores rejeições;
  • Menos desperdício;
  • Produtividade aumentada;
  • Maior economia de custos;
  • Graus disponíveis para purgar resinas entre 160°C e 420°C;
  • Composto de purga à base de resina;
  • Nenhuma mistura é necessária;
  • Baixa afinidade com superfícies metálicas, facilitando o deslocamento pela maioria das resinas;
  • Termicamente estável, ideal para desligamento e vedação.

Como limpar o parafuso para extrusão

Ao limpar parafusos para extrusão, você precisa do produto certo — como o dióxido de titânio comprar — e do processo correto para purgar com ação rápida e completa, a fim de evitar danos dispendiosos.

Os produtos químicos ou ferramentas inadequadas, como raspadores, são danosos a parafusos e levam a sérios problemas de produção.

Por isso, é preciso usar o grau apropriado de produto para limpar o parafuso para extrusão: um composto de purga à base de resina que não contenha substâncias químicas nocivas.

Siga estas instruções passo a passo ao usar um composto de purga para limpar os parafusos durante o processo de extrusão:

  1. Verifique se todas as zonas estão na faixa de temperatura adequada para o grau de composto de purga que está sendo usado;
  2. Execute o barril vazio. Limpe o funil e a garganta de alimentação;
  3. Para classes não preenchidas do produto, podem ser deixadas telas e matrizes para a purga (consulte um representante técnico quanto ao tamanho da malha e as folgas mínimas exigidas);
  4. Caso as maquinas e ferramentas estejam fortemente contaminadas é importante remover a tela para evitar entupimento;
  5. Alimente o barril com composto de purga na extrusora até submergir os parafusos da melhor forma possível;
  6. Comece a purgar com baixa velocidade de rosca; depois que o material começar a sair da cabeça, aumente a velocidade do parafuso até o nível máximo de segurança.
  7. Periodicamente, pare o parafuso e deixe o produto descansar por alguns minutos;
  8. Retome a rotação do parafuso na velocidade máxima;
  9. Continue até que a maior parte do produto seja purgada do barril;
  10. Inspecione visualmente a pilha de purga;
  11. A máquina está limpa e a purga está completa quando o produto proveniente da máquina está visualmente livre de contaminação;
  12. Repita as etapas se os contaminantes ainda estiverem visíveis.

Dicas para segmentar áreas específicas da extrusora

Confira as técnicas a seguir, que devem ser usadas depois de executar os procedimentos anteriores:

Barris ventilados: procedimentos especiais podem ser necessários para limpar efetivamente as extrusoras com barris ventilados.

Se você não puder conectar as aberturas, entre em contato com um especialista em processo de purga para discutir o método mais apropriado para sua situação.

Matrizes: aumentar a temperatura do molde para aproximadamente 15-30°C pode ajudar a remover os depósitos de material mais rapidamente.

Se purgar uma resina sensível ao calor, não ultrapasse a temperatura de processamento segura do material.

Enfim, o processo de purga é altamente eficaz, mas requer um técnico especializado a fim de realizar a recuperação de roscas extrusoras da melhor forma possível. Pense nisso!

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *