Como a evolução tecnológica transformou os processos industriais

Hoje em dia, com a evolução tecnológica, tornou-se inimaginável pensar a realização de certos trabalhos sem apoio tecnológico. Eles levariam o dobro ou até o triplo do tempo para serem feitos.

É o caso de carregamento e condução de grandes cargas. Imagina quantos trabalhadores seriam necessários para a deslocar, por uma curta distância, uma carga que chegasse aos 100kg? seria muito trabalhoso e geraria um enorme desgaste físico em seus funcionários.

Em razão desse grande problema enfrentado pelas indústria, já no início do século XX, foi desenvolvido o primeiro veículo industrial de transporte de cargas.

A Empilhadeira Clark era um veículo de transporte de materiais utilizado dentro das fábricas, levando cargas de um lado para outro.

Essa invenção, por si só, foi uma revolução no desenvolvimento de processos industriais, tanto pela redução do tempo de transporte e organização, quanto pelo os benefícios de saúde que foram concedidos aos trabalhadores das fábricas.

Tipos de Empilhadeiras e quando são usadas

Vejamos alguns tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado:

  • Empilhadeira manual;
  • Empilhadeira elétrica.;
  • Empilhadeira a diesel;
  • Empilhadeira de grande porte.

Embora as empilhadeiras motorizadas sejam os equipamentos de condução e carregamento de carga mais práticos e eficientes, ainda existem empilhadeiras manuais.

Geralmente, utilizadas em pequenos ou grandes comércios e por empresas fornecedores de mercadorias em geral, as empilhadeiras manuais são movidas por força humana para carregar caixas de mercadorias.

A paleteira manual, no entanto, exige pouca força humana, é mais para a condução do maquinário carregado de mercadorias pelo estabelecimento.

A empilhadeira elétrica, além de mais moderna, também é mais amiga do meio ambiente, pois não utiliza combustível fóssil para seu funcionamento; é movida a baterias.

São silenciosas enquanto trabalham e possuem torre de elevação, o que permite a organização de mercadorias em locais mais altos.

Já a empilhadeira a diesel executa as mesmas funções das outras empilhadeiras, embora tenha a vantagem de funcionar com o combustível mais barato disponível no mercado, o diesel é um combustível altamente poluente, mas ainda é uma opção para transporte de cargas, já que pode suportar cargas muito maiores que outros tipos de empilhadeiras

A empilhadeira de grande porte, assim como, empilhadeiras a diesel, são amplamente utilizadas em portos para o transporte de contêineres. Elas podem suportar até 3.000 kg em cargas.

Sua grande capacidade em suportar cargas a torna a melhor escolha para trabalhar nas grandes indústrias, em razão do tipo e do tamanho de carga que é movimentada nesses locais, não somente na área portuária.

Avanços tecnológicos

A empilhadeira articulada representa o que há de mais moderno no ramo desses equipamentos.

Além de sua grande capacidade de suportar cargas – 3.000 kg – tem a vantagem de empilhar e organizar estoques e cargas na indústria, mesmo operando em pequenos espaços, com rapidez, segurança e agilidade.

Ela funcionar a bateria, mantendo a vantagem de trabalhar de maneira silenciosa e ser ecologicamente correta. Apesar de todos esses benefícios, ela é um produto de valor elevado.

Profissionais para empilhadeiras

Para operar esse tipo de máquina, é necessário que o profissional, minimamente, tenha CNH na categoria B ou superior, ou seja: habilitação para dirigir veículos comuns.

Além disso, o operador de empilhadeira tem que se atentar a todas as normas de segurança e uso de equipamentos especiais (os chamados EPIs) durante o desempenho de suas funções.

Os equipamentos de segurança para esses profissionais incluem o uso de:

  • Capacetes;
  • Luvas;
  • Óculos de segurança;
  • Sapato de segurança;
  • Protetor auricular.

Desde a sua criação ,esse equipamento oferece agilidade, praticidade segurança e conforto na hora de realizar trabalhos pesados.

Embora, esses sejam equipamentos com custo mais elevado, eles são extremamente necessários para a otimização de todos os processos na indústrias.

Uma vez que o setor ganha muito mais com a movimentação de cargas por empilhadeiras, bem como os próprios colaboradores, que não se prejudicam ao tentar erguer e movimentar cargas muito pesadas..

Enfim, em outras palavras, não precisar deslocar mão de obra para transportar cargas, mesmo que em curtas distâncias, é uma grande vantagem. Além de que isso diminui os riscos de surgimento de doenças ocupacionais na força de trabalho.

Aproveitar tudo que a tecnologia oferece para facilitar os processos na indústria é uma atitude inteligente. Além de ajudar a ganhar tempo na realização dos trabalhos, reduz riscos e traz segurança para todos os trabalhadores industriais.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *