Como funciona a automação industrial

A indústria tem evoluído continuamente quando o assunto é otimizar e aperfeiçoar a linha de produção. Consequentemente, os equipamentos e máquinas utilizados nos processos de fabricação também evoluem, assim como a maneira como essas máquinas são operadas mudou consideravelmente.

O processo conhecido como automação industrial trouxe mais facilidade e agilidade no dia a dia das linhas de produção, além de garantir mais segurança e comodidade para os trabalhos.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa revolução, acompanhe o artigo a seguir.

O que é automação industrial?

Em 1950 o termo “automação industrial” começou a se popularizar por conta da movimentação automática de materiais.

A necessidade de aumentar a produção e torná-la mais rápida e eficiente obrigou uma evolução tecnológica. Essa evolução trouxe máquinas que produzem mais e melhor do que as capacidades humanas. A automação presente nas indústrias traz benefícios como:

  • Melhora a produtividade;
  • Melhora as condições de trabalho;
  • Realiza operações impossíveis para o homem;
  • Melhora a disponibilidade de produtos;
  • Simplifica a operação.

O objetivo principal dessa automação nas indústrias é produzir o melhor produto com o menor custo.

Mas, resumindo melhor o que de fato é a automação industrial, trata-se da utilização de máquinas eletromecânicas, equipamentos e softwares específicos que automatizam o setor industrial.

Agora que você já sabe do que se trata a automação da indústria, acompanhe no próximo tópico alguns equipamentos usados por ela.

Equipamentos utilizados no meio industrial

Nas indústrias, existem diversos equipamentos e paineis que são utilizados para melhorar a capacidade da produção e agilizar o que seria bem mais demorado sem a presença dessas máquinas.

Aliás, só é possível que haja produtos disponíveis para todos os consumidores porque existe a tecnologia na fabricação.

Para atender à demanda e satisfazer as necessidades do mundo consumidor que vivemos hoje, existem diversas tecnologias que são aplicadas no cotidiano das indústrias.

Um exemplo disso é o painel tta. Fabricado sob a norma NBR IEC 60439-1:2003, é um equipamento que passa por ensaios de desempenho individuais, dentre eles o teste de barramento, entrada e saída, alimentadores e partidas, além de testes em todo o seu conjunto. Pode-se considerar que esse painel é um conjunto de manobra e comando de baixa tensão.

Assim, o painel elétrico industrial é desenvolvido para conter os dispositivos elétricos. Trata-se de uma peça importante para o perfeito funcionamento industrial, pois todo o controle se encontra dentro do painel.

Disjuntores, fusíveis e todas as unidades de proteção ficam acoplados no painel, distribuindo energia elétrica para diversos pontos de consumo.

Quando uma empresa deseja adquirir um painel elétrico, ela conta com uma fabricante responsável pela montagem e instalação do painel eletrico. Isso garante que o equipamento funcionará como esperado e garantir o total funcionamento de todas as partes elétrica conectadas a ele.

Além dos painéis, existem diversas outras máquinas e equipamentos que são utilizados no meio industrial e que também funcionam por meio da distribuição de energia elétrica de um painel, assim como diversas outras máquinas.

Conhecida como ensacadeira automática, esse equipamento é utilizado por diversos setores da indústria, pois realiza o ensaque de diversos produtos de forma rápida e automática. No entanto, é de suma importância uma instalação elétrica adequada para o seu pleno funcionamento.

Alguns exemplos de produtos que são ensacados por esse equipamento é o sal refinado, farinha de trigo, argamassas dentre outros produtos em pó ou granulados.

Outra vantagem desse equipamento é que ele permite o ensacamento de até 60 kg de produto, além de ser de fácil utilização. Ele ainda oferece um ótimo custo-benefício, sendo de baixo custo operacional, além de um sistema de pesagem preciso que garante a máxima qualidade aos produtos finais.

Esses são apenas alguns dos equipamentos que facilitam o dia a dia das linhas de produção nos mais variados setores da indústria.

Sem esses e outros equipamentos existentes, não teríamos acesso a diversos itens que consumimos diariamente, desde alimentos até o mais supérfluos.

Inclusive, as indústrias farmacêuticas utilizam máquina e a automação para agilizar seus processos de fabricação e garantir que os remédios que a população necessita estejam nas prateleiras das farmácias e postos de saúde.

Você percebe a importância da tecnologia para a indústria? Sem ela, com certeza teríamos muitos problemas para ter acesso a tudo o que precisamos para o bem-estar em nosso dia a dia.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *